terça-feira, 18 de setembro de 2007

UCL - o espetáculo vai começar!

18 de setembro de 2007, data de início da Uefa Champions League 07/08. Abram as cortinas, o espetáculo vai começar!


Conhecida como a maior competição interclubes do mundo, o torneio existe desde a temporada 1955/1956, quando ainda era chamada de Taça dos Clubes Campeões. Em 1992, mudaram-se o formato e o nome, que passou a ser Uefa Champions League, ou Liga dos campeões.

Para esta temporada, Barcelona, Chelsea, Milan, Liverpool e Manchester United se destacam como principais favoritos ao título, como de costume nas últimas edições. Real Madrid, Inter de Milão e Roma serão bastante competitivos e chegar nas fases finais do torneio não deverá ser um sonho tão distante. Arsenal, Sevilla, Valencia e Lyon chegam como incógnitas, o que esperar deles?

Peço-lhes desculpas por não haver no blog uma análise completa e detalhada dos grupos da UCL. A falta de tempo tem sido um fator prepoderante para a carência de boas postagens no Blog. Sem mais delongas, logo abaixo, apenas os palpites da 1ª rodada da fase de grupos da UCL 07/08.

Para análises completas, o Blog indica a série "Especial Champions League 2007/08", do Blog Opinião FC. Além das análises e matérias especiais do site Trivela, confira o "Especial UCL".


Pitacos - 1ª rodada UCL

Real Madrid 3 x 1 Werder Bremem
Milan 4 x 1 Benfica
Chelsea 3 x 1 Rosenborg
Porto 2 x 1 Liverpool
Schalke 04 2 x 1 Valencia
Olympiacos 1 x 1 Lazio
Shakhtar Donetsk 2 x 1 Celtic

Rangers 2 x 1 Stuttgart
Barcelona 2 x 0 Lyon
Roma 3 x 0 Dynamo de Kiev
Sporting 1 x 1 Manchester United
PSV 1 x 1 CSKA
Fenerbahçe 1 x 2 Inter de Milão
Arsenal 2 x 2 Sevilla
Slavia 0 x 0 Steaua

___________________________


Por fim, três perguntas sobre esta fase de grupos da UCL:

1 - Qual será a maior decepção?

2 - Qual será a maior supresa?

3 - Qual será o destaque?

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

O lado "Balboa" de Felipão...

Quarta-feira, 12 de setembro. Mais uma "data Fifa" com rodada das Eliminatórias da Euro-2008. Portugal 1 x 1 Sérvia seria mais um empate sem sabor se não houvesse o gol inválido marcado pela Sérvia aos 41 minutos do segundo tempo que culminou no soco que Felipão, técnico de Portugal, deu em Dragutinovic, jogador sérvio.

Veja o vídeo:



Para assitir o vídeo completo da confusão Scolari-Dragutinovic, baixe no link que segue: http://www.4shared.com/file/24136191/e900b65a/


Jogar em casa (estádio José Alvalade - Lisboa) contra a Sérvia, com o apoio de quase 50 mil torcedores, é vitória certa para a seleção de Portugal, certo? Quase. Com um belo primeiro tempo de jogo, os comandados de Felipão abriram o placar logo aos 10min, com Simão Sabrosa em cobrança de falta. Durante boa parte do jogo, Portugal pressionou bastante, mas nada do 2º gol sair. É então que, aos 41 minutos do 2º tempo, sob o ditado "quem não faz, leva", a Sérvia empata o jogo com Ivanovic, em impedimento.
Com o empate, a seleção portuguesa, vice-campeã da edição passada na Euro, fica com 17 pontos, atrás de Polônia (21) e Finlândia (19). Mesmo com um jogo a menos, Scolari encontra-se em uma situação delicada: pode não classificar Portgual para a Euro 2008.

Contudo, o jogo foi marcado não pelo tropeço de Portugal e, sim, pela confusão no fim da partida que envolveu Luiz Felipe Scolari, técnico da seleção portuguesa, e Dragutinovic, jogador da Sérvia. De acordo com o próprio Felipão, tudo começou quando Ricardo Quaresma partiu em direção ao árbitro para reclamar do lance do gol sérvio. Foi então que Dragutinovic "estacionou" à frente de Quaresma, e a confusão iniciou-se.
Scolari, com um ímpeto nato, partiu para cima do zagueiro a fim de "defender" Quaresma. Na briga, uma cena lamentável: a agressão de Felipão ao zagueiro sérvio Dragutinovic. Como viram no vídeo acima, o técnico brasileiro socou o jogador adversário no rosto. Deplorável!
Por mais que se tenha uma confusão, por mais que os nervos estejam à "flor da pele", por mais que se esteja certo (e não é este o caso), em hipótese alguma, um profissional pode cometer uma sandice como essa. E tratando-se do técnico de uma seleção de futebol, tudo só piora. A atitude foi sofrível, foi reprovável, algo que devemos refutar de imediato, e sempre.

Felipão, técnico muito admirado por quem vos fala, responderá pelo o que fez. Sem sombra de dúvidas, ele será julgado e punido com alguns meses de afastamento do cargo técnico, e com razão. É uma pena. Mas talvez seja o ponto crucial para sua saída da seleção lusa. Muito criticado ultimamente, o brasileiro pode rumar para novos horizontes. Clubes não faltam à procura de seus ensinamentos e quando se pensa em seleção, a brasileira urge por sua volta.


FOTOS:






















Outros resultados das Eliminatórias Euro-2008:

Grupo A
Finlândia 0x0 Polônia
Cazaquistão 2x2 Bélgica
Portugal 1x1 Sérvia

Grupo B
Lituânia 2x1 Ilhas Faroe
Ucrânia 1x2 Itália
França 0x1 Escócia

Grupo C
Noruega 2x2 Grécia
Turquia 3x0 Hungria
Bósnia 0x1 Moldávia

Grupo D
Eslováquia 2x5 País de Gales
Chipre 3x0 San Marino
República Tcheca 1x0 Irlanda

Grupo E
Andorra 0x6 Croácia
Macedônia 1x1 Estônia

Grupo F
Islândia 2x1 Irlanda do Norte
Dinamarca 4x0 Liechtenstein
Espanha 2x0 Letônia

Grupo G
Bulgária 3x0 Luxemburgo
Eslovênia 1x0 Bielorrússia
Albânia 0x1 Holanda

Para a classificação completa, acesse:
http://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/eliminatoriasdaeuro/2007/grupoa.jhtm

domingo, 9 de setembro de 2007

Fique de olho: os jovens do Mundial sub-17

Parabéns à seleção da Nigéria, que conquistou mais um Mundial sub-17. O blog "Futebol em palavras" traz alguns nomes dos possíveis craques do futebol mundial daqui uns anos. Confira!

