segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Destaques do Inglês, Alemão e Espanhol.

Confira os destaques do fim de semana nos campeonato Inglês, Alemão e Espanhol. Amanhã tem o resumo do que aconteceu no Italiano, Português, Holandês e Francês. Confira!


CAMPEONATO INGLÊS

Destaque positivo: A quarta rodada do campeonato Inglês contou com a vitória dos quatros grandes times da Inglaterra. Apesar dos jogos bem disputados e dos placares apertados, pela primeira vez, Liverpool, Chelsea, Arsenal e Manchester United ganharam em uma mesma rodada.
O Liverpool jogou contra o fraco Sunderland, fora de casa, e mesmo sem contar com seu capitão, Gerrard, foi bem e garantiu a vitória por 2 a 0, com boa atuação do contratado Voronin. Aliás, o ucraniano é muito bom de bola, fiquem de olho nele!
Já o Arsenal enfrentou o então líder e sensanção do campeonato Manchester City. Melhores no jogo, os Gunners venceram por 1 a 0, com um golaço do meia Fabregas, que a cada dia se consolida como craque. pouco diferente do que se esperava, o Arsenal faz um bom começo de temporada e quem sabe com uma ou duas grandes contratações eles possam brigar por algo mais na competição...
O Manchester United não jogou bem. Sem Ronaldo e Rooney, suspenso e contudido, respectivamente, o time parecia perdido em campo. O Totteham, que jogou nos contra-ataques, teve as melhores chances da partidas, com dois pênaltis duvidosos não marcados pelo árbitro. Aos 35 minutos do segundo tempo, momento em que o Totteham estava bem melhor na partida, o português e estreante Nani, acerta um belo chute de fora da área e garante a vitória dos Reds, em Old Trafford.
O Chelsea jogou contra o bom Portsmouth e venceu também pelo placar mínimo. Agora líder isoaldo da competição com 10 pontos, o time de José Mourinho ainda tenta se acertar. Como assim, eles não são os líderes? São, mas ainda não jogaram o futebol que costumam jogar. O destaque fica pra Frank Lampard, que apesar de estar com um futebol muito abaixo do seu normal, sempre aparece como o ponto de desequilíbrio das partidas, prova disso é a artilharia do campeonato.

Destaque Negativo: Derby County. Com mais uma derrota, a 3ª em 4 jogos, o time dá indícios de que será o saco de pancadas do campeonato. Apesar de jogar em casa, no Pride Park, e do apoio da torcida, o time do técnico Billy Davies perdeu para o Birmingham por 2 a 1, e é o grande favorito para a lanterna da Premier Legaue.
Rapidinhas:
* O Valencia, da Espanha, acertou a contratação do meia português Manuel Fernandes, do Benfica, mas que estava emprestado ao Everton. Depois de uma temporadade destaque no time inglês, que não conseguiu comprá-lo em definitivo, o jogador de 21 ano foi contratado por 12 milhões de euros. Excelente Valencia!
** O atacante Luque foi contratado pelo Ajax, da Holanda, junto ao New Caslte. Com a presença de Oba Oba Martins, Owen, Ameobi e Viduka no ataque, Luque percebeu que a reserva não seria o ideal. O valor da trasnferência não foi divulgado.
*** Com mais uma derrota no campeonato, o técnico do Totteham, Martin Jol, pode ter seus dias contados no comando do time, mesmo porque, com o grande elenco que tem nas mãos, 3 pontos em 4 jogos não é um começo animador. O técnico Juande Ramos, do Sevilla, foi o primeiro a recusar o cargo, esperemos para ver se aparece outro nome.


CAMPEONATO ALEMÃO

Destaques positivos:
1 - Bayern de Munique. 3 jogos, 3 vitórias, 10 gols marcados e nenhum sofrido. Este é o saldo o "Super Bayern" até o momento. A última vitória foi o 3 a 0 no Hannover 96, com excelente atuação de Ribery e da torcida, que compareceu com quase 70 mil pessoas no Allianz-Arena. O que mais impressiona no time não são os números e, sim, o futebol apresentado pelo time. Sem dúvidas o melhor futebol do mundo no momento. Com Ribéry, Klose e Luca Toni no comando da equipe, e com grandes jogadores correndo por fora, como Schweinsteiger, Hamit Altintop e Zé Roberto, o Bayern é o líder isolado do Alemão e tem tudo para ser campeão o mais breve possível.
2 - Arminia Bielefeld, Bochum e Eintracht Frankfurt. Os três times ocupam a 2ª, 3ª e 4ª posições, respectivamente. Se não candidatos ao rebaixamento, os times citados são no máximo concorrentes do meio da tabela. Sim, é uma surpresa a presença deles no topo. O bom início indica que eles não brigarão na zona de rebaixamento e com um trabalho sério e eficiente, a presença de algum entre os dez primeiros será uma beleza.
Na sexta-feira, o Bochum venceu o Hamburg por 2 a 1. No sábado, o Arminia fez 2 a 0 no Hertha Berlim, com destaque para a atuação do atacante Wichniarek. Já o Eintracht Frankfurt ganhou três pontos ao derrotar o fraco Hansa Hostock por 1 a 0
3 - Depois de 2 jogos e 2 derrotas, nada melhor que enfrentar um adversário facro, golear e pensar em subir na tabela. É esse o objetivo do Borussia Dortmund, que venceu Energie Cottbus por 3 a 0 e conquistou seus primeiros pontos da competição. Destaque para atuação de Klimowicz, que entrou no segundo tempo e marcou dois gols na partida.

Destaque negativo: Hansa Hostock e Energie Cottbus. Junto com o Duisburg, talvez sejam os principais candidatos ao rebaixamento neta temporada, e eles "não decepcionaram" até aqui. Com as últimas posições da tabela, ambos perderam neste fim de semana e comprovam as expectativas: lutarão para não cair. Com já foi dito, o Hansa Hostock perdeu para o Eintracht Frankfurt, e o Cottbus para o Borussia.

Rapidinhas:
* Carlos Eduardo, a jovem promessa do Grêmio, acertou sua transferência para o Hoffenheim, da segunda divisão alemã. O Grêmio receberá 7 milhões de euros pelo jogador, de apenas 19 anos. E em caso de uma futura negociação, o clube ainda receberia 20% do valor total da transação.
** Ao contrário do seu companheiro de seleção e ex-companheiro de clube Mineiro, o volante Josué não estreou bem no campeonato Alemão. Defendendo o Wolfsburg, ele ganhava o jogo por 1 a 0 até que recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. O adversário Schalke 04 assumiu o controle da partida e no fim do jogo conseguiu o empate.

CAMPEONATO ESPANHOL

Destaques positivos:
1 - O clássico de Madrid. Com cerca de 200 milhões de euros em novas contratações, Real Madrid e Atlético de Madrid estrearam no campeonato espanhol com o clássico da capital. Melhor durant boa parte do jogo, o Real conseguiu os três pontos aos virar o placar de 1 a 0 para 2 a 1. Com quase 80 mil pessoas no Santiago Bernabéu podemos ver dois times com grandes jogadores, mas que ainda precisam de muito entrosamento para a disputa do título. Logo no 1º minuto de jogo Aguero marca para o Atlético. O sempre presente Raul empata a partida. E como destaque, o estreante Sneijder, autor do gol da virada do Real Madrid.
2 - A goleada do Sevilla. Apesar de ter sofrido o primeiro gol e conseguir virar somente após a expulsão de dois jogadores do Getafe, a vitória por 4 a 1 em cima do time de Michael Laudrup mostra que Juande Ramos, técnico do Sevilla, quer mais do que uma vaga para a UCL, e pode conseguir. Sem grandiosos jogadores, mas com um grande time, o Sevilla tem em seu treinador e em nomes como Renato, Kanouté e o próprio Daniel Alves, alvo de fortes especulações, tudo o que precisa para conquistar o campeonato Espanhol. Barcelona e Real Madrid que se cuidem!
3 - Almería. Canditado ao rebaixamento, o time conseguiu um belíssima vitória, fora de casa, em cima do Deportivo La Coruña. O placar de 3 a 0 mostra que o time pode se livrar da 2ª divisão facilmente.

