terça-feira, 25 de setembro de 2007

NÁUTICO - a força do "Timbu"

Por mais uma vez, o blog pede desculpas pela baixa freqüência de postagens. O tempo tem sido o sonho de consumo deste blogueiro.


Com 4 vitórias consecutivas o Náutico sai da zona de rebaixamento e já almeja uma vaga na Copa Sul-Americana. É sonhar demais?
Não. E o trabalho do técnico Roberto Fernandes comprova a negação.

Abaixo, um pouco da história do clube, desempenho no Brasileirão 2007, perspectivas na competição, estatísticas, destaques do time... e uma entrevista com Roberto Fernandes, cedida pelo site Náuticonet.


Ao longo do campeonato Brasileiro, o Náutico era visto pela maioria, dentre os quais se inclui este que vos fala, como um time certo a cair para a 2ª divisão. Com um elenco fraco e um desempenho abaixo das expectativas, o time era constante na zona de rebaixamento e levava consigo o dito popular "vai nadar, nadar e morrer na praia". Entretanto, contrário a muitos prognósticos, o impressionante aconteceu: o time saiu da zona e já planeja a classificação para a Sul Americana. Mas como?
Nas últimas cinco partidas, o Náutico empatou uma e venceu as outras quatro. Foram 13 pontos conquistados em 15 possíveis, uma marca sensacional na reta final do campeonato. O trabalho do técnico Roberto Fernandes é espetacular e o grande responsável pela superação do time. Além disso, vale destacar o surgimento de bons nomes no elenco, casos como Acosta, Elicarlos, Júlio César, Geraldo, Sidny e Felipe.
Atualmente com 33 pontos no campeonato e na 16ª posição, o time continua com a mesma pontuação do Corinthians, primeiro time da zona, mas está a somente três pontos do Internacional, nono colocado. São nove times separados por apenas 3 pontos, ou seja, fora os opostos da tabela, com São Paulo e América de Natal, nada está definido no campeonato. O Náutico, da mesma forma que pode cair, como previa a maioria, pode também classificar-se para a Sul Americana, talvez até na frente do rival Sport (33 pontos).
O próximo jogo é contra o Atlético Paranaense, no Estádio dos Aflitos, excelente oportunidade para consolidar-se fora do rebaixamento. O Furação ocupa a 11ª posição, com 35 pontos. O time conta com dois sérios desfalques, o volante Elicarlos e o goleiro Eduardo, substituidos respectivamente por Radamés e Fabiano.
Com o pensamento de que 45 pontos são suficientes para manter-se na série A do Brasileiro, o Náutico precisa de "apenas" 4 vitórias nos 11 jogos que ainda tem para disputar no campeonato. Ao que tudo indica, esse objetivo será alcançado, até mesmo pela falta de ambição de times como Paraná, Figueirense e Juventude. Resta saber se a força do "Timbu" será capaz de levar o time ao "algo mais" na competição.


# MASCOTE - "Timbu"
O Náutico é conhecido como "Timbu", uma espécie de marsupial encontrado na zona da mata pernambucana. A mascote foi escolhido em um jogo contra o América, em 1934. Diz a história que, no intervalo de jogo, o técnico do time preferiu conversar com os jogadores no centro do campo. Um dirigente do Náutico levou uma garrafa de conhaque para os jogadores beberem, com o intuito de mantê-los aquecidos. Foi então que a torcida adversária gritou "timbu, timbu!", pelo fato de que o animal é apreciador da bebida. O jogo acabou 3 x 1 para o Náutico e a partir desse dia, o mascote oficial do clube era o timbu.


# ESTATÍSTICAS NO BRASILEIRÃO - dados retirados do site Uol
- 3º melhor ataque do campeonato, com 43 gols, atrás apenas de Botafogo (45) e Cruzeiro (63).
- O time possui a maior média de finalizações no campeonato, com 15,1 por partida.
- É o time que mais fica impedido, com 3,4 por jogo.
- Como estatística negativa e grande problema do time, o Náutico é o que mais recebe cartões amarelos e vermelhos, são 83 e 14, respectivamente.

# ESTRUTURA
O Náutico é proprietário do "Eládio de Barros Carvalho", mais conhecido como Estádio dos Aflitos, com capacidade para 30 mil pessoas sentadas. Além do estádio, o clube possui o Centro de Treinamento Senador Wilson Campos que, dentre outras, tem quatro campos oficias, alojamentos, vestiários e uma área de aproximadamente 49 hectares.