Neste domingo, a equipe sub-17 da Nigéria conquistou mais um mundial, o 3º até então, igualando-se ao Brasil como os maiores vencedores da competição. A final, contra a Espanha, foi decidida nos pênaltis, após o placar de 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação. O torneio, disputado na Coréia do Sul, foi composto por jogadores nascidos a partir de 1 de janeiro de 1990.

Como destaques do mundial, temos o sempre bom desempenho das seleções africanas em torneios que envolvem jovens jogadores. Desta vez, Gana e Nigéria representaram o continente nas semifinais da competição. E o que melhor há para de destacar: a grande safra de jovens promessas que veio à tona no mundial.

Abaixo, uma lista de alguns jogadores com grandes chances de se tornarem craques no futuro. É o "FIQUE DE OLHO!"


1 - Toni KROOS - Alemanha
Sem dúvidas, o craque da competição. Jogador do Bayern de Munique, Kroos foi o capitão da seleção alemã no mundial e mostrou um excepcional futebol ao levar o time às semifinais. Um verdadeiro camisa 10, o meio campista brilhou e já é tido como o sucessor de Ballack na seleção principal. A prova para tanta esperança veio com o título de melhor jogador do mundial, dado ao jogador, que marcou 5 gols e deu 4 assistências na competição.



2 - BOJAN Krkic - Espanha
Com 17 anos de idade, o jovem atacante da Espanha tem futebol de sobra para figurar na titularidade dos grandes times europeus. Vinculado ao Barcelona, Bojan é o destaque do time espanhol e fez jus a todos os elogios que lhe foram atribuídos, ele deu show no mundial. Infelizmente, o jogador foi expulso contra Gana nas semifinais e não participou da final contra a Nigéria. Será que foi por sua ausência que a "Fúria" não levou a taça? Não duvide.


3 - CHRISANTUS Macauley - Nigéria
Artilheiro do mundial com 7 gols e ainda 3 assistências, Chrisantus é um atacante nato. Ele sabe fazer gols. Escolhido como o 3º melhor jogador da competição, o jovem goleador é uma das grandes revelações do sub-17. Jogador do Abuja, da Nigéria, ele já disse que queria se transferir para o Arsenal, de qualquer forma, depois da artilharia, o que não faltarão são clubes a sua procura.



4 - Ransford OSEI - Gana
O meio-atacante foi o grande destaque da seleção de Gana, 4ª colocada na competição. Capitão da equipe, ele marcou 6 gols (vice-artilheiro) e deu 3 assistências e, com isso, o jogador atrai grandes clubes como Manchester United e Lyon. Osei joga no Kessben FC, de Gana, e em breve deverá se transferir para o Totteham ou Charlton, de acordo com as especulações do mercado da bola.



5 - Henri Lansbury - Inglaterra
O Arsenal é conhecido mundialmente como um "celeiro" de jovens promessas, e não é à toa. A política de busca por jovens talentos, tão apreciada pelo técnico Arséne Wenger, encontra mais um craque: Lansbury. O volante/meio-campista da seleção inglesa mostrou um grande futebol no mundial. Sua técnica espetacular fez o jogador tanto cobrir a defesa quanto se apresentar ao ataque. Com um belo chute de fora da área, o jogador lembra craques como Lampard, Gerrard e o colega de clube Cesc Fabregas.


6 - Franrida - Espanha
Meio campista titular do time sub-17, Mérida traçou sua carreira de forma similar a de Fabregas: era jogador do Barcelona, mas logo cedo se transferiu para o Arsenal. Aliás, é exatamente com Cesc Fabregas que Mérida tem seu futebol comparado. Com boa visão de jogo e bom passe, ele organiza o time de maneira fantástica. Convocado algumas vezes para a reserva do time de Wenger, em breve ele deverá aparecer nos jogos da Carling Cup, disputado pelo time britânico.



7 - Sadick Adams - Gana
Atacante; 4 gols; 6 jogos

8 - Damien Le Tallec - França
Atacante; 4 gols; 1 assistência; 5 jogos

9 - Richard Sukuta-Pasu - Alemanha
Atacante; 4 gols; 7 jogos

10 - Daniel Aquino - Espanha
Meio-campista; 3 gols; 1 assistência; 7 jogos

11 - Victor Moses - Inglaterra
Atacante; 3 gols; 1 assistência; 3 jogos

12 - De Gea - Espanha
Goleiro; 7 jogos

13 - Alex Teixeira - Brasil
Meio-atacante; 2 gols; 3 assistências; 4 jogos

14 - Bates - Estados Unidos
Zagueiro; 3 gols; 4 jogos

15 - Lulinha - Brasil
Meio-campista; 1 gol; 4 jogos

16 - Giulliano - Brasil
Meio-campista; 2 gols; 1 assistência; 4 jogos

17 - Reimond Manco - Peru
Meio-campista; 1 gol; 1 assistência; 7 jogos

terça-feira, 4 de setembro de 2007

Brasileirão 2007: a luta para não cair.

Passada a 23ª rodada do campeonato, já temos uma definição parcial dos rebaixados. América-RN, Náutico e Juventude parecem garantidos na série B, resta saber de quem será a última vaga.



Grêmio, Palmeiras e Botafogo
, exemplo de três times considerados grandes que caíram para a série B do Brasileirão e retornaram logo em seguida. O que eles têm em comum, além disso? Brigam pela vaga da libertadores deste ano.
Fora raríssimas exceções, os times "grandes" que caem de divisão passam por um longo processo de renovação, de reestruturação. Com isso, apesar de todo o sofrimento de disputar a série B, o time pode dar a volta por cima e retornar à série A com objetivos muito além do que brigar na zona de rebaixamento.
Como assim? Quer dizer que o rebaixamento é bom para um time grande? Talvez.