Destaques negativos:
1 - A derrota por 3 a 0, em casa, do então sonhador ao título Valencia, para o duvidoso Villareal foi uma das grandes supresas do fim de semana. É bem verdade que o placar deveu-se muito por conta das expulsões de Joaquín e David Villa, os craques do time. De qualquer forma, é bom o Valencia ficar atento, começar desse jeito não leva um time ao título...
2 - Apesar de jogar fora de casa, o "quarteto mágico" do Barcelona não saiu do 0 a 0 com o modesto Racing Santander. O time catalão tem que tomar muito cuidado para seu técnico, Frank Rijkaard, não se perder com tantos craques e acabar com um fiasco, assim como a temporada passada. A formação do time foi algo interessante. Valdéz, Zambrota, Olaguer, Thuram e Abidal foram os titulares da defesa. Xavi, Yaya Touré e Iniesta ficaram no meio de campo, à frente da defesa, e Messi, Ronaldinho e Eto'o, no ataque. No segundo tempo, Rijkaard colocou Deco no lugar de Toure e Henry no lugar de Messi, mas nada adiantou.
Vale lembrar que o estreante pelo Racing, Smolarek, entrou no segundo tempo e ainda conseguiu ser expulso.

Rapidinhas:
* Ronaldinho Gaúcho obteve nesta segunda-feira a cidadania espanhola, fato que abre uma vaga de extra-comunitário no time do Barcelona, já que Eto'o e Yaya Touré ocupam duas vagas. Com isso, Giovanni dos Santos vê a oportunidade certa para entrar de vez para o time principal do Barcelona.
** Depois de não ser negociado com o Chelsea, o lateral direito do Sevilla, Daniel Alves, se recusou a vijar com o time para Atenas, onde enfrentam o AEK, pela Uefa Champions League. O presidente do Sevilla revelou duras críticas ao jogador: "O jogador se negou a viajar com o clube que lhe paga e coloco isso a par da opinião pública para que saibam de que tipo de profissional estamos falando. É uma falta de profissionalismo e de respeito com o clube e com seus companheiros." disse José Maria Del Nido. É muito provável que Daniel Alves não continue com o Sevilla, mas para onde ele iria? Para o Chelsea não creio mais, será para o Real Madrid? Se for, talvez seja o plano do Schuster montar dois times para ser campeão e vice da UCL...
*** Durante a partida de estréia contra o Getafe, o lateral Antônio Puerta desmaiou em campo. O jogador foi reanimado pelos médicos ainda no campo, mas a caminho do hospital o jogador sofreu uma parada cardíaca. O jogador, que passou por uma situação de risco de vida, ainda está em estado grave, com a utilização de aparelhos e sedativos.

quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Real Madrid anuncia a contratação de Robben


Holandês é contratado por 32 milhões de euros!


A contratação do holandês Arjen Robben merece destaque porque os 32 milhões de euros pagos pelo Real Madrid ao Chelsea para adquirir o jogador, colocam o time merengue na liderança do mercado de transferências. Com esta contratação, fica evidente o dom do Real Madrid de inflacionar o mercado da bola: já são 113 milhões de euros gastos em contratações.

Junto com Robben, o Real Madrid anunciou o lateral argentino Heinze, ex-Manchester United, contratado por 12 milhões de euros. Semana passada o clube havia apresentado os holandeses Drenthe (Feyenoord, 14 milhões de euros) e Sneijder (Ajax, 25 milhões de euros), que juntos somam quase 40 milhões de euros. A lista de gastos ainda conta com o zagueiro Pepe, que chegou após a incrível quantia de 30 milhões de euros, paga ao Porto, de Portugal. E em transferências livres (sem gasto de dinheiro) chegaram três jogadores: Saviola(Barcelona), Metzelder(Borussia Dortmund) e Dudek(Liverpool).

Depois de perder de forma desastrosa a Super Copa da Espanha, para o Sevilla, todos ficam com a interrogação na cabeça: até onde chegará este Real Madrid? Tudo depende do técnico Bernd Schuster. Com um grande elenco nas mãos, o alemão terá que provar porque foi contratado, o difícil é conseguir...

Apesar de absurdamente altas, creio que as contratações do Real Madrid nesta temporada foram boas, ao contrário do que muitos pensam. O zagueiro Pepe foi destaque no Porto e de fato é um grande zagueiro. Metzelder é titular da seleção alemã (inclusive na Copa do Mundo 2006), e fez uma boa temporada pelo Borussia. Saviola todos conhecem e apesar de ser muito irregular, veio de graça do rival Barcelona e pode oferecer muito ao time. Heinze não é "ô cara", mas sem dúvida pode dar jeito no setor esquerdo defensivo do Real. O goleiro Dudek será reserva e pouco utilizado, portanto não há o que falar.

Os últimos são motivos para sonhar com um futuro melhor. Robben, Sneijder e Drenthe, três jogadores que merecem muita atenção. Aliás, contando com Van Nistelrooy, o Real Madrid é o clube com mais holandeses no mundo. Aos poucos eles conquistarão a titularidade e mostrarão que os valores gastos não foram tão absurdos assim, eles são craques, podem esperar!

__________________

RAPIDINHAS:

*Chelsea contrata Belleti. Depois de Daniel Alves estar a um passo do time inglês, o lateral direito Belleti, ex-Barcelona, foi contratado para firmar-se como o titular da posição dos Blues. A transferência ficou em 5,5 milhões de euros e o contrato é válido por três anos. Loucura do Mourinho? Economia do Roman Abramovich? Sim, pode ser.

*A Roma anunciou a contratação do brasileiro Cicinho, ex-Real Madrid. Insatisfeito com a reserva no time espanhol, Cicinho busca novos horizontes na Itália. O compatriota Mancini começou como lateral e hoje é quase um atacante... talvez seja um bom exemplo a seguir. O valor da transferência foi de 8 milhões de euros e o contrato é de 5 anos.

*Os cofres do Real Madrid parecem multiplicar dinheiro. Diego Milito, do Zaragoza, e Berbatov, do Totteham, são nomes bem especulados em Madrid. Schuster já avisou querer um atacante fixo para dividir os trabalhos com o Nistelrooy, será que vem mais uma mega contratação por aí? Se realmente algum vier, a transferência deve girar em torno de 30 milhões de euros.

terça-feira, 21 de agosto de 2007

Super Copa da Espanha: Sevilla campeão!


Parabéns Rojiblancos!

Neste domingo, 19 de agosto, o Sevilla sagrou-se campeão da Super Copa da Espanha, após uma vitória por 5 a 3 sobre o Real Madrid. O placar agregado foi de 6 a 3 para os Rojiblancos, depois de uma vitória por 1 a 0 em casa.
O destaque do confronto foi o futebol do Sevilla. Um time bem estruturado taticamente e que conta com jogadores prontos para fazer a diferença, como Kanouté, Daniel Alves e Renato, os melhores do jogo de domingo.
Sem dúvidas, o grande responsável pelo excelente desempenho do Sevilla nas últimas temporadas é o técnico Juande Ramos. Com uma política de poucos gastos e grandes contratações, mas uma vez o treinador monta um time que tem tudo para brigar com Barcelona e Real Madrid pelo primeiro posto do campeonato Espanhol.
_____________________


REAL MADRID - um começo nada animador...

Para quê o futebol bonito?

Contrário à lógica, o Real Madrid demitiu o então técnico Fábio Capello, após a conquista de mais um campeonato Espanhol. Ao que tudo indica, o motivo foi o futebol apresentado pelo time, afinal de contas, para o Real Madrid não basta ganhar, tem que jogar bonito! Será que para os Merengues o título não é tão importante assim? É, não deve ser.
O alemão Bernd Schuster, que levou o modesto Getafe ao 9º lugar no Espanhol, foi contratado com um objetivo claro: fazer o time jogar bem e bonito. Nada disso aconteceu. Depois de gastar mais de 70 milhões de euros em contratações, como o zagueiro Pepe, o lateral Drenthe e o meia Sneijder, o Real Madrid não encontrou um futebol competitivo, muito menos um futebol de campeão. A derrota para o Sevilla, em pleno Santiago Bernabéu, por 5 a 3, e a conseqüente perda da Super Copa da Espanha, foi o ponto crucial para os mais diversos pensamentos sobre este time.

O Real Madrid começou a temporada com um erro: demitiu o técnico Fábio Capello. Apesar de ter em seus times um futebol reconhecidamente "feio", ele é um dos grandes técnicos do futebol mundial, e a conquista do Espanhol 2006/2007, foi a maior prova disso. Para o seu lugar, o clube aposta em Schuster, um técnico que levou o Getafe à final da Copa do Rei, mas que não possui um currículo para assumir este posto. Ainda assim é bom esperar, vamos ver o que ele tem nas mangas.
O time que o alemão tem nas mãos é muito bom no papel. Sim. Cassilas, Cannavaro, Sérgio Ramos, Cicinho, Drenthe, Diarra, Guti, Sneijder, Robinho, Saviola, Raul, Nistelrooy, e por aí vai. São excelentes nomes para se montar um plantel campeão. O problema é conseguir.