# HISTÓRIA
O Clube Náutico de Capibaribe foi fundado em 1901, no Recife, Pernambuco.Sua origem remonta a 1897, quando dois grupos de remadores da cidade se reuniram sob a liderança de João Alfarra com a intenção de formar uma agremiação. O remo, aliás, foi a principal modalidade esportiva do clube por um bom tempo.
O futebol do time só foi ganhar destaque em 1915, quando foi criada a Liga Sportiva Pernambucana, com a participação dos clubes pernambucanos, inclusive o Náutico.
Em 1934, o clube conquistou seu primeiro campeonato estadual e, assim, começava a despontar para a modalidade. Aos poucos uma bela estrutura foi formada e, hoje, o clube detém a marca de 21 campeonatos estaduais. Vale salientar que o Náutico possui alguns feitos importantes dentre do estado de Pernambuco, dentre eles, o de ser o único hexacampeão e por 3 vezes, ter sido campeão invicto.
Em 1967, o time da capital conquistou o vice-campeonato brasileiro, ou da Taça Brasil. Com isso, o Náutico conseguiu uma participação inédita na Copa Libertadores da América.



# ENTREVISTA COM ROBERTO FENANDES

É com prazer que exponho no blog uma parte da bela entrevista do técnico Roberto Fernandes, cedida ao site NáuticoNet, através da repórter Ana Campos.

Roberto Fernandes é o típico "técnico revelação" que tem tudo para se firmar aos poucos como um dos grandes do futebol nacional. Há 11 anos trabalhando como treinador, ele é o atual comandante do Náutico, time que o projetou para o cenário brasileiro. Torcedor do Náutico, Fernandes não esconde a satisfação em trabalhar no clube e a ambição de conquistar muito pelo "Timbu".

Como a maioria dos garotos que sonham com o futebol, Roberto queria ser jogador. Aos 25 anos, porém, sem sucesso como jogador, ele decidiu seguir a carreira de técnico. Natural do Recife, Pernambuco, ele partiu para São Paulo com o objetivo de especializar-se na profissão. Ele estudou, fez cursos, acompanhou de perto equipes importantes do Brasil e, assim, conseguiu desenvolver um lado teórico bastante aguçado.

O profissional Roberto Fernandes
"Um dia antes dos jogos, trabalhava minha equipe pela manhã e a tarde deixava ela com o preparador físico e ia assistir os treinos táticos do São Paulo, Palmeiras."
"Enxergo muito além. Trabalho de forma minuciosa na observação de atletas de futebol. Tenho um banco de dados que poucos treinadores possuem no país. E se tratando de jogadores pouco conhecidos, só conheço o Paulo Comelli que também faz este tipo de acompanhamento."
"E sempre trabalhei só. Nunca tive empresário ou algo do tipo. Cheguei nos clubes que passei através de um trabalho bem feito nos anteriores."

O carinho pelo Náutico
"Em São Paulo, me viam como um profissional capacitado. Mas não existe diferença em trabalhar no Náutico ou em outro clube. Tem um sabor especial, por retornar ao meu Estado, por ter amigos no clube e um carinho grande por ele."
"Garanto que a intolerância do torcedor alvirrubro não será diferente, caso os resultados não apareçam, por que um dia torci pelo Náutico. Mas o prazer é muito grande de hoje está aqui. Não era um objetivo, até por que todas as minhas oportunidades significativas foram fora de Recife." "Passei por clubes com grandes torcidas - como Vila Nova e Ceará e disputei três vezes o segundo melhor campeonato do país, o Paulista. Mas estou orgulhoso de comandar o Náutico."

Carreira de treinador
"Um treinador não se faz apenas de títulos, mas de conquistas também. Eu tenho apenas um título, mas conquistei vários acessos importantes. A chance do Náutico ser campeão brasileiro é quase zero, mas se eu conseguir uma classificação para a Sul Americana, é uma grande conquista. Em São Paulo, os clubes avaliam o trabalho que você realizou, de maneira mais fria. Eles valorizam mais os resultados, e não só títulos."