No campeonato brasileiro de 2007, a disputa na parte de baixo da tabela parece bem definida, exceto por uma última vaga entre os quatro clubes que cairão. América-RN, Náutico e Juventude (caso um milagre não venha acontecer) são três nomes certos na série B de 2008. O Mecão (10 pontos) faz uma campanha muito fraca, e aquém do que o time poderia mostrar, jogar mal é uma coisa, "querer" jogar mal é outra bem diferente. O Náutico (21 pontos) é o típico caso de um clube que vai nadar, nadar e acabar morrendo na praia. Com uma boa torcida, o time oscilou muito no campeonato e perdeu pontos importantes em casa, fator crucial para a atual situação do time. Já o Juventude (23 pontos) parece que finalmente jogará a competição que lhe é de direito. Com uma torcida deprimente, o pior público do campeonato, o time se apresenta como um morto-vivo, que de vez em quando ganha uma, empata muitas, e perde demasiados jogos dentro de casa. Com 23 pontos ganhos até aqui o time pode até reagir, mas tudo parece pouco provável.

Resta uma vaga!
Flamengo (26), Atlético Paranaense(26), Paraná Clube (28), Figueirense (28) e Corinthians (30) são os 5 times que brigam para escapar do rebaixamento. Quem vai conseguir?

O Flamengo é o time que aparece na zona de rebaixamento no momento. Com 26 pontos e com um saldo de gols inferior ao do Atlético, o time conta com 2 jogos a menos para reverter a situação. É muito difícil pensar que o Flamengo possa cair para a série B, mas ao analisar com calma a situação rubro-negra no campeonato, é bom o técnico Joel Santana ficar de olhos bem abertos. O dois jogos atrasados são contra o Cruzeiro e Vasco, 2º e 3º colocados, respectivamente, ou seja, nada de duas vitórias garantidas, pelo contrário. O elenco do Flamendo, após as contratações do zagueiro Fábio Luciano, do meia Roger e de Ibson, além do retorno de lesão do atacante Obina, dava indícios de que poderia guinar no campeonato. Mas problemas de contusão, suspensão, dentre outros, vêm abalando o time, que mostra seu treinador como um dos seus pontos mais fracos. De qualquer forma é ainda é muito complicado pensar no Flamengo na série B. Com o argentino Maxi Biancucchi, com Renato Augusto, Obina, Bruno, Juan e Leonardo Moura, o time tem tudo para subir de posições e ficar na sua "15ª colocação" como de costume.

Vejo o Atlético Paranaense como um time fraco, mas que possui amplas condições de permanecer na série A. O time paranista garantiu o que o Flamengo ousou em se desfazer: o técnico Ney Franco. Moda entre os clubes, o técnico tratou de mudar logo o esquema do time para o 3-5-2 e já mostrou resultados positivos ao ganhar do Atlético Mineiro no último fim de semana. Apesar do ataque ter sido o ponto fraco do time no jogo, nomes como Ferreira e Oldoni, além dos meias Ramón e Jan Carlos, podem colocar o time em uma posição intermediária do campeonato. Contudo, ainda existem vários problemas a serem corrigidos, Ney Franco deverá agir rápido para evitar um mal irreversível.

Figueirense(14º) e Paraná(15º) seguem juntos na mesma vibração, se é que ela existe. Com elencos fracos e com uma quietação irritante, ambos possuem a mesma quantidade de pontos (28 pontos), jogos, vitórias, empates e derrotas, com o primeiro com saldo 4 de gols de vantagem. Essa pasmaceira constante pode preocupar no fim do campeonato, visto que dois grandes vêm logo atrás. O Figueirense apóia-se em César Prates e Jean Carlos e joga a próxima rodada contra o Flamengo, fora de casa. Caso perca o jogo, o time entra de vez na briga para não cair. O Paraná vem de derrota humilhante por 6 a 0 para o líder São Paulo, mas que não deve afetar o time. Com Josiel firme na artilharia do campeonato e na titularidade da equipe, a seqüência de 3 jogos (Náutico, Corinthians e Sport) pode trazer bons frutos para o time de Lori Sandri. Uma última notícia abala as estruturas do time: o Náutico fez uma denúncia de que o Paraná jogou com Batista em situação irregular, com isso o time pode perder até 18 pontos. É bom ficar de olho.

O Corinthians, após a boa vitória sobre o Santos, corre por fora na disputa pela última vaga do rebaixamento. Ainda com a eterna sombra dos problemas político-financeiros que atordoam o clube, o timão apresenta uma mistura de jovens com "experientes" para se dar bem no campeonato. Alguém sabe quem é Nilton ou Carlão? Pois é, os dois são titulares do time, o primeiro, inclusive, marcou um golaço contra o Santos, no último jogo. Com o goleiro Felipe em alta; Gustavo Nery jogando bem; Vampeta com moral; Finazzi, Everton Santos e Arce com sorte lá na frente, o time pode até brigar por uma Sul-Americana. O próximo jogo é conra o América-RN, dentro de casa. O treinador interino Zé Augusto está empolgado... Mas cuidado, da mesma forma que pode ficar entre os 10 primeiros, o time pode agarrar com unhas e dentes a vaga que sobra para a série B...
______________________

Palpite - rebaixados:

* América-RN
* Náutico
* Juventude
* ?????????

Vote na enquete (lado direito) e indique quem será o último rebaixado.

sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Uefa Champions League: a sorte foi lançada!

Nesta quinta-feira, 30 de agosto, foram sorteados os grupos dos 32 times participantes da primeira fase da Uefa Champions League 2007/2008.



Com os 8 times teoricamente mais fortes como "cabeças-de-chave" dos grupos, desta vez houve um ou outro grupo de possa ser chamado de "grupo da morte", mas nada comparado ao Grupo A de 2006/2007, que tinha Barcelona, Chelsea e Werder Bremen.

A primeira etapa do maior torneio de clubes do futebol mundial aconteceu: a sorte na escolha dos grupos. O fato é que o espetáculo começa aqui, preparem-se!

A cerimônia aconteceu em Mônaco, na França, e contou com a entrega dos prêmios aos melhores jogadores da última edição da UCL. O Milan, atual campeão, deu um show com a presença de três de seus jogadores entre os 4 premiados da noite. O Brasileiro Kaká foi o destaque, além de receber o prêmio de melhor atacante, ele recebeu o prêmio de melhor jogador da competição. Nada mais justo.