O meio de campo é o grande defeito do time. Depois da saída de Zidane, o Real Madrid perdeu seu ponto de referência e joga da defesa para o ataque sem utilizar muito o meio de campo. O jogador ideal para o setor seria o brasileiro Kaká, ou mesmo nomes como Ballack (que rejeitou o Real) e Riquelme (não sei por que não é contratado). Sem eles, o time buscou na Holanda uma alternativa: Sneijder. Recém-chegado ao time, o menino de ouro do Ajax pode até dar um jeito no meio de campo, mas ainda passa longe de ser um jogador confiável para resolver os problemas dos Merengues.

A superioridade do Sevilla na conquista da Super Copa deixa os torcedores de plantão em alerta e batata do técnico Schuster ainda não está assando, mas poderá torrar se o time continuar com esse futebol medíocre que apresentou até agora.
De qualquer forma, a temporada de fato ainda não começou. O bom desempenho no Getafe mostrou que Bernd Schuster tem qualidades e poderá formar um Real Madrid que dá espetáculo e, acima de tudo, ganha campeonatos. Basta falar menos e fazer mais!
_____________________

Rapidinhas de Madrid:

*Contratado por 30 milhões de euros (o maior valor da temporada até então), o zagueiro Pepe, ex-Porto, atuou muito mal até o momento. Contra o Sevilla, até pênalti ele cometeu. Será a maldição da defesa do Real Madrid? Cannavaro foi o melhor do mundo em 2006 e nunca se firmou como tal em Madrid. Já Pepe, foi um dos melhores zagueiros da europa na temporada passada, será que ele vai ser mais uma fiasco a passar pelo Real Madrid?

*O lateral esquerdo, R. Drenthe, mais conhecido como o filho de Edgar Davids, estreou bem pelo Real Madrid. Além do golaço, ele se apresentou bem pelo lado esquerdo do time. Deverá assumir a titularidade o quanto antes, o menino é craque!

*Julio Batipsta voltou do empréstimo ao Arsenal e parece estar de malas prontas para partir. O destino pode ser Zaragoza, em uma transação que envolveria o atacante Diego Milito, um dos jogadores na lista do técnico alemão.

*Depois de perder espaço para Diarra e Fernando Gago, o volante brasileiro Emerson acertou sua transferência para o Milan. O valor da transferência ficou em 5 milhões de euros e o contrato é de 2 temporadas. Emerson é mais um brasileiro que chega ao rubro-negro de Milão, que já tem os canarinhos Ronaldo, kaká, Dida, Digão, Serginho, Cafu e Pato.
Palavras de Emerson: "Será mais um desafio na minha carreira, e estou muito motivado por voltar a jogar na Itália e reencontrar companheiros que jogaram comigo na Seleção Brasileira, como Ronaldo, Dida, Cafu e Kaká", concluiu.

domingo, 19 de agosto de 2007

Campeonato Inglês - 3ª rodada


AS RAPIDINHAS DO FIM DE SEMANA



*Manchester está azul! Com a vitória sobre o Manchester United, o time azul da cidade, o Manchester City, se isola na primeira posição do campeonato e mantém o aproveitamento e 100%, com três jogos e três vitórias. Depois de ser comprado pelo tailandês Shinawatra, o clube contratou o ex-técnico da seleção inglesa, Sven-Göran Eriksson, e o trabalho vem dando certo. Além de mantida uma boa base, o time gastou muito nesta janela de transferências e contratou bons jogadores para a disputa da Premier League. Ao todo foram 60 milhões de euros. Confira os jogadores contratados: Elano(Shakhtar Donetsk), Geovanni, Martin Petrov(Atlético de Madrid), Corluka(Dinamo de Zagreb), Garrido (Real Sociedad), Valeri Bojinov(Fiorentina) e Rolando Bianchi(Reggina).
Os destaques do time no campeonato são: na defesa - Dunne, Richards, Corluka e Garrido ; no meio de campo - Elano, Petrov, Geovanni ; no ataque: Bianchi ;
Ficou com vontade de dizer "Que belas contratações!" ? Eu fiquei.
Com uma defesa muito boa, única que não sofreu gols até agora, com um meio de campo sólido e uma ataque que faz sua parte, o Manchester City veio com tudo para a temporada 2007/2008 do campeonato Inglês. Pelo futebol que apresentou até o momento e com a garantia do bom trabalho de Eriksson (foto), o segundo time de Manchester mostra que é possível ganahr uma vaga para a Champions League... será? Eu não duvido.

*A cidade de Manchester está azul não tanto pelo sucesso do City e, sim, pelo fracasso do Manchester United, tradicionalmente vermelho. Com a derrota no derby local, os Devils têm 3 jogos e dois pontos conquistados, com dois empates e uma derrota. Grande candidato ao título, o time de Fergunson não demonstrou a força que teve na temporada passada e começa a ver que o bicampeonato inglês será bem mais complicado do que se esperava. Apesar dos 87 milhões de euros gastos em contratações, o desempenho do United até agora comprova o que todos já sabiam: o elenco reserva é fraco. A disparidade de qualidade entre o time titular e o time reserva é muito grande. De qualquer forma, nunca é bom duvidar de um time que tem Cristiano Ronaldo, Giggs e Scholes no plantel...

*Liverpool e Chelsea empataram em 1 a 1 e ficou claro que ambos serão fortes candidatos na busca pelo título. O Liverpool, jogando em casa e com o apoio da torcida, foi mais incisivo nas jogadas, buscou mais o gol, ameaçou mais e para tanto, foi o melhor da partida. Contudo, o empate na casa do rival mostra a força do time de Londres, que ainda conta com muitas baixas no elenco, como Shevchenko, Ballack, Robben e Ricardo Carvalho. Os Blues já abrem uma diferença de 5 pontos para o Manchester United, e estão na 2ª posição da tabela, 2 pontos atrás da surpresa Manchester City.
Para o time de Rafa Benítez, o gosto da partida pode até ser de derrota, mas ele há de se alegrar com Fernando Torres(foto). O espanhol mostrou que não veio para brincar e com um belo entrosamento com Gerrard, craque do time, fez um golaço, o seu primeiro gol oficial com a camisa 9 do Liverpool.

*Wigan - Para muitos um candidato ao rebaixamento, o Wigan goleou o Sundeland por 3 a 0 e conquistou sua 2ª vitória em 3 jogos. Depois de perder McCulloch para o Rangers; Arjan de Zeeuw(fim de contrato); e Leighton Baines para o Everton, o time gastou muito pouco, mas contratou bem. Dentre os jogadores que chegaram, se destacam no campeonato: Sibierski (transferência livre - New Castle), Mario Melchiot (transferência livre - Rennes), Granqvist ( Helsingborgs-SUE), Jason Koumas (West Brom). Eles se juntam com o atacante Emile Heskey, com os meias Antonio Valencia, Landzaat e Kilbane, com o defensor Scharner e o goleiro Kiriland e, ao contrário do muitos pensavam, formam um bom time, que deve ficar em uma posição intermediária da tabela e o rebaixamento não deve preocupar tanto assim.

*Tottenham - Depois de perder as duas primeiras partidas, o time do técnico Martin Jol (foto) aplica a maior goleada até agora, um sonoro 4 a 0 no Derby County, cotadíssimo para o rebaixamento. O Tottenham tem por objetivo a conquista da 4ª posição do campeonato e mostrou que tem time para isso. Com 60 milhões de euros gastos em contratações, o time possui um grande plantel e seus torcedores ainda terão boas alegrias para frente. Com Berbatov e Lennon machucados, grandes perdas para o time, o Tottenham conta com a boa atuação de Gardner, Jenas, Malbranque e Darren Bent na busca pelas primeiras posições. O próximo jogo, válido pela 4ª rodada, é contra o Manchester United e uma vitória em Old Trafford recolocaria o time nos trilhos...

*Bolton - Decepção. A saída do técnico Sam Allardyce para o New Castle é sentida logo no início do campeonato. Até o momento são 3 jogos e nenhum ponto conquistado, garantindo-lhes assim, a última colocação da Premier League. Muito dependente de Anelka, o Bolton Wanderers nada parece com o regular time que conquistou a 6ª colocação na temporada passada. A saída do zagueiro Ben Haim para o Chelsea afetou o sistema defensivo do time, que já levou 8 gols em 3 jogos e é o pior do campeonato. O Bolton foi um dos clubes que menos gastaram para esta temporada, com míseros 5 milhões de euros em transferências. Em vez de botar a mão no bolso, o clube foi atrás de jogadores livres, plano que não funcionou até agora. Além do campeonato inglês e das copas nacionais, o clube disputa a Copa da Uefa, e um reforço mais acentuado no time é necessário na tentativa do sucesso. A zona de rebaixamento não parece ser o local para este time, mas Sammy Lee, técnico do Bolton, precisa abrir bem os olhos para que os Wanderers não saiam de um grande 6º lugar em 2007, para uma 2ª divisão inglesa em 2008.