Estrutura do Náutico
"A estrutura do clube me surpreendeu e decepcionou ao mesmo tempo. Surpreendeu pelo Náutico possuir um gigante adormecido - O Centro de Treinamento - algo tão grande. E me decepcionou por ele estar desacordado. O espaço físico é muito bom. O primeiro passo já foi dado, agora a próxima direção do clube tem que priorizar o CT e fazer ele funcionar de verdade, procurar parcerias e injetar dinheiro. Digo ao torcedor, já conheci vários CTs, o do São Paulo, Palmeiras, Atlético/PR, Internacional, Coritiba e posso garantir que nenhum possuí a área que o Náutico tem. O CT hoje é composto de três campos, mas apenas um pronto e não ideal, por ser duro demais para treinos. O clube tem que entender que um investimento feito lá, tem retorno. Se o Náutico vender só um atleta, já paga este custo. O clube tem que priorizar duas coisas atualmente: a permanência na primeira divisão e o CT, até mais do que um título estadual."

Roberto: 11 anos depois...
"Mudei muito, e como. Você adquire experiência e vai estudando e aprendendo cada vez mais. Aprendi que o jogador de futebol tem que ter ambição. E isso que cobro no elenco do Náutico, mais ambição de vencer. Não podemos ter medo de crescer."

Trabalho com os jogadores
"Para mim, se resume em respeito, honestidade e parceria. A honestidade de você olhar no olho do teu jogador e conversar com ele. Respeito, pois trabalho com o comando e não com o poder. Não sou autoritário, através da honestidade e do diálogo, o trabalho fica mais fácil; e parceria, que é fundamental. É ter conversas com o elenco, sentir os jogadores."

Roberto palestrante e psicólogo?
"Hoje sou membro da Associação Brasileira de Treinadores - ABT e ministro palestras para técnicos que estão começando. Acho que o treinador também tem que ter este lado psicólogo. Quando cheguei no Náutico, o elenco estava com este lado abalado. Conversei com os atletas e estamos conseguindo reverter isso. · A preleção do Roberto Fernandes "Converso tudo que foi treinado, abordo os fatores importantes do jogo - clima, condição de gramado, adversário e circunstâncias. Nada de novo em questão tática. Lembro jogadas ensaiadas e encerro com algo que estimule os atletas. Quero meus jogadores saindo da sala com vontade de vencer, de correr feito um tigre. Só não aceito que o grupo não se dê ao máximo. Quero que eles voltem para o vestiário com a certeza de que fizeram o máximo, se não, o bicho pega."

O elenco do Náutico
"Estou formando durante a competição. Sabemos das nossas limitações e cada atleta têm consciência disso. Por isso, temos que superar estes limites, e ai que entra a ambição. Precisamos produzir mais. Reforços ainda vão chegar. Mas quero que o torcedor entenda que não posso fazer milagre."

Futuro...
"Após realizar meu trabalho aqui no Náutico pretendo voltar para São Paulo para um time de ponta, que possa me dar visibilidade e estrutura para chegar no meu objetivo principal hoje, treinar um time da Europa, que tenha um campeonato bem disputado. E muito futuramente, claro, a Seleção Brasileira. Todo treinador sonha em chegar lá. Mas isso penso daqui há 15 anos, mais o menos. Nosso futebol é muito desigual. A estrutura, trabalho, patrocínio, organização, administrativo, dinheiro, tudo é muito diferente. Uma boa condição de trabalho te faz dar a oportunidade de chegar mais rápido no sucesso. E meu objetivo é dá uma seqüência de trabalho boa, para que eu possa ser um vencedor."

Roberto fora do futebol...
"Se não estou trabalhando esqueço futebol. Odeio ver jogo que não me interesse. Faz tempo que não assisto uma partida da seleção...nem me lembro qual foi a última. Futebol como torcedor, jamais, esqueça - risos. Se não estiver trabalhando e chegarem para mim para conversar sobre futebol, vou embora." "Gosto de uma boa praia, de tranqüilidade. Sou muito tranqüilo. Ver o pôr do sol, o nascer dele. Mas nada de muito movimento. Até que gostava de viajar, mas a profissão já me deixou enjoado e até por que também, tenho pavor de avião."