Veja a lista:

Melhor goleiro: Cech (Chelsea)
Melhor defensor: Maldini (Milan)
Melhor meio campista: Seedoorf (Milan)
Melhor atacante: Kaká (Milan)

Melhor jogador: Kaká (Milan)









_____________________________

GRUPOS DA UEFA CHAMPIOS LEAGUE


Grupo A
Liverpool
Porto
Olympique de Marselha
Besiktas

Grupo B
Chelsea
Valencia
Schalke 04
Rosenborg

Grupo C
Real Madrid
Werder Bremen
Lazio
Olympiacos

Grupo D
Milan
Benfica
Celtic
Shakhtar Donetsk
Grupo E
Barcelona
Lyon
Stuttgart
Rangers

Grupo F
Manchester United
Roma
Sporting
Dynamo Kiev

Grupo G
Internazionale
PSV
CSKA Moscou
Fenerbahçe

Grupo H
Arsenal
Sevilla/AEK
Steaua Bucareste
Slavia Praga
_________________

Para evitar comentários repetitivos ou óbvios demais, apenas indico alguns times que devemos ter uma atenção maior nesta UCL. É o "Fique de olho!".

FIQUE DE OLHO!

1 - Lyon: Acostumado a vencer o campeonato Francês com larga vantagem e chegar bem nas fases "mata-mata" da Uefa Champions League, O Lyon não terá vida fácil desta vez. O time caiu no grupo E com o Barcelona como principal força e Stuttgart querendo seu lugar nas oitavas de final. Depois de perder jogadores importantes como Caçapa, Malouda e Carew, o time de Juninho Pernambucano começou mal o Francês e dá indícios que pode cair ainda na fase de grupos da UCL. O Stuttgart é o campeão alemão e não quer fazer feio na competição. O grupo ainda conta com os Rangers, que podem ser surpresa ao se classificarem junto com o Barcelona. De qualquer forma, o time ainda detém a maioria das apostas para ser o 2º lugar do grupo.


2 - Fenerbahçe: O time comandado por Zico terá, enfim, oportunidade de disputar a Uefa Champions League. Com uma relativa experiência na Copa da Uefa, o time turco chega com chances de passar para a segunda fase. O PSV não conta com o zagueiro Alex, grande responsável pelo bom desempenho do time na temporada passada. O CSKA é um bom time, que pode aprontar bastante, mas que não merece tantas preocupações, a não ser o frio de Moscou. E a própria Inter de Milão, cabeça-de-chave do grupo e grande força, que começou muito mal a temporada e não tem um time confiável, principalmente na Uefa Champions League. Se o meia Alex e companhia conquistarem sua vaguinha de 2º lugar, não se surpreendam.


3 - Sevilla: É bem verdade que o time não está classificado para a fase de grupos, por conta da morte do jogador Antônio Puerta, o jogo contra o AEK foi adiado. Mas com a boa vantagem de 2 a 0 no primeiro jogo e com base nos dois times, é muito difícil acreditar que o Sevilla não garanta sua vaga. Com isso, o time merece destaque ao participar da Uefa Champions League. Atual bicampeão da Copa da Uefa, os rojiblancos chegam com um grande time e têm tudo para brigar com o Arsenal pela primeira posição do grupo. De olho neles!

quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Destaques do ITALIANO

Com um grande atraso, abaixo os destaques no fim de semana na Itália...


A briga pelo título nesta temporada será a mais disputada dos últimos tempos. Primeiro porque teremos um campeonato em que atrasos, perda de pontos ou disparidades entre os 4 grandes não existem. Diferente das temporadas anteriores, a 2007/2008 promete ter Milan, Roma, Inter e Juventus na disputa pelo título. O Milan desponta como o favorito, contudo, os demais não se deixarão vencer facilmente. Abaixo, os destaques da primeira rodada do Calccio.


Destaques positivos:

MILAN

Entre manter a base vendedora, porém envelhecida, e renovar o plantel por completo, o Milan vem para a temporada 2007/2008 com a primeira opção. Com uma média de idade que beira os 30 anos, Carlo Ancelotti conta com o brilhantismo de Kaká na luta por mais um campeonato. E tem tudo para conseguir.
As contratações foram modestíssimas. Além de Alexandre Pato, que só poderá jogar em janeiro, e do "Digão", irmão do Kaká, o Milan contratou o também brasileiro Emerson, ex-Real Madrid, e aposta no poder de seu meio de campo (Gattuso, Pirlo, Seedorf e Kaká) para triunfar novamente.
Já no primeiro jogo, os milanistas comprovaram que seu time não está para brincadeiras. O adversário foi o Genoa e o placar foi de 3 a 0 para o Milan, que jogou fora de casa. O menino de ouro Kaká mostrou que mantém a boa fase e marcou dois gols na partida.
A pergunta que fica é: até quando esse time terá pernas para correr? Contratações são necessárias Belursconi!


JUVENTUS
A Vecchia Signora está de volta! Depois do escandâlo de corrupção deflagado na Itália que fez o time cair para a série B, a Juventus retorna à séria A e, como de costume, vai atrás da conquista do título. É bem verdade que o time correrá por fora, visto que não tem um elenco tão bom: encontra-se em uma fase de plena reformulação.
Com Cláudio Ranieri no comando e sem ter contratado grandes nomes, é difícil acreditar que o time possa chegar ao topo, mas para quem tem Buffon, Nedved, Del Piero e Trezeguet, nada é impossível.
O fato de ter não ter participado da série A do Calccio e da Uefa Chamions League, trouxe alguns danos financeiros ao time. Para tanto, a Juve foi às compras com pouco dinheiro no bolso, mas ainda sim, contratou muito bem. Jorge Andrade (Deportivo La Coruña), Almiron (Empoli), Tiago (Lyon), Salihamidzic (Bayern de Munique) e Grygera (Ajax), todas excelentes contratações, que têm tudo para serem titulares. Além desses jogadores, vieram o bom atacante Iaquinta e o meio campista Nocerino, que terão grandes chances de jogo.
O elenco não é espetacular, mas com um trabalho sério e um pouco de sorte, sim, podemos confiar na Juventus como um time candidato ao título. A prova disso foi a estréia do time em casa: goleada de 5 a 1 sobre o Livorno. Com três gols de Trezeguet e dois de Iaquinta, que entrou no segundo tempo de jogo e ainda deu um passe para gol, a "nova velha senhora" é a líder do campeonato.