*Arsenal mostra que vai brigar muito para garantir a 4ª posição no campeonato. Não será surpresa se ele conseguir uma 7ª colocação...

*Reading cada vez melhor. Depois de jogar bem contra o Chelsea e empatar com o Manchester United, o time ganhou do bom Everton. Depois de um bom campeonato na temporada passada, o time tenta provar que não é somente um calouro que se deu bem na sorte, e ficar entre os dez primeiros parece ser um objetivo não tão difícil para o disciplinado Reading.


Resultados da 3ª rodada:

Sábado, 18/agosto
Portsmouth 3 x 1 Bolton
Birmingham 0 x 1 West Ham
Fulham 1 x 2 Middlesbrough
Reading 1 x 0 Everton
Tottenham 4 x 0 Derby
Wigan 3 x 0 Sunderland
Newcastle 0 x 0 Aston Villa

Domingo, 19/agosto
Manchester City 1 x 0 Manchester United
Liverpol 1 x 1 Chelsea
Blackburn 1 x 1 Arsenal

terça-feira, 14 de agosto de 2007

Brasileirão 2007 - análise do 1º turno

O campeonato chega à sua metade e torna-se tanto possível quanto necessária uma análise do 1º turno.

Entristece acompanhar o futebol brasileiro sabendo que os melhores jogadores estão no exterior. A exportação dos nossos craques é cada vez mais assustadora. Aliás, não somente os craques, qualquer jogador com o mínimo de destaque é negociado imediatamente com um time de fora.
A conseqüência é óbvia: a diminuição da qualidade do campeonato.

Pelo o andar da carruagem o São Paulo deve ser o campeão. Mas qual é o destaque da equipe? Quem são os grandes jogadores? E do Botafogo? E do Vasco, Cruzeiro, Palmeiras, Santos...? Não existem.
Talvez o Dodô, o chileno Valdívia ou algum outro, mas nada que possamos dizer: "Que craque! Esse fez a diferença no campeonato."
Lucas do Grêmio, Renato do Flamengo, Alexandre Pato do Inter, Araújo do Cruzeiro, Dênis Marques do Atlético-PR, e por aí vai. Todos jogadores que poderiam "fazer a diferença" e que acabam indo embora num estalar de dedos. A culpa não é dos jogadores, a culpa não é dos clubes... infelizmente não há como apontar um culpado. O que sobra é a dura missão do contentamento.

Apesar de um mal começo no campeonato, reflexo do paulista e da Libertadores, o São Paulo contou com seu grande elenco, com um bom técnico e com uma regularidade absurda para despontar como líder isolado da competição. Sim, ele é o virtual campeão. Com uma defesa brilhante, destaque para Miranda e Alex Silva, grandes jogadores no meio de campo e bons atacantes, o clube só perderá o 1º lugar caso não controle a venda de seus jogadores, o que eu acho improvável. Ainda assim é bom que fique claro: o time do São Paulo não é sensacional. Se compararmos com os campeões anteriores veremos que este será um dos piores times dentre os campeões do Brasileiro.

O Botafogo começou o campeonato muito bem, tão bem que parecia até mentira. Não era somente pela liderança incontestável, mas também pelo jogo apresentado. O time jogava bonito, goleava, convencia. Só que muitos não acreditavam naquela soberania, preferiam crer que era mais um cavalo paraguaio, e agora percebemos que eles estavam quase certos. Problemas como o doping de Dodô, o afastamento de Zé Roberto, a falta de bons jogadores na reserva e a desconfiança inerente ao time fez com que o Botafogo saísse de 5 pontos de vantagem para 7 de desvantagem. De qualquer forma, o time não é ruim e a partir de uma reabilitação psicológica dos jogadores, a vaga na libertadores será mantida e o sonho do título pode até reaparecer. A palavra de ordem agora é: trabalho.

Cruzeiro, Vasco e Palmeiras, três times com situações muito parecidas no campeonato. Os três têm condições de garantir uma vaga na Libertadores; os três possuem jogadores de qualidade, um bom elenco; e todos os três têm sérios e específicos problemas que poderão ser o marco entre o sucesso e a derrota.

O Cruzeiro acordou para o campeonato agora. Apesar da saída de jogadores importantes, como Araújo, o time conta com o técnico Dorival Júnior, que aos poucos arruma a equipe e dá uma boa esperança ao seu torcedor. Se o lado positivo do time é o ataque, o melhor do Brasileirão Guilherme, a defesa ainda não é confiável. E é na defesa que o Cruzeiro tem que se preocupar, caso arrume o time lá atrás, a raposa pode garantir sua vaga na Libertadores tranquilamente.

O Vasco, surpresa do campeonato até então, contratou bons jogadores para a sua reserva e se ajustou bem ao esquema 3-5-2 de Celso Roth. Com um desempenho espetacular dentro de casa, o time peca exatamente no oposto: uma campanha medíocre fora de São Januário. O time conta com Conca, Perdigão, Leandro Amaral e com a volta de Morais e Andrade... Para o 2º turno, o Gigante da Colina tem que aproveitar as boas oportunidades de conquista de pontos fora de casa. Aliar o Brasileiro com a Copa Sul-Americana será uma tarefa difícil, mas com um bom trabalho e sem deixar escapar as grandes chances do time, enfim o vascaíno voltará à Libertadores.

Já o Palmeiras tem na irregularidade um fator crucial na disputa do campeonato. Cheio de altos e baixos, o time almeja a Libertadores, mas ainda é preciso consertar muitos pontos para que isso se concretize. O time sofre muito com lesões e suspensões e muito daí o bom técnico Caio Júnior não tenha achado a melhor cara o verdão. Em um campeonato de ponto corridos, ganhar as partidas em casa é a primeira obrigação do time e o Palmeiras parece não saber disso.
O elenco é muito bom, conta com Martinez, Valdívia, Diego Cavalieri e Edmundo como grandes jogadores e outros tantas boas peças. Acredito que o time pode crescer muito no campeonato, no entanto, o trabalho tem que muito bem feito para que isso aconteça. Será que eles são capazes?

O meio de cima da tabela não parece que vai alterar até o fim do campeonato. Goiás, Grêmio, Santos, Internacional e Sport... todos têm qualidades e defeitos que justificam a Sul-Americana.
O Goiás é fantástico, com um time "desconhecido", Bonamigo conta com Paulo Baier para continuar bem no campeonato. Sim, continuar bem. Estar entre os dez é um grande feito para esse time.
O Grêmio tem Mano Menezes e Carlos Eduardo como armas principais. Com uma boa estrutura e contando com bons jogadores no elenco, o time pode até subir na tabela.
O Santos tem a Vila Belmiro e o técnico Luxemburgo como diferenciais. O time também conta com um bom elenco, afinal de contas, tem-se Pedrinho, Kléber, Kléber Pereira e Marco Aurélio, e isso não é pouca coisa. Mas sem ganhar fora de casa é difícil pensar que o Santos conquiste muita coisa. Ainda assim, acredito que o peixe é o time que tem mais condições de brigar por uma vaga na Libertadores, dentre os que compõem a faixa intermediária da tabela.
O Internacional perdeu jogadores importantes, principalmente o Alexandre Pato. O ex-técnico Gallo não conseguiu estruturar o time, que não possuía esquema tático, titulares, e por aí vai. Com a chegada de Abel Braga, o grande reforço do time no momento, os colorados se alegram e a esperança de uma subida na tabela é grande. O time não possui um elenco muito bom e isso pode ser fundamental para acabar com os sonhos daqueles que acreditam na Libertadores. Vamos esperar e ver o que o Abelão pode fazer com esse time.
O Sport é um time forte dentro de casa. A Ilha do Retiro é de fato o maior aliado do time na luta do Brasileirão. A décima posição, 3 pontos atrás do Palmeiras, quinto colocado, é um feito para se alegrar. Carlinhos Bala é o outro ponto forte do time, impressionante, faz gols, participa dos gols, sempre está presente... E se o time mantiver as boas atuações dentro de casa com a conquista de um ou outro ponto fora, a vaga para a Sul-Americana será conquistada. Bravo!