Recado para o torcedor alvirrubro
"Acredite. Acredite e apóie. Este campeonato que o Náutico está disputando, o mais difícil e nos mantermos nele. Este Brasileiro é o mais complicado de todos os outros 11 que o Náutico disputou na Série B. O índice de equipes que sobem em um ano e no outro caem é grande. Mesmo com nossas limitações e dificuldades, não abandone o time. Este é o momento de união. Compareça aos jogos, apóie e torça até o final. Depois, se as coisas não derem certo, proteste, mas apenas quando o jogo acabar. Durante o jogo complica. A intolerância é sem dúvida a principal arma do aliado quando ele joga fora de casa. E nosso grupo ainda não está equilibrado da forma que eu quero. Então, paciência é o que eu peço."


# FIQUE DE OLHO: os destaques do time

Acosta - meia ofensivo
Uruguaio de nascimento, Beto Acosta tem 30 anos de idade, e nos seus altos 1,90m, mostrou uma coisa neste campeonato: sabe fazer gols. Com 14 gols até então, é o vice-artilheiro do Brasileiro. Um meia atacante de referência, Acosta é o ponto de apoio do time na luta por algo mais na competição. No campeonato, Acosta ficou visado pela mídia depois de marcar 4 gols na partida contra o Botafogo, no dia 9 de setembro. O jogador já passou pelo Defensor Sporting, pelo Cerrito e, por último, pelo Peñarol, todos do Uruguai.


Elicarlos - volante
Com apenas 22 anos, o jovem jogador do Náutico se destaca por sua raça, determinação e regularidade no setor defensivo do time. Muito forte na marcação e técnico da saída para o jogo. E apesar de ser o "cão de guarda" do time, Elicarlos, até o jogo contra o Sport, tinha apenas 4 cartões amarelos no campeonato, com impressionantes 27 jogos disputados no total de 28. Contra o Sport, ele teve a infelicidade de fazer uma falta violenta em Carlinhos Bala, apagado até então, e foi expulso. Contudo, isso não tira o brilho do garoto, que já acertou sua transferência para o Cruzeiro.


Outros nomes que merecem destaque:

Júlio César
Posição: Lateral Esquerdo
Idade: 25 anos
Altura: 1,73m
Peso: 70Kg
Último clube: Cabofriense/ RJ

Sidny
Posição: Lateral Direito
Idade: 26 anos
Altura: 1,67m
Peso: 58Kg
Último clube: Salgueiro/PE

Geraldo
Posição: Meio campista
Idade: 33 anos
Altura: 1,74m
Peso: 75Kg
Último clube: Coritiba/PR

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Mourinho fora do Chelsea - e agora José?

Na noite desta quarta-feira o clube Chelsea FC anunciou oficialmente que José Mourinho não é mais o técnico dos Blue's, depois de um acordo comum às duas partes. Com muitas incógnitas no ar, o relativo insucesso da equipe na temporada passada, os últimos resultados do time e, principalmente, o degaste de Mourinho com o dono do clube, Roman Abramovich, foram cruciais para sua saída.


Se fôssemos listar os melhores técnicos da atualidade, com certeza o nome de José Mourinho estaria entre os primeiros. Com uma curta carreira até então, o português já detém todos os títulos que teve oportunidade de competir. Uefa Champions League, Copa da Uefa, campeonato português e campeonato Inglês são algumas de suas conquistas.
A ordem natural dos fatos nos diz que um grande técnico deve estar em um grande clube. Fora do Chelsea e sem clubes grandes à procura de técnicos no momento, uma pergunta que nos vêm à cabeça: e agora José? Qual será o próximo desafio de Mourinho? A seleção portuguesa, um sonho do treinador, parece ser o caminho mais certo no momento, e uma possível "troca" de técnicos, com Luiz Felipe Scolari assumindo o comando do Chelsea, seria aliar o útil ao agradável tanto à seleção quanto ao clube. Ainda assim, outros nomes estão em xeque, como é o caso do cotadíssimo Guus Hiddink, atual técnico da Rússia, e do então "desempregado" Fábio Capello.

Quanto ao futuro de Mourinho nada se sabe. Como dito, um grande sonho de José Mourinho é comandar a seleção portuguesa. Com os problemas enfrentados por Felipão e com a adoração sem igual dos portugueses a Mourinho, este sonho pode virar realidade o quanto antes. Aos demais técnicos do mundo um alerta: o "Special One" está disponível, cuidado.