ROMA
Esquema tático, disciplina e Totti: o trio de ferro da Roma. Na temporada passada o time foi campeão da Copa da Itália, foi vice no Italiano e teve um bom desempenho na UCL, excelentes resultados para uma equipe que não possui grandes nomes no elenco. Com um excelente técnico no comando, Luciano Spaletti, a Roma vem para a temporada 2007/2008 com mudanças que não alteram a base do ano passado, e Totti continua como a principal arma do time da capital.
A Roma fez três contratações importantes: o meia Giuly (Barcelona), o zagueiro Juan (Bayer Leverkusen) e o lateral Cicinho (Real Madrid). Gastou pouco e contratou bem, para as necessidades do plantel.
No gol o brasileiro Doni é insubstituível; Méxes, Juan, Pannuci e Tonetto devem garantir a defesa do time; no meio de campo, Spaletti conta com um leque de opções de devem ser utilizadas durante a temporada: De Rossi, Giuly, Aquilani, Taddei, Mancini, Perrota e o próprio Cicinho, que poderá compor a faixa direita do meio de campo. Para o ataque, o time continua com Totti "isolado" na frente.
Com o 4-5-1 característico do time, a Roma começou muito bem o campeonato italiano ao vencer o bom time do Palermo por 2 a 0, fora de casa. Depois de um grande primeiro tempo, onde marcou os dois gols da partida, Méxes aos 3min e Aquilani aos 27min (golaço), o time administrou o resultado e garantiu os três primeiros pontos na competição.
Talvez o segundo favorito à conquista do título, depois do Milan, o time da Roma mostrou que Totti é especial e dá conta do recado sozinho, imagina só com bons nomes ao seu lado... pois é, ele conta com isso.



Destaque negativo:

INTER DE MILÃO
Apesar de todos os problemas do Calccio que resultaram na descida da Juventus para a série B, e na perda de pontos do Milan, a Internazionale é a atual bicampeã da Itália. Com um elenco espetacular, o time peca por sua irregularidade. A temporada 2007/2008 servirá como prova de que o time é bicampeão não à toa, que os campeonatos vieram por méritos próprios e, não, por problemas dos adversários. Será que vem o tricampeonato?
O elenco é quase o mesmo. Apenas dois jogadores "importantes" foram vendidos: o lateral Fábio Grosso e o zagueiro Andreolli. Em compensação, somente dois chegaram: o bom atacante Suazo (ex-Cagliari), e o grande zagueiro Chivu (ex-Roma). Além destes, chegam como esperanças o defensor Rivas(River-Plate) e os meio-campistas Jiménez(Lazio) e Fatic (Chievo).
O plantel é, sem dúvidas, um dos melhores do mundo, mas no papel. Muito dependente de Stankovic e Ibrahimovic, os craques do time, a Inter vem para esta temporada com o mesmo problema: a lentidão do time. Com um meio de campo envelhecido, um ataque com pouca mobilidade e sem contratações de impacto que possam alterar isso, o time conta com o brilhantismo dos "vic's" para conquistar o Italiano.
Ainda assim, um time que tem nomes como Maicon, Samuel, Cambiasso, Vieira e Figo, além de Stankovic, Ibra e Crespo, com certeza tem respaldo suficiente para receber apostas seguras sobre a conquista do campeonato.
O time consta no destaque negativo por um motivo essencial: foi o único dos 4 grandes a empatar na primeira rodada do Calccio, e em casa. Em pleno Giuzeppe Meazza, a Inter empatou em 1 a 1 com a Udinese. É bem verdade que o time teve uma avalanche de azar no jogo: além do goleiro Júlio Cesar ter sido expulso, Córdoba marcou um gol contra já nos acréscimos do segundo tempo de jogo. De qualquer forma, o time conquistou 1 ponto e já vê os adversários com 2 de vantagem.
Fica de olho Roberto Mancini, nessa temporada não tem moleza não...
__________________

terça-feira, 28 de agosto de 2007

LUTO

Antônio Puerta, lateral do Sevilla, não suporta o estado crítico e falece nesta tarde (terça-feira,28 de agosto).


O lateral de apenas 22 anos desmaiou em campo, na partida contra o Getafe, estréia do time no campeonato Espanhol. O jogador sofreu uma parada cardíaca em campo, onde foi reanimado e levado ao vestiário do time. Lá, Puerta teria sofrido mais duas paradas cardíacas e depois foi levado ao hospital. Segundo informações do jogador Kepa, o lateral Puerta teria sofrido 7 a 8 paradas cardíacas ao todo.

Puerta estava em estado grave e respirava por aparelhos até esta manhã. O estado do jogador piorou devido à complicações cerebrais e ele acabou por falecer por volta das 14 horas.

segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Destaques do Inglês, Alemão e Espanhol.

Confira os destaques do fim de semana nos campeonato Inglês, Alemão e Espanhol. Amanhã tem o resumo do que aconteceu no Italiano, Português, Holandês e Francês. Confira!


CAMPEONATO INGLÊS

Destaque positivo: A quarta rodada do campeonato Inglês contou com a vitória dos quatros grandes times da Inglaterra. Apesar dos jogos bem disputados e dos placares apertados, pela primeira vez, Liverpool, Chelsea, Arsenal e Manchester United ganharam em uma mesma rodada.
O Liverpool jogou contra o fraco Sunderland, fora de casa, e mesmo sem contar com seu capitão, Gerrard, foi bem e garantiu a vitória por 2 a 0, com boa atuação do contratado Voronin. Aliás, o ucraniano é muito bom de bola, fiquem de olho nele!
Já o Arsenal enfrentou o então líder e sensanção do campeonato Manchester City. Melhores no jogo, os Gunners venceram por 1 a 0, com um golaço do meia Fabregas, que a cada dia se consolida como craque. pouco diferente do que se esperava, o Arsenal faz um bom começo de temporada e quem sabe com uma ou duas grandes contratações eles possam brigar por algo mais na competição...
O Manchester United não jogou bem. Sem Ronaldo e Rooney, suspenso e contudido, respectivamente, o time parecia perdido em campo. O Totteham, que jogou nos contra-ataques, teve as melhores chances da partidas, com dois pênaltis duvidosos não marcados pelo árbitro. Aos 35 minutos do segundo tempo, momento em que o Totteham estava bem melhor na partida, o português e estreante Nani, acerta um belo chute de fora da área e garante a vitória dos Reds, em Old Trafford.
O Chelsea jogou contra o bom Portsmouth e venceu também pelo placar mínimo. Agora líder isoaldo da competição com 10 pontos, o time de José Mourinho ainda tenta se acertar. Como assim, eles não são os líderes? São, mas ainda não jogaram o futebol que costumam jogar. O destaque fica pra Frank Lampard, que apesar de estar com um futebol muito abaixo do seu normal, sempre aparece como o ponto de desequilíbrio das partidas, prova disso é a artilharia do campeonato.