Fluminense, Atlético Mineiro, Paraná e Figueirense Todos os seis estão na parte intermediária de baixo da tabela e devem permanecer, exceto alguma surpresa.
O Fluminense, já classificado para a Libertadores, possui um grande elenco. Mas a falta de um time titular certo, tropeços bobos e a satisfação por já estar na Libertadores fazem com que o time não busque as primeiras posições. O time das Laranjeiras não vai cair, mas também não vai muito além da sua posição atual.
O Atlético Mineiro possui um elenco jovem e talvez por isso, um fraco elenco, apesar do bom começo no campeonato. Hoje, bons nomes como Danilinho e Coelho, e a chegada do técnico Leão poderão deixar o time na primeira divisão. Sim, é necessário ter cuidado para não cair, pensar nas posições de cima não é ser realista. Quem sabe Emerson Leão consiga extrair o máximo de seus jogadores e mostre que estou errado...
O Paraná muito decepciona com a atual 13ª colocação. Por quê? Porque esteve boa parte do 1º turno entre os 4 primeiros do campeonato e agora está a 4 pontos da zona de rebaixamento. O time, que no início parecia repetir a bela campanha do ano passado, está mal e deve ter os olhos muito abertos para o rebaixamento. Sempre um time que está um pouco acima cai de repente e o Paraná pode ser um desses. Josiel e Beto devem ser mantidos no time, após muitas especulações, e isso já é um grande alívio para os paranistas, que ainda sonham com a Sul-Americana.

O Figueirense é um caso à parte. Um time fraco, mas que não cai facilmente. O time sequer visita a zona de rebaixamento, mas deveria. Depois de perder bons jogadores, o Figueira vem oscilando muito no campeonato, e apesar de Felipe Santana e Peter estarem muito bem, não creio que isso será suficiente para manter a 14ª posição. O time deverá baixar mais ainda o seu nível e com isso cair algumas posições. Resta saber se ele será um dos rebaixados... isso fica por conta dos que estão embaixo, será que eles têm condições de subir?


Corinthians e Atlético Paranaense, dois times que estão bem atrás na tabela e que enfrentam sérios problemas, mas que podem subir facilmente, ou não. Como assim facilmente?
O timão tem um bom elenco. Com o retorno de Vampeta e Gustavo Nery, com a "volta" de Finazzi, com Clodoaldo, Marcelo Oliveira, Felipe, Zelão, e por aí vai... todos são jogadores que podem levar o clube a uma posição melhor. O time não é ruim e conta com um bom técnico, para crescer no campeonato, "basta" esquecer dos problemas internos do clube, problemas extra-campo. Utopia? Talvez não. Ainda acredito que o clube pode brigar pela Sul-Americana.
O Atlético-PR também tem um bom elenco, mas alguns problemas deixaram o Atlético em uma situação complicada. A escolha de Antônio Lopes para o cargo de técnico, a perda de Dênis Marques, vendido, e as contusões que o time sofre, como a do artilheiro Alex Mineiro, acabaram prejudicando muito o time. Para melhorar, é preciso contratar alguns jogadores, talvez contratar outro técnico, e ter a sorte de lançar bons jogadores do elenco reserva. A Sul-Americana começa e pode ser uma boa alternativa para o time.

Flamengo - talvez o clube do campeonato que coloca mais interrogações em nossas cabeças. Após a saída de Renato, craque do time, de Paulinho, importante no sistema defensivo do time, do bom técnico Ney Franco e da desestruturação do time, o Flamengo parecia ter um só destino: a série B. Mas não foi bem assim. Contratou Joel Santana (Porque ele?) e outros bons jogadores, como Roger, Ibson e Fábio Luciano. Obina voltou ao time depois de um bom tempo contundido. Com Renato Augusto, Juan, Leonardo Moura e os demais reforços, o urubu tem um bom time e não merece estar na zona de rebaixamento. Com três jogos a menos e com este um elenco digno de posições intermediárias, o Flamengo tem tudo para sair dessa situação, mas não será tão fácil assim. É preciso que o time se encontre dentro de campo e aos poucos evolua seu futebol. Pensar que o Flamengo vai cair é pensar alto demais... Independente do tempo que fique na zona de rebaixamento ou do time que possua, o Flamngo não vai cair para a 2ª divisão.

O Náutico ser um dos times fadados ao rebaixamento que tem condições de escapar... mas não tem. O time pode até ganhar jogos importantes, mas o aproveitamento em casa ainda é muito abaixo do necessário. O time ainda deve lutar bastante no campeonato, mas fica a sensação que ele vai nadar, nadar e morrer na praia.

Com um dos piores elencos do campeonato, o Juventude está na zona de rebaixamento e não mostra força para sair de lá. Com atuações fracas dentro e fora de casa, o time da Serra se sustenta em Michel Alves para tentar sair da zona, e talvez por isso, não tenha mais esperanças de conseguir.

O América de Natal foi um dos times que mais decepcionou. Não pela última colocação, afinal de contas, depois do ingresso sofrido, era pouco provável que ele tivesse algum êxito na 1ª divisão. Mas o time faz uma campanha medíocre, está humilhado, sem garra, sem dignidade. O time já caiu para a série B, o que resta é a busca por esta dignidade. O mecão deve brigar até o final e mostrar para sua torcida que foi vencido, mas que não se deixou vencer.

O campeonato brasileiro 2007, ao final do 1º turno, parece estar bem definido. Com o São Paulo na ponta; Botafogo, Cruzeiro, Vasco, Palmeiras e algum outro brigando pela libertadores; um grupo certo para a Sul-Americana; outro para o rebaixamento... Mas toda essa "definição" acontece com pontuações muito próximas entre os times. A diferença entre o Botafogo (2º) e o Atlético-PR (16º) é de apenas 11 pontos. É essa diferença mínima que nos faz crer em surpresas durante o 2º turno da competição. É possível que o Náutico, então 17º colocado, acabe o campeonato em 6º, por exemplo. Da mesma forma que o São Paulo pode não ser o campeão ou que o Cruzeiro seja rebaixado. Improvável, bem verdade, mas são possibilidades.

A esperança por surpresas ou a expectativa por confirmações aumentam a cada dia e o prazer em acompanhar o campeonato brasileiro deve seguir no mesmo ritmo. Espero um 2º turno melhor do que o primeiro e para a alegria de muitos, com muitas surpresas!

sábado, 11 de agosto de 2007

Campeonato Inglês: a guerra começou!


Começou!

11 de agosto de 2007, enfim o início do campeonato Inglês. Os 20 times da primeira divisão inglesa partem para uma verdadeira guerra: a temporada 2007/2008.

Torcidas à parte, o campeonato inglês é, atualmente, o de maior qualidade técnica do mundo. A última Champions League, apesar da vitória do Milan, foi a maior prova disso - três dos quatro clubes da semi-final eram ingleses. Contudo, não são times como Manchester, Chelsea ou Liverpool que me fazem crer na superioridade do campeonato inglês. O fato é que os times da rainha que eram fracos ou medianos estão cada vez mais fortes. E essa força advém de uma aproximação entre os "grandes" e os "pequenos" clubes da Inglaterra.

Até agora, foram mais de 600 milhões de euros envolvidos em contratações. Com a lei de protecionismo dos jogadores ingleses, que exige ao estrangeiro (não-comunitário) 75% de participação nos jogos de sua seleção nos últimos 2 anos, o campeonato aumenta de nível extraordinariamente: só o bons chegam.

O mercado de transferências foi bastante agitado e o que se espera é um campeonato acirrado do início ao fim. O 1º lugar da tabela ganha mais um candidato, além de Chelsea e Manchester United, o Liverpool investiu e também entra na briga. Já o Arsenal, depois de perder Henry e não fortalecer seu plantel com grandes jogadores, entra na disputa por uma vaga na Uefa Champions League. E não será fácil.
Times como Totteham, Everton, Manchester City, Aston Villa, West Ham, dentre outros, podem dar trabalho. A maioria deles mantiveram suas bases e contrataram bons jogadores para reforçar seus devidos plantéis.

A valorização do campeonato inglês é o ponto fundamental na alavancagem desses times. Os contratos televisivos, a venda de ingressos, a venda de produtos do clube, os patrocínios, o valor de seus jogadores, dentre outros, tudo isso recebeu um aumento significativo.

_________

Abaixo, uma pequena análise dos dois principais candidatos ao título: Chelsea e Manchester.
Os demais times do campeonato serão analisado aos poucos no decorrer da competição, um por um.


CHELSEA

Não gastar dinheiro!
Esse foi o rumo que os Blues tomaram para esta temporada. Estranho, não?
No primeiro ano no Chelsea (2003/2004) , o dono do clube, Roman Abramovich gastou 169 milhões de euros em contratações e na temporada passada, gastou 83 milhões de euros.
Apesar de não ter sido uma temporada desastrosa, o Chelsea 2006/2007 não conquistou a UCL e o campeonato inglês. O normal seria gastar mais dinheiro e contratar jogadores para formar um plantel campeão 2007/2008. E porque assim não o fez? Simples, o Chelsea já possui este plantel.