MOTIVOS DA SAÍDA

Relação desgastada. Em nota oficial, o clube inglês afirmou que o motivo para a saída de José Mourinho foi o desgaste de sua relação com o time (ou terá sido com Abramovich?). No comunicado, o clube deixou claro que Mourinho saiu "de comum acordo" com o Chelsea, ou seja, o técnico não foi despedido nem mesmo pediu demissão.
A contratação "forçada" de Shevchenko e a chegada do diretor de futebol Avraham Grant, ambas impostas por Roman Abramovich, foram importantes para essa "rixa" entre o dono e o técnico do time. Contudo, o que mais prejudicou José Mourinho no comando do Chelsea e influenciou na sua retirada do clube foi a falta de títulos importantes na temporada passada. Depois de perder a Premier League para o Manchester United, o time de Londres viu o Liverpool avançar para a final e mais uma vez Mourinho parava nas semifinais da Uefa Champions League, sonho do Chelsea até então.
De qualquer forma, todos estes fatores se resumem ao exposto pelo Chelsea: o desgaste de Mourinho. Não muito com o clube, porque os torcedores o idolatravam e os jogadores o adoravam, mas talvez um desgaste com Abramovich, com Grant ou mesmo com a própria situação pela qual o clube passa.
Trecho da nota oficial do clube:
"O motivo da decisão tomada foi termos acreditado que o desgaste havia começado a ter impacto no desempenho do time, e os resultados recentes apoiavam esta visão. Não queríamos que isso continuasse ou afetasse mais o clube".


CHELSEA SEM MOURINHO - o que esperar?

Grandes clubes da Europa muitas vezes são reconhecidos pela figura do seu técnico, assim acontece com o Milan (Carlo Ancelotti), com o Manchester United (Alex Fergunson) e com tantos outros. Com o Chelsea não foi diferente, o time era a cara de Mourinho. Não se pensava em Chelsea sem fazer logo uma associação ao técnico português. Quando a torcida começou a cantar seu nome nos jogos, em todos os jogos, a identidade com o time ficou cada vez maior.
Com a sua saída tão repentina, todos ficam com as dúvidas: como fica o time daqui pra frente? Quem será o novo técnico? Será que o Chelsea vai conseguir alguma coisa depois dessa "bomba"?
Enquanto um novo treinador não é contratado, o comando do time fica com Steve Clark, técnico-assistente, e Avraham Grant, diretor esportivo que já teve experiência como técnico de clubes de Israel e da seleção do país. Ambos conduzirão o time nesta árdua tarefa de "reestruturação", e logo neste sábado, enfrentam o Manchester United em Old Trafford, confronto que poderá colocar o Chelsea em crise profunda ou afastar todo esse ar sombrio que ronda Stamford Bridge. A pergunta que não quer calar: quanto tempo eles ficarão no comando do time?
De acordo com o comunicado do clube:
“O clube está muito satisfeito por Grant ser um homem experiente que chegou em um momento difícil. Clarke faz parte do Chelsea e será parte crucial no gerenciamento da equipe para o futuro”


Por fim, uma humilde "aposta" do Blog no próximo técnico do Chelsea:
Guus Hiddink - atual técnico da Rússia


E para vocês, quem será o técnico do Chelsea? Qual o mais indicado para assumir o comando da equipe?

terça-feira, 18 de setembro de 2007

UCL - o espetáculo vai começar!

18 de setembro de 2007, data de início da Uefa Champions League 07/08. Abram as cortinas, o espetáculo vai começar!


Conhecida como a maior competição interclubes do mundo, o torneio existe desde a temporada 1955/1956, quando ainda era chamada de Taça dos Clubes Campeões. Em 1992, mudaram-se o formato e o nome, que passou a ser Uefa Champions League, ou Liga dos campeões.

Para esta temporada, Barcelona, Chelsea, Milan, Liverpool e Manchester United se destacam como principais favoritos ao título, como de costume nas últimas edições. Real Madrid, Inter de Milão e Roma serão bastante competitivos e chegar nas fases finais do torneio não deverá ser um sonho tão distante. Arsenal, Sevilla, Valencia e Lyon chegam como incógnitas, o que esperar deles?