Destaque Negativo: Derby County. Com mais uma derrota, a 3ª em 4 jogos, o time dá indícios de que será o saco de pancadas do campeonato. Apesar de jogar em casa, no Pride Park, e do apoio da torcida, o time do técnico Billy Davies perdeu para o Birmingham por 2 a 1, e é o grande favorito para a lanterna da Premier Legaue.
Rapidinhas:
* O Valencia, da Espanha, acertou a contratação do meia português Manuel Fernandes, do Benfica, mas que estava emprestado ao Everton. Depois de uma temporadade destaque no time inglês, que não conseguiu comprá-lo em definitivo, o jogador de 21 ano foi contratado por 12 milhões de euros. Excelente Valencia!
** O atacante Luque foi contratado pelo Ajax, da Holanda, junto ao New Caslte. Com a presença de Oba Oba Martins, Owen, Ameobi e Viduka no ataque, Luque percebeu que a reserva não seria o ideal. O valor da trasnferência não foi divulgado.
*** Com mais uma derrota no campeonato, o técnico do Totteham, Martin Jol, pode ter seus dias contados no comando do time, mesmo porque, com o grande elenco que tem nas mãos, 3 pontos em 4 jogos não é um começo animador. O técnico Juande Ramos, do Sevilla, foi o primeiro a recusar o cargo, esperemos para ver se aparece outro nome.


CAMPEONATO ALEMÃO

Destaques positivos:
1 - Bayern de Munique. 3 jogos, 3 vitórias, 10 gols marcados e nenhum sofrido. Este é o saldo o "Super Bayern" até o momento. A última vitória foi o 3 a 0 no Hannover 96, com excelente atuação de Ribery e da torcida, que compareceu com quase 70 mil pessoas no Allianz-Arena. O que mais impressiona no time não são os números e, sim, o futebol apresentado pelo time. Sem dúvidas o melhor futebol do mundo no momento. Com Ribéry, Klose e Luca Toni no comando da equipe, e com grandes jogadores correndo por fora, como Schweinsteiger, Hamit Altintop e Zé Roberto, o Bayern é o líder isolado do Alemão e tem tudo para ser campeão o mais breve possível.
2 - Arminia Bielefeld, Bochum e Eintracht Frankfurt. Os três times ocupam a 2ª, 3ª e 4ª posições, respectivamente. Se não candidatos ao rebaixamento, os times citados são no máximo concorrentes do meio da tabela. Sim, é uma surpresa a presença deles no topo. O bom início indica que eles não brigarão na zona de rebaixamento e com um trabalho sério e eficiente, a presença de algum entre os dez primeiros será uma beleza.
Na sexta-feira, o Bochum venceu o Hamburg por 2 a 1. No sábado, o Arminia fez 2 a 0 no Hertha Berlim, com destaque para a atuação do atacante Wichniarek. Já o Eintracht Frankfurt ganhou três pontos ao derrotar o fraco Hansa Hostock por 1 a 0
3 - Depois de 2 jogos e 2 derrotas, nada melhor que enfrentar um adversário facro, golear e pensar em subir na tabela. É esse o objetivo do Borussia Dortmund, que venceu Energie Cottbus por 3 a 0 e conquistou seus primeiros pontos da competição. Destaque para atuação de Klimowicz, que entrou no segundo tempo e marcou dois gols na partida.

Destaque negativo: Hansa Hostock e Energie Cottbus. Junto com o Duisburg, talvez sejam os principais candidatos ao rebaixamento neta temporada, e eles "não decepcionaram" até aqui. Com as últimas posições da tabela, ambos perderam neste fim de semana e comprovam as expectativas: lutarão para não cair. Com já foi dito, o Hansa Hostock perdeu para o Eintracht Frankfurt, e o Cottbus para o Borussia.

Rapidinhas:
* Carlos Eduardo, a jovem promessa do Grêmio, acertou sua transferência para o Hoffenheim, da segunda divisão alemã. O Grêmio receberá 7 milhões de euros pelo jogador, de apenas 19 anos. E em caso de uma futura negociação, o clube ainda receberia 20% do valor total da transação.
** Ao contrário do seu companheiro de seleção e ex-companheiro de clube Mineiro, o volante Josué não estreou bem no campeonato Alemão. Defendendo o Wolfsburg, ele ganhava o jogo por 1 a 0 até que recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. O adversário Schalke 04 assumiu o controle da partida e no fim do jogo conseguiu o empate.

CAMPEONATO ESPANHOL

Destaques positivos:
1 - O clássico de Madrid. Com cerca de 200 milhões de euros em novas contratações, Real Madrid e Atlético de Madrid estrearam no campeonato espanhol com o clássico da capital. Melhor durant boa parte do jogo, o Real conseguiu os três pontos aos virar o placar de 1 a 0 para 2 a 1. Com quase 80 mil pessoas no Santiago Bernabéu podemos ver dois times com grandes jogadores, mas que ainda precisam de muito entrosamento para a disputa do título. Logo no 1º minuto de jogo Aguero marca para o Atlético. O sempre presente Raul empata a partida. E como destaque, o estreante Sneijder, autor do gol da virada do Real Madrid.
2 - A goleada do Sevilla. Apesar de ter sofrido o primeiro gol e conseguir virar somente após a expulsão de dois jogadores do Getafe, a vitória por 4 a 1 em cima do time de Michael Laudrup mostra que Juande Ramos, técnico do Sevilla, quer mais do que uma vaga para a UCL, e pode conseguir. Sem grandiosos jogadores, mas com um grande time, o Sevilla tem em seu treinador e em nomes como Renato, Kanouté e o próprio Daniel Alves, alvo de fortes especulações, tudo o que precisa para conquistar o campeonato Espanhol. Barcelona e Real Madrid que se cuidem!
3 - Almería. Canditado ao rebaixamento, o time conseguiu um belíssima vitória, fora de casa, em cima do Deportivo La Coruña. O placar de 3 a 0 mostra que o time pode se livrar da 2ª divisão facilmente.