Cech, Carvalho, Terry, Essien, Lampard, Shevchenko, Lampard, Drogba, e por aí vai... todos são jogadores excepcionais e suficientes para levar um time à conquistas máximas. Contudo, as inúmeras contusões e a falta de peças de reposição no banco de reservas foram crucias para o "mediano" desempenho 2006/2007.

Para tanto, no mercado da bola, o Chelsea foi atrás de jogadores que possam compor seu plantel. Os primeiros a chegar foram Steve Sidwell(meio de campo, ex-Reading), Tal Ben Haim(zagueiro, ex-Bolton), Cláudio Pizarro(atacante, ex-Bayern de Munique), e por fim Alex (zagueiro, ex-PSV).
Contou também com as voltas de Glen Johnson, lateral emprestado ao Portsmouth, e de Sinclair, jovem atacante que estava emprestado ao Plymouth. Todos chegam ao Chelsea em transferências livres, ou seja, sem gastar dinheiro.
A única contratação em que o Chelsea gastou dinheiro foi a do francês Malouda, junto ao Lyon-FRA. Os 17 milhões de euros gastos para adquirir o jogador é todo o investimento feito pelo clube até o momento.

Sob o comando de José Mourinho, o Chelsea possui um dos melhores plantéis do futebol mundial. Manter o desempenho apresentado na temporada passada aliado ao despertar de jogadores como Shevchenko e Ballack poderá ser o suficiente na conquista de títulos. Para alegrar os torcedores, quem sabe a sorte que faltou em 2006/2007, venha em dobro esta temporada... é esperar para ver.

O Chelsea abre o campeonato inglês neste domingo, 12 de agosto, contra o recém-promovido Birmingham. Terry, Ballack e W. Bridge estão contundidos e não jogarão. Drogba ainda é dúvida.
O jogo pode ficar na história do campeonato Inglês. Caso o Chelsea não perca, será o recordista de invencibilidade em casa. Serão 64 jogos sem perder, sendo a última derrota em Fevereiro de 2004 para o Arsenal por 2x1. Ao longo desse tempo foram 63 jogo, 48 vitórias e 14 empates. 131 gols feitos e 29 levados.

Provável escalação:
Cech, Glen Johnson, Ben Haim, Carvalho, Ashley Cole, Mikel, Essien, Lampard, Joe Cole, Shaun W. Philips, Pizarro (Drogba)



MANCHESTER UNITED

Depois de um excelente campeonato inglês 2006/2007, no qual foram campeões, os Red Devils não quiseram saber só de manter a boa base do time, eles foram às compras e investiram pesado em contratações. De acordo com o jornal "Marca", da Espanha, o clube inglês foi o time que mais gastou do mundo com a bagatela de 87 milhões de euros, até o momento.
Owen Hargreaves(25 milhões de euros, ex-Bayern de Munique), Anderson(25 milhões de euros, ex-Porto) e Nani(20 milhões de euros, ex-Sporting) foram os responsáveis por esse valor tão alto. Thomas Kuszczak (goleiro, ex-West Bromwich) foi o outro jogador contratado.

Hargreaves será uma peça fundamental ao time. Com Scholes e Giggs já com idades avançadas e o fôlego necessário no fim das competições, o meia inglês será a base de sustentação e qualidade no meio de campo do time, e logo deverá ser titular.
Já os jovens Nani e Anderson devem ficar no banco de reservas por um tempo. Pensando no futuro, o técnico Sir. Alex Ferguson faz essa aposta, que tem tudo para dar certo. Apesar de alguns críticos acharem os valores das contratações altos demais, ambos têm potenciais fantásticos e serão importantíssimos na renovação do Manchester United.

Se o Chelsea possui uma excelente base, com o Manchester não é diferente. Os já mencionados Giggs e Scholes, o goleiro Van der Sar, Vidic, Ferdinand, Carrick, o craque Rooney, além do futuro melhor jogador do mundo, Cristiano Ronaldo.

Boa notícia! Um grande reforço chega para o sistema ofensivo do time: Carlitos Tevez. Depois deum longo processo envolvendo MSI, West Ham, Manchester United e até a Fifa, o jogador enfim poderá atuar pelo gigante inglês. Os valores da transação não foram divulgados de forma concreta. Tevez chega como uma grande alternativa para o ataque do time, o qual a temporada passada fez questão de mostrar que faltavam peças de reposição. Não será titular de início, mas logo logo ele se firmará no ataque junto com Rooney.

Todos nós sabemos que o Manchester possui um time fora de série, mas que não se impõe quando necessário. Digo isso porque em dois jogos importantes, contra o Milan(UCL) e contra o Chelsea(Fa CUP), o time não mostrou o futebol que lhe é de direito e acabou perdendo duas competições. Este parece ser o grande adversário dos Devils, a capacidade de jogar bem nas grandes decisões. Em algumas situações a filosofia deve ser esta: "Não é jogar bonito, é jogar para ganhar."
Neste domingo, o Manchester estréia enfrentando o Reading em casa. Apesar dos confrontos acirrados na temporada passada, este deverá ser um jogo fácil para o Manchester. Sem Lita, machucado, e Sidwell, vendido, é melhor esperar um pouco para apostar no time do Reading.
Tevez, já regularizado, não joga. Os outros contratados vão para o jogo, mas não deverão começar entre os 11 titulares.

Provável escalação:
Van der Sar, Brown, Vidic, Ferdinand, Evra, Silvestre, O´Shea, Carrick, CR7, Giggs e Rooney.
____________

*Dica: visitem a sessão "Campeonato Inglês: As jóias da Rainha nunca valeram tanto", do blog Opinião FC.

quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Atlético de Madrid: a formação de um grande.


Continuando com a série de análises dos times de futebol, o blog "Futebol em palavras" traz o Club Atlético de Madrid como o clube da vez.
Os motivos para esta escolha são: a venda de Fernando Torres ao Liverpool, a venda de seu estádio à prefeitura de Madrid, o enorme gasto em contratações e a possiblidade de formar um competitivo time para a temporada 2007/2008. Todos esses fatores foram destaques no mundo da bola no último mês e devem ser comentados no blog...

Leia e comente!
:D
_____________

O Club Atlético de Madrid foi fundado em 1903 por torcedores universitários do Atlético de Bilbao. Aliás, o uniforme, as cores e o próprio nome do clube sofreram forte influência do time de Bilbao. Considerado a quarta maior força do país (atrás de Real Madrid, Barcelona e Valência), o Atlético detém detém a terceira maior torcida da Espanha e mantém uma forte rivalidade com o Real Madrid, com o qual faz o Derbi da capital espanhola.

Além disso, vale destacar que o time é 9 vezes campeão espanhol, o último conquistado em 1996, 9 vezes campeão da Copa do Rey, último também em 1996, conquistando o "double" ou "doblete", na Espanha, e é campeão mundial. Sim, em 1974, apesar de ter perdido a Copa da Europa para o Bayer de Munique, o Atlético de Madrid disputou o campeonato mundial após a desistência do time alemão. Na final do mundial, o clube venceu o Independiente, da Argentina, e sagrou-se campeão do mundo.

Após passar 2 anos (2000 - 2002) na 2ª divisão espanhola, o Atlético de Madrid, desde 2003, vem reforçando sua equipe na tentativa de formar um grande plantel. Na última temporada o time já deu indícios do seu retorno com a conquista da 7ª colocação no campeonato espanhol.
Sob o comando técnico de Javier Aguirre e com a força dentro de campo de Fernando Torres, grande promessa do futebol espanhol, o Atlético formou um bom time e o 7º lugar, aplaudido por alguns, esnobado por outros, deve ser visto com bons olhos por seus exigentes torcedores. A temporada 2007/2008 promete!

De qualquer forma, a temporada não acabou como os torcedores queriam. O bom início no campeonato aliado a uma grande expectativa que rondava o clube, sustentada na presença de Fernando Torres e Aguero, por exemplo, foram substituídos por um ar de desconfiança dos torcedores, que viram o time desperdiçar chances importantes na luta por algo mais no campeonato. A exigência extremada dos torcedores, a falta de identidade de campeão, a não confiança da vitória necessária em jogos importantes, a má direção do clube... talvez esses fatores tenham fundamentado a perda de uma vaga para a Uefa Champions League, por exemplo.

O bom desempenho de Fernando Torres deixou claro que sua saída para um time maior era questão de tempo, e assim aconteceu. Logo no início do período de transferências, o Liverpool, da Inglaterra, comprou o atacante por 36 milhões de euros, a maior transferência da temporada até então. Muito? Talvez. Torres não é o que podemos chamar de "o novo Pelé". Muito badalado pela mídia espanhola, às vezes joga mais com seu status do que com seu futebol. Ainda muito novo, costumou carregar o time inteiro nas costas, e talvez seja esse um dos motivos para o "insucesso" em algumas ocasiões. No Liverpool, ele terá grandes jogadores ao seu lado, um grande técnico, Rafa Benítez, e um clube com uma estrutura muito superior. Com isso, creio que as chances dele consolidar-se como craque são maiores do que a de se tornar um jogador apenas midiático.

