domingo, 13 de julho de 2008

Qual será o destino de Ronaldinho?

Parado há mais de 6 meses por causa de uma contusão na perna esquerda, Ronaldinho Gaúcho encontra-se diante de uma das perguntas mais complicadas de sua carreira: qual será seu destino nesta temporada?

Participação nas Olimpíadas, saída do Barcelona, rumores envolvendo sua transferência para Milan ou Manchester City... nada está concretizado, e seu pensamento gira em torno de recuperar sua boa forma.



Ronaldinho Gaúcho, assim como outros craques brasileiros, iniciou sua carreira no futebol de maneira meteórica. Aos 17 anos ganhou o campeonato brasileiro sub-17 pelo Grêmio, aos 18 ele já era titular do time do Grêmio e encantava o Brasil com suas jogadas. Aos 19 anos, estreou na seleção brasileira na Copa América, e foi o protagonista do título do Campeonato Gaúcho, marcando o gol da vitória contra o Internacional, em 1999.

Em 2001 ele se transferiu para o Paris Saint-Germain, após assinar um contrato "às escondidas" com o clube francês. O Grêmio acabou sem lucro na sua transferência (vale lembrar que o PSG teve que pagar 4,5 milhões de euros ao Grêmio, segundo uma determinação da FIFA). Depois de duas temporadas, ele é vendido ao Barcelona pela quantia de 27 milhões de euros, onde se torna ídolo até então.

Na temporada passada, depois de sofrer uma tendinite na perna esquerda(1 de janeiro de 2008), Ronaldinho teve a contusão agravada e ficou mais de 6 meses de fora dos gramados. Com a crise instalada no clube catalão, que culminou com a saída do técnico Frank Rijkaard, o jogador brasileiro encontra-se em sua pior relação com o Barcelona nessas 4 temporadas que ele esteve na Espanha.
O novo técnico, Josep Guardiola, fez questão de dizer que não gostaria de contar com Ronaldinho Gaúcho para a próxima temporada. Essa declaração aliada à falta de forma de Ronaldinho Gaúcho com uma pitada de interesse, de ambas as partes, por uma transferência, nos leva a crer que a saída do Barcelona está cada vez mais próxima.

A grande dúvida no momento é qual será o destino de Ronaldinho Gaúcho. Como ninguém pode responder esta pergunta (a não ser os dirigentes do Barcelona ou o próprio jogador), nada melhor do que analisar qual seria o melhor para o gaúcho, independente do clube que ele irá jogar.

É importante que fique claro que a permanência de Ronaldinho no clube não pode ser totalmente descartada. Mas com a proposta de reformulação do time feita por Guardiola, com nomes como Messi, Bojan e Henry, além do interesse em outros jogadores de frente, definitivamente essa não é a melhor opção para o brasileiro no momento.

Nessa semana, Ronaldinho Gaúcho confirmou sua extrema vontade de participar das Olimpíadas em agosto, mas o Barcelona vetou sua presença e publicou um comunicado dizendo que o jogador deve se apresentar amanhã (segunda-feira) no clube, para começar os treinamentos da pré-temporada.
Ao que tudo indica, o brasileiro não irá se apresentar amanhã, continuando com sua preparação física aqui no Brasil. Com isso, acreditar que o jogador irá continuar no clube é difícil.



Dois times estão na "briga" pela contratação de Ronaldinho: Milan e Manchester City. Este, já fez uma proposta oficial de 30 milhões de euros, que está sendo analisada pelo Barcelona. Para o City, nota-se que dinheiro não é problema, mas para assegurar o Gaúcho no campeonato inglês, talvez seja necessário mais do que isso. Por mais que haja investimento, por mais que o City contrate Ronaldinho, é difícil acreditar que o time irá brigar pelas primeiras posições do inglês, consolidadas por Manchester United, Chelsea, Arsenal e Liverpool. A transferência para Manchester pode ser o início de um final de carreira fracassado...


Contudo, segundo o jornal "Gazzetta dello Sport", Ronaldinho está muito próximo de um acerto com o Milan. De acordo com a reportagem, o jogador e o clube já teriam acertado as bases salariais(6,5 milhões de euros anuais com contrato até 2010), e o negócio deve acontecer nas próximas 48 horas. Pasmem, o acordo ficaria em torno de 15 milhões de euros.
A transferência para o Milan deve acontecer, mas não será por "míseros" 15 milhões de euros. No clube italiano, com a devida preparação física e psicológica, "R10" terá condições de brilhar novamente.


Enquanto nada é definido, Ronaldinho Gaúcho realiza treinamentos diários em Porto Alegre, sob a coordenação do preparador físico da seleção brasileira, Paulo Paixão, afim de retornar à sua boa forma e poder participar das Olímpiadas em alto nível.

No mais, ao invés do título da postagem, fica a pergunta: "Qual o melhor destino para Ronaldinho?"

Um comentário:

Maurício disse...

O melhor destino para ele, quem deve decidir é ele mesmo. Antes disso, porém, é preciso saber qual sua verdadeira aspiarção: jogar bola ou viver uma vida de festas e sem comprometimento.

Dependendo da resposta, a sua pergunta também se responde.

Em tempo: convido a acessar a mais nova coluna da Trivela: Futebol Alpino traz tudo sobre a bola que rola na Áustria e na Suíça.

Abraços!

http://jornalismoesporteclube.blogspot.com
http://febremundialista.blogspot.com
www.olheiros.net