Destaques negativos:
1 - A derrota por 3 a 0, em casa, do então sonhador ao título Valencia, para o duvidoso Villareal foi uma das grandes supresas do fim de semana. É bem verdade que o placar deveu-se muito por conta das expulsões de Joaquín e David Villa, os craques do time. De qualquer forma, é bom o Valencia ficar atento, começar desse jeito não leva um time ao título...
2 - Apesar de jogar fora de casa, o "quarteto mágico" do Barcelona não saiu do 0 a 0 com o modesto Racing Santander. O time catalão tem que tomar muito cuidado para seu técnico, Frank Rijkaard, não se perder com tantos craques e acabar com um fiasco, assim como a temporada passada. A formação do time foi algo interessante. Valdéz, Zambrota, Olaguer, Thuram e Abidal foram os titulares da defesa. Xavi, Yaya Touré e Iniesta ficaram no meio de campo, à frente da defesa, e Messi, Ronaldinho e Eto'o, no ataque. No segundo tempo, Rijkaard colocou Deco no lugar de Toure e Henry no lugar de Messi, mas nada adiantou.
Vale lembrar que o estreante pelo Racing, Smolarek, entrou no segundo tempo e ainda conseguiu ser expulso.

Rapidinhas:
* Ronaldinho Gaúcho obteve nesta segunda-feira a cidadania espanhola, fato que abre uma vaga de extra-comunitário no time do Barcelona, já que Eto'o e Yaya Touré ocupam duas vagas. Com isso, Giovanni dos Santos vê a oportunidade certa para entrar de vez para o time principal do Barcelona.
** Depois de não ser negociado com o Chelsea, o lateral direito do Sevilla, Daniel Alves, se recusou a vijar com o time para Atenas, onde enfrentam o AEK, pela Uefa Champions League. O presidente do Sevilla revelou duras críticas ao jogador: "O jogador se negou a viajar com o clube que lhe paga e coloco isso a par da opinião pública para que saibam de que tipo de profissional estamos falando. É uma falta de profissionalismo e de respeito com o clube e com seus companheiros." disse José Maria Del Nido. É muito provável que Daniel Alves não continue com o Sevilla, mas para onde ele iria? Para o Chelsea não creio mais, será para o Real Madrid? Se for, talvez seja o plano do Schuster montar dois times para ser campeão e vice da UCL...
*** Durante a partida de estréia contra o Getafe, o lateral Antônio Puerta desmaiou em campo. O jogador foi reanimado pelos médicos ainda no campo, mas a caminho do hospital o jogador sofreu uma parada cardíaca. O jogador, que passou por uma situação de risco de vida, ainda está em estado grave, com a utilização de aparelhos e sedativos.

quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Real Madrid anuncia a contratação de Robben


Holandês é contratado por 32 milhões de euros!


A contratação do holandês Arjen Robben merece destaque porque os 32 milhões de euros pagos pelo Real Madrid ao Chelsea para adquirir o jogador, colocam o time merengue na liderança do mercado de transferências. Com esta contratação, fica evidente o dom do Real Madrid de inflacionar o mercado da bola: já são 113 milhões de euros gastos em contratações.

Junto com Robben, o Real Madrid anunciou o lateral argentino Heinze, ex-Manchester United, contratado por 12 milhões de euros. Semana passada o clube havia apresentado os holandeses Drenthe (Feyenoord, 14 milhões de euros) e Sneijder (Ajax, 25 milhões de euros), que juntos somam quase 40 milhões de euros. A lista de gastos ainda conta com o zagueiro Pepe, que chegou após a incrível quantia de 30 milhões de euros, paga ao Porto, de Portugal. E em transferências livres (sem gasto de dinheiro) chegaram três jogadores: Saviola(Barcelona), Metzelder(Borussia Dortmund) e Dudek(Liverpool).

Depois de perder de forma desastrosa a Super Copa da Espanha, para o Sevilla, todos ficam com a interrogação na cabeça: até onde chegará este Real Madrid? Tudo depende do técnico Bernd Schuster. Com um grande elenco nas mãos, o alemão terá que provar porque foi contratado, o difícil é conseguir...

Apesar de absurdamente altas, creio que as contratações do Real Madrid nesta temporada foram boas, ao contrário do que muitos pensam. O zagueiro Pepe foi destaque no Porto e de fato é um grande zagueiro. Metzelder é titular da seleção alemã (inclusive na Copa do Mundo 2006), e fez uma boa temporada pelo Borussia. Saviola todos conhecem e apesar de ser muito irregular, veio de graça do rival Barcelona e pode oferecer muito ao time. Heinze não é "ô cara", mas sem dúvida pode dar jeito no setor esquerdo defensivo do Real. O goleiro Dudek será reserva e pouco utilizado, portanto não há o que falar.

Os últimos são motivos para sonhar com um futuro melhor. Robben, Sneijder e Drenthe, três jogadores que merecem muita atenção. Aliás, contando com Van Nistelrooy, o Real Madrid é o clube com mais holandeses no mundo. Aos poucos eles conquistarão a titularidade e mostrarão que os valores gastos não foram tão absurdos assim, eles são craques, podem esperar!

__________________

RAPIDINHAS:

*Chelsea contrata Belleti. Depois de Daniel Alves estar a um passo do time inglês, o lateral direito Belleti, ex-Barcelona, foi contratado para firmar-se como o titular da posição dos Blues. A transferência ficou em 5,5 milhões de euros e o contrato é válido por três anos. Loucura do Mourinho? Economia do Roman Abramovich? Sim, pode ser.