Para o Atlético de Madrid a contratação foi excelente. Além do dinheiro muito alto, a saída do jogador traz a possibilidade de mudança. O time não será composto por um grande jogador e seus companheiros, será um grande time, formado por bons jogadores. Talvez seja esse o plano inicial para a próxima temporada e isso vem acontecendo. O Atlético de Madrid realiza grandes investimentos na formação do seu plantel 2007/2008.

Um ponto importante para os altos gastos do clube talvez seja a venda do estádio Vicente Calderón para a prefeitura da capital. O negócio já se arrastava há anos e só não se concretizava porque a prefeitura e o clube não chegavam a um preço "justo". Enfim o processo acabou. O estádio foi vendido, e em 2010 ele será demolido para a revitalização da margem do rio Manzanares e com a melhora do sistema viário da região. Os valores da transação não foram divulgados, mas é de se saber que não foram poucos milhões de euros, aliás, foram suficientes para sanar as dívidas do clube e investir pesado em bons nomes...

Enquanto isso, o Atlético fica mais três temporadas no Vicente Calderón, até que o estádio La Peineta, da prefeitura, seja completamente reformado. É então que, em 2010, o clube receberá um estádio novo e de graça, o La Peneida, com capacidade para mais de 70 mil torcedores. O poder do estádio ficará sob à prefeitura até 2016, ano da possível Olimpíada de Madrid, a partir daí, o estádio será totalmente do Club Atlético de Madrid.

Com cerca de 83 milhões de euros até então, o Atlético de Madrid é o clube que mais gastou em contratações neste período de transferências, até o momento. O valor é assustador, contando o fato de que nenhum jogador excepcional chegou, como Fernando Torres em Liverpool ou Henry em Barcelona.

Até o momento, são estas as contratações:
Reyes (Arsenal, 12 milhões de euros)
Simão (Benfica, 25 milhões de euros),
Forlán (Villarreal, 21 milhões de euros),
Luis Garcia (Liverpool, 6 milhões de euros),
Cléber Santana (Santos, 4 milhões),
Raúl Garcia (Osasuna, 12 milhões de euros),
Diego Costa (Penafiel, 3 milhões de euros),
Abbiati (empréstimo gratuito, Milan).

Para muitos críticos, o Atlético de Madrid aposta muito alto em contratações que não trarão o retorno esperado. De fato, 83 milhões de euros é muita grana para que no final não se tenha aquele jogador que podemos dizer: "Que craque!". Mas talvez seja essa a solução para o time: apostar em um grande plantel, e não em um grande jogador.

A base do time da temporada passada somada aos jogadores que chegaram formarão uma bela equipe para a disputa do campeonato espanhol deste ano. Pensar em título pode ser um sonho distante, com Real Madrid e Barcelona muito fortes, a briga deve continuar entre os dois.
Mas lutar pela 3ª colocação, lutar por uma vaga na UEFA Champions League, não parece tão utópico assim.

E quais os motivos que me levam a crer que o Atlético de Madrid poderá conquistar o 3º lugar do espanhol, mesmo tendo os fortes Valência e Sevilha como adversários? Quais os fatores que fazem com que eu pense que o Atlético poderá figurar entre os grandes do futebol europeu daqui algumas temporadas? Aguardem a próxima postagem.
_______

Por problemas pessoais, não consegui concluir a postagem sobre o Atlético de Madrid.

Portanto, ela será dividiva em duas partes, a primeira é esta que vocês acabaram de ler, e a segunda vem nos próximos dias (no máximo até sábado), e será toda a análise (talvez posição por posição) do plantel 2007/2008 do time, e até onde ele poderá chegar.

Esperem...
:D

quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Botafogo x São Paulo: a torcida pelo empate.

Eu não ia falar sobre o jogo, mas agora, pouco tempo para começar a partida, resolvi fazer uns breves comentários... achei que se eu não os fizesse, poderia me arrepender depois...

O Botafogo tem um time com muitos bons jogadores, e alguns excelentes, como é o caso do Dodô. Tem um bom técnico, uma boa direção e agora até um bom estádio! mas ainda não tem o espiríto e o futebol consistente de uma campeão. Vejo como uma crise de identidade. O Botafogo não se vê como campeão, por mais que queria e saiba que tenha chances para isso... É por isso que eu acho o Botafogo mais para cavalo paraguaio que não conseguirá brigar pelo título até o final, do que um time consolidado que pode se destacar no brasileirão e chegar ao título.

Já o São Paulo, por mais que não tenha jogadores ou futebol que se destaque como o Botafogo vem apresentando, é um time que tem o X de campeão. Um grande elenco, um bom técnico, e jogadores que, mesmo sabendo das suas limitações, sabem que podem e vão vencer... A defesa extraordinária é a prova de que ter um time fantástico no sentido "estético" não é o bastante. Com mãos de ferro, Muricy ajusta o time aos poucos, e é devagar que ele vai ganhando cara e começando a se destacar. Aora é a defesa, uma das melhores de todos os tempos em média de gols levados no campeonato, mas em pouco tempo poderá ser o meio de campo, o ataque...

Independente do resultado de hoje, acho as duas equipes com totais condições de vencer o campeonato, aliás, acho até que times como o vasco, Palmeiras, dentre outros, ainda podem sonhar com isso... mas de fato, minha opinião é que ele podem apenas sonhar...

Se o Botafogo vencer, terá a oportunidade de mudar o seu pensamento. Com uma vitória sobre o São Paulo, que tem o mesmo número de pontos, o Fogão pode alavancar seu futebol não só dos pés, mas da cabeça também. Pode chegar aos jogadores o pensamento vitorioso, a confiança, que parece faltar em algumas ocasiões, e isso pode ser bom.
Mas como não torço para o Botafogo, não torcerei para que ele ganhe...
:D

Se o São Paulo ganhar, o espírito vitorioso do time só tenderá a aumentar. O pessimismo no Botafogo pode chegar e o campeonato rumar para uma chatice, com o não tão bom São Paulo se destacando desde o primeiro turno e sendo campeão mais uma vez...
Com muito bem comentou o Maurício em seu blog Jornalismo FC.

No mais, como eu sei que praticamente todos lerão este post após o jogo, fica aqui o meu palpite:
Botafogo 1 x 1 São Paulo

E deixo para falar sobre a situação do empate, em uma próxima postagem.
:D
_____________

Rapidinhas:

*Televisionado pela Globo mais uma vez, é bom ficar de olho no jogo do Flamengo... apesar dos 4 jogos a menos e das teóricas boas contratações, o time da Gávea pode ter grandes dificuldades para sair da zona de rebaixamento. Perder hoje para o Atlético-PR, que também está lá em baixo, pode complicar de vez a vida rubro-negra...

*A confirmação de Fernando e as voltas de Kaká e Ronaldinho Gaúcho são as surpresas do técnico Dunga na convocação de hoje. Fernando! Só faltava chamar o Romário como estavam especulando...
_____________

Observação: A postagem sobre o Atlético de Madrid está concluída, só faltam alguns ajustes para que eu poste. Creio que amanhã à tarde ela estará por aqui.
:)

domingo, 5 de agosto de 2007

Manchester ganha a Supercopa da Inglaterra

Neste domingo, 5 de agosto, Manchester e Chelsea se enfrentaram em Wembley, na Inglaterra. O objetivo da partida era a conquista da Comunity Shield ou Supercopa da Inglaterra, antigamente conhecida por "Charity Shield", que confronta o atual campeão do campeonato Inglês com o atual campeão da FA Cup, os dois principais torneios da terra da rainha.

O jogo terminou empatado em 1 a 1 e a partida foi para os pênaltis. Com o brilhantismo do goleiro Van der Sar, que pegou todos as três penalidades conbradas pelo Chelsea, o Manchester levou a taça para casa.
Com a vitória, Fergunson deu o troco em Mourinho já que no último confronto, dia 19 de maio, com uma vitória por 1 a 0, o Chelsea foi campeão da Copa da Inglaterra, ou FA Cup.

O Chelsea jogou sem importantes jogadores de seu elenco: Shevchenko, Drogba, Terry, Ballack, Robben, além de Kalou e Bridge. Já o Manchester não podia contar com Scholes, Hargreaves, Anderson, Park, Neville, Solskjaer e Saha.