*A Roma anunciou a contratação do brasileiro Cicinho, ex-Real Madrid. Insatisfeito com a reserva no time espanhol, Cicinho busca novos horizontes na Itália. O compatriota Mancini começou como lateral e hoje é quase um atacante... talvez seja um bom exemplo a seguir. O valor da transferência foi de 8 milhões de euros e o contrato é de 5 anos.

*Os cofres do Real Madrid parecem multiplicar dinheiro. Diego Milito, do Zaragoza, e Berbatov, do Totteham, são nomes bem especulados em Madrid. Schuster já avisou querer um atacante fixo para dividir os trabalhos com o Nistelrooy, será que vem mais uma mega contratação por aí? Se realmente algum vier, a transferência deve girar em torno de 30 milhões de euros.

terça-feira, 21 de agosto de 2007

Super Copa da Espanha: Sevilla campeão!


Parabéns Rojiblancos!

Neste domingo, 19 de agosto, o Sevilla sagrou-se campeão da Super Copa da Espanha, após uma vitória por 5 a 3 sobre o Real Madrid. O placar agregado foi de 6 a 3 para os Rojiblancos, depois de uma vitória por 1 a 0 em casa.
O destaque do confronto foi o futebol do Sevilla. Um time bem estruturado taticamente e que conta com jogadores prontos para fazer a diferença, como Kanouté, Daniel Alves e Renato, os melhores do jogo de domingo.
Sem dúvidas, o grande responsável pelo excelente desempenho do Sevilla nas últimas temporadas é o técnico Juande Ramos. Com uma política de poucos gastos e grandes contratações, mas uma vez o treinador monta um time que tem tudo para brigar com Barcelona e Real Madrid pelo primeiro posto do campeonato Espanhol.
_____________________


REAL MADRID - um começo nada animador...

Para quê o futebol bonito?

Contrário à lógica, o Real Madrid demitiu o então técnico Fábio Capello, após a conquista de mais um campeonato Espanhol. Ao que tudo indica, o motivo foi o futebol apresentado pelo time, afinal de contas, para o Real Madrid não basta ganhar, tem que jogar bonito! Será que para os Merengues o título não é tão importante assim? É, não deve ser.
O alemão Bernd Schuster, que levou o modesto Getafe ao 9º lugar no Espanhol, foi contratado com um objetivo claro: fazer o time jogar bem e bonito. Nada disso aconteceu. Depois de gastar mais de 70 milhões de euros em contratações, como o zagueiro Pepe, o lateral Drenthe e o meia Sneijder, o Real Madrid não encontrou um futebol competitivo, muito menos um futebol de campeão. A derrota para o Sevilla, em pleno Santiago Bernabéu, por 5 a 3, e a conseqüente perda da Super Copa da Espanha, foi o ponto crucial para os mais diversos pensamentos sobre este time.

O Real Madrid começou a temporada com um erro: demitiu o técnico Fábio Capello. Apesar de ter em seus times um futebol reconhecidamente "feio", ele é um dos grandes técnicos do futebol mundial, e a conquista do Espanhol 2006/2007, foi a maior prova disso. Para o seu lugar, o clube aposta em Schuster, um técnico que levou o Getafe à final da Copa do Rei, mas que não possui um currículo para assumir este posto. Ainda assim é bom esperar, vamos ver o que ele tem nas mangas.
O time que o alemão tem nas mãos é muito bom no papel. Sim. Cassilas, Cannavaro, Sérgio Ramos, Cicinho, Drenthe, Diarra, Guti, Sneijder, Robinho, Saviola, Raul, Nistelrooy, e por aí vai. São excelentes nomes para se montar um plantel campeão. O problema é conseguir.

O meio de campo é o grande defeito do time. Depois da saída de Zidane, o Real Madrid perdeu seu ponto de referência e joga da defesa para o ataque sem utilizar muito o meio de campo. O jogador ideal para o setor seria o brasileiro Kaká, ou mesmo nomes como Ballack (que rejeitou o Real) e Riquelme (não sei por que não é contratado). Sem eles, o time buscou na Holanda uma alternativa: Sneijder. Recém-chegado ao time, o menino de ouro do Ajax pode até dar um jeito no meio de campo, mas ainda passa longe de ser um jogador confiável para resolver os problemas dos Merengues.

A superioridade do Sevilla na conquista da Super Copa deixa os torcedores de plantão em alerta e batata do técnico Schuster ainda não está assando, mas poderá torrar se o time continuar com esse futebol medíocre que apresentou até agora.
De qualquer forma, a temporada de fato ainda não começou. O bom desempenho no Getafe mostrou que Bernd Schuster tem qualidades e poderá formar um Real Madrid que dá espetáculo e, acima de tudo, ganha campeonatos. Basta falar menos e fazer mais!
_____________________

Rapidinhas de Madrid:

*Contratado por 30 milhões de euros (o maior valor da temporada até então), o zagueiro Pepe, ex-Porto, atuou muito mal até o momento. Contra o Sevilla, até pênalti ele cometeu. Será a maldição da defesa do Real Madrid? Cannavaro foi o melhor do mundo em 2006 e nunca se firmou como tal em Madrid. Já Pepe, foi um dos melhores zagueiros da europa na temporada passada, será que ele vai ser mais uma fiasco a passar pelo Real Madrid?

*O lateral esquerdo, R. Drenthe, mais conhecido como o filho de Edgar Davids, estreou bem pelo Real Madrid. Além do golaço, ele se apresentou bem pelo lado esquerdo do time. Deverá assumir a titularidade o quanto antes, o menino é craque!

*Julio Batipsta voltou do empréstimo ao Arsenal e parece estar de malas prontas para partir. O destino pode ser Zaragoza, em uma transação que envolveria o atacante Diego Milito, um dos jogadores na lista do técnico alemão.

*Depois de perder espaço para Diarra e Fernando Gago, o volante brasileiro Emerson acertou sua transferência para o Milan. O valor da transferência ficou em 5 milhões de euros e o contrato é de 2 temporadas. Emerson é mais um brasileiro que chega ao rubro-negro de Milão, que já tem os canarinhos Ronaldo, kaká, Dida, Digão, Serginho, Cafu e Pato.
Palavras de Emerson: "Será mais um desafio na minha carreira, e estou muito motivado por voltar a jogar na Itália e reencontrar companheiros que jogaram comigo na Seleção Brasileira, como Ronaldo, Dida, Cafu e Kaká", concluiu.