O jogo foi muito disputado, mas sem a qualidade técnica que os times costumam apresentar. Até os 20 minutos do primeiro tempo o jogo foi parado. As equipes só tocavam a bola, não havendo sequer uma ameaça aos gols. A partir daí, o Manchester partiu para a tática do contra ataque e se deu bem. Mais incisivo no ataque, os "Devils" conseguiram abrir o placar com Ryan Giggs, aos 35 minutos. O Chelsea, que possuía muito a bola mas quase não atacava, conseguiu chegou ao empate já nos acréscimos, com o estreante Malouda, que depois de um belo passe de Ashley Cole, disputou com Ferdinand e fez um bonito gol.

No segundo tempo, os 80 mil espectadores presentes no estádio viram uma evolução do futebol dos "Blues". Ainda com muita posse de bola e depois da entrada do atacante Pizarro, o Chelsea ganhou referência no ataque e jogou melhor durante a segunda etapa.

Nos pênaltis, Pizarro, Lampard e Shaun W. Philips foram os três únicos cobradores do Chelsea. Para repetir a saga de perder jogos nos pênaltis, as três cobranças foram defendidades pelo goleiro do Manchester, Van der Sar, que assistiu os seus companheiros Ferdinand, Carrick e Rooney, respectivamente, converterem suas penalidades. Com isso estava decretava a vitória do Manchester com o placar de 3 a 0 nos pênalti e o goleiro holandês saiu como vitorioso.

Os detaques da partida foram: Essien, Cech e Shaun W. Philips pelo o Chelsea. Cristiano Ronaldo e Van der Sar foram os destaques pelo Manchester.

O "amistoso de luxo" deste domingo antecipou o que todos nós prevíamos: uma grande disputa entre Chelsea e Manchester na temporada 2007/2008. Por enquanto, a única coisa que se pode afirmar é que o campeonato Inglês, por mais um ano, terá "Blues" e "Devils" como os protagonistas na luta pelo título. Liverpool é um time que pode entrar na disputa, mas ainda tem muito o que provar. Já o desmembrado Arsenal, tem que se contentar com a disputa pela vaga para a Champions League, Totteham, New Castle, dentre outros, podem roubar o 4º lugar desta vez.
________

Rapidinhas do jogo:

*Apesar do belo gol, Malouda atuou muito mal na partida. Bastante omisso do jogo, o único jogador que o Chelsea gastou dinheiro nesta temporada não apresentou o bom futebol que mostrou na pré-temporada do time.

*Ben Haim, Pizarro e Sidwell foram os outros a jogar pela primeira vez em uma partida oficial com a camisa do Chelsea. Além deles, Sinclair (jovem jogador de base do Chelsea) e Glen Johnson (que voltou de empréstimo) foram as "novidades" do Chelsea.
________

Informações do jogo:

Árbitro: Mark Halsey
Público: 80,731 mil

Chelsea (4-3-3): Cech; Johnson (Sidwell 77), Ben-Haim, Carvalho, A Cole (Diarra 67); Mikel, Essien, Lampard (c); Wright-Phillips, J Cole (Sinclair 81), Malouda (Pizarro 51).

Manchester United (4-4-1-1): Van der Sar; Brown, Ferdinand, Vidic, Silvestre (Nani 67); Ronaldo, Carrick, O' Shea; Evra; Giggs (c) (Fletcher 80); Rooney.

Gols: Giggs 34, Malouda(45)

Cartões Amarelos: Rooney, Mikel, Ben Haim e Carvalho.

sábado, 4 de agosto de 2007

Engenhão é do Fogão!


Rapidinhas: Dodô é absolvido e Engenhão é do Botafogo.

Para alegria da torcida do Botafogo, o atacante Dodô foi absolvido no julgamento do Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, na tarde desta quinta-feira. A maioria dos auditores optou por aceitar a defesa do atacante do Botafogo, que provou que a substância encontrada estava indevidamente contida na cafeína.
Dodô já está confirmado para o jogo contra o Paraná, domingo 05/08, e pode jogar como titular. André Lima deve ser mantido, e com a contusão do lateral-direito Alessandro, Jorge Henrique atuaria na ala, abrindo uma vaga no ataque, a vaga de Dodô.

Botafogo vence licitação para ter o estádio Engenhão e com isso o clube será o administrador do estádio nos próximos 20 anos. A Companhia Botafogo, empresa criada em 2004 para administrar as finanças do clube, ofereceu R$ 36 mil mensais à Prefeitura como remuneração, bem superior a R$ 1.680 exigidos no edital. O projeto do Botafogo para gerir o estádio ainda não está pronto, mas a idéia é utilizá-lo logo após os Jogos Parapan-Americanos, de 12 a 19 de agosto.
___________________

MERCADO DA BOLA - transferências/especulações

Cláudio Caçapa no Newcastle - O brasileiro assinou com o time Inglês em transferência livre, após preder espaço no time do Lyon, França. O contrato vale por dois anos com a possibilidade de renovar por mais um ano. Quem também chega ao New Castle é o ex-Manchester United Alan Smith. O jogador de 31 anos foi contratado pelos Magpies por estimados 9 milhões de euros.

Tevez no Manchester United - Depois de uma longa e tumultuada novela, o elenco composto por West Ham, Kia Jorabchian, Tevez e Manchester enfim chegaram a um acordo.
“O acerto encerra o litígio entre as respectivas partes e prevê o pagamento de € 3 milhões ao West Ham. O acordo confirma que o clube tem um contrato válido com o jogador e permite o registro, que será liberado assim que a quantia for paga”, afirmou a equipe do West Ham, por meio de um comunicado oficial.
Ao que tudo indica, já é definitivo a transferência do jogador para o United. Tevez já faz treinos no clube e deve ter sua apresentação confirmada na próxima semana.

Real Madrid, Robben e Ballack - O mundo das especulações gira em torno do Real Madrid. Kaká, Frabregas, Robben, Van der Vart, Sneijder, Ballack, Riquelme... este só são alguns nomes que o time meregue já mostrou interesse.
O caso da vez é, segundo os jornais espanhóis, uma compra de Robben e Ballack, do Chelsea, por 40 milhões de euros. Os tablóides afirmaram que o Real fez a proposta e que espera uma resposta. O blog considerou esta oferta verídica após as declarações do técnico Bernd Schuster, que revelou um grande interesse na aquisição dos dois jogadores.
Há poucos dias, o Real Madrid ofereceu 30 milhões de euros por Robben, e o Chelsea recusou a oferta. Neste caso, Ballack valeria no máximo 10 milhões de euros, o que eu acho que não é a realidade. Se a oferta foi de fato verdadeira(40 milhões pelos dois jogadores), o Real deverá ter sua proposta rejeitada mais uma vez. Não creio que o Chelsea venderá dois grandes jogadores por um preço "tão baixo".
De qualquer forma, fica a forte especulação no ar.
Tranferências (só pra constar):
Bojinov - Fiorentina para Manchester City
Pato - Internacional para Milan
Polak - Nuremberg para Anderlecht
Emerse Faé - Nates para Reading
__________________________

BRASILEIRÃO 2007 - 17ª rodada - jogos de sábado

Corinthians x Goiás
Sport x Atlético-PR
América-RN x Náutico-PE

Destaques:

* Se o Corinthians não ganhar a partida contra o Goiás, será ficará a uma partida de igualar o recorde de maior número de partidas de vencer no brasileirão. Até agora são 10 jogos sem vencer (6E e 4D). A novidade da partida é a presença do experiente volante Vampeta entre os titulares. Vamos ver se ele dá conta do recado...
Para aproveitar a situação Corinthians, está confirmada a venda do zageurio Betão ao Sochaux, da França, por R$ 2,6 milhões. O contrato do jogador será de 4 anos e ele não deve mais atuar pelo Corinthians.

* América-RN x Náutico-PE - Provavelmente os dois times que já têm suas vagas garantidas na série B, América e Náutico se enfrentam em natal afim de uma reação. O Náutico tem uma grande perda para o jogo, o maio campista Acosta. Já o América não poderá contar com o volante Marquinhos, com o zagueiro Cris e nem com o recém contratado golero Gléguer.
Já que o jogo é em Natal contra um time do Nordeste, creio que a torcida do Meção vai comparecer ao estádio e a vitória deve acontecer. Souza, Paulo Isidoro e Arlon devem estar inspirados para que isso aconteça.

*O Sport jogando em casa, embalado e com a presença de Carlinhos Bala no time, nem precisava dizer que o Stlétio vem de 4 jogos sem vencer para palpitar numa vitória do Sport. Com muitos desfalques (Alan Bahia, Alex Mineiro , Jean Carlos, Nei e Evandro), o técnico Antônio Lopes aposta em Ferreira pra sair com um bom resultado do Recife. Será que ele é capaz?
_______________

Próxima postagem: Atlético de Madrid - como será a temporada 2007/2008?