Peço-lhes desculpas por não haver no blog uma análise completa e detalhada dos grupos da UCL. A falta de tempo tem sido um fator prepoderante para a carência de boas postagens no Blog. Sem mais delongas, logo abaixo, apenas os palpites da 1ª rodada da fase de grupos da UCL 07/08.

Para análises completas, o Blog indica a série "Especial Champions League 2007/08", do Blog Opinião FC. Além das análises e matérias especiais do site Trivela, confira o "Especial UCL".


Pitacos - 1ª rodada UCL

Real Madrid 3 x 1 Werder Bremem
Milan 4 x 1 Benfica
Chelsea 3 x 1 Rosenborg
Porto 2 x 1 Liverpool
Schalke 04 2 x 1 Valencia
Olympiacos 1 x 1 Lazio
Shakhtar Donetsk 2 x 1 Celtic

Rangers 2 x 1 Stuttgart
Barcelona 2 x 0 Lyon
Roma 3 x 0 Dynamo de Kiev
Sporting 1 x 1 Manchester United
PSV 1 x 1 CSKA
Fenerbahçe 1 x 2 Inter de Milão
Arsenal 2 x 2 Sevilla
Slavia 0 x 0 Steaua

___________________________


Por fim, três perguntas sobre esta fase de grupos da UCL:

1 - Qual será a maior decepção?

2 - Qual será a maior supresa?

3 - Qual será o destaque?

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

O lado "Balboa" de Felipão...

Quarta-feira, 12 de setembro. Mais uma "data Fifa" com rodada das Eliminatórias da Euro-2008. Portugal 1 x 1 Sérvia seria mais um empate sem sabor se não houvesse o gol inválido marcado pela Sérvia aos 41 minutos do segundo tempo que culminou no soco que Felipão, técnico de Portugal, deu em Dragutinovic, jogador sérvio.

Veja o vídeo:



Para assitir o vídeo completo da confusão Scolari-Dragutinovic, baixe no link que segue: http://www.4shared.com/file/24136191/e900b65a/


Jogar em casa (estádio José Alvalade - Lisboa) contra a Sérvia, com o apoio de quase 50 mil torcedores, é vitória certa para a seleção de Portugal, certo? Quase. Com um belo primeiro tempo de jogo, os comandados de Felipão abriram o placar logo aos 10min, com Simão Sabrosa em cobrança de falta. Durante boa parte do jogo, Portugal pressionou bastante, mas nada do 2º gol sair. É então que, aos 41 minutos do 2º tempo, sob o ditado "quem não faz, leva", a Sérvia empata o jogo com Ivanovic, em impedimento.
Com o empate, a seleção portuguesa, vice-campeã da edição passada na Euro, fica com 17 pontos, atrás de Polônia (21) e Finlândia (19). Mesmo com um jogo a menos, Scolari encontra-se em uma situação delicada: pode não classificar Portgual para a Euro 2008.

Contudo, o jogo foi marcado não pelo tropeço de Portugal e, sim, pela confusão no fim da partida que envolveu Luiz Felipe Scolari, técnico da seleção portuguesa, e Dragutinovic, jogador da Sérvia. De acordo com o próprio Felipão, tudo começou quando Ricardo Quaresma partiu em direção ao árbitro para reclamar do lance do gol sérvio. Foi então que Dragutinovic "estacionou" à frente de Quaresma, e a confusão iniciou-se.
Scolari, com um ímpeto nato, partiu para cima do zagueiro a fim de "defender" Quaresma. Na briga, uma cena lamentável: a agressão de Felipão ao zagueiro sérvio Dragutinovic. Como viram no vídeo acima, o técnico brasileiro socou o jogador adversário no rosto. Deplorável!
Por mais que se tenha uma confusão, por mais que os nervos estejam à "flor da pele", por mais que se esteja certo (e não é este o caso), em hipótese alguma, um profissional pode cometer uma sandice como essa. E tratando-se do técnico de uma seleção de futebol, tudo só piora. A atitude foi sofrível, foi reprovável, algo que devemos refutar de imediato, e sempre.

Felipão, técnico muito admirado por quem vos fala, responderá pelo o que fez. Sem sombra de dúvidas, ele será julgado e punido com alguns meses de afastamento do cargo técnico, e com razão. É uma pena. Mas talvez seja o ponto crucial para sua saída da seleção lusa. Muito criticado ultimamente, o brasileiro pode rumar para novos horizontes. Clubes não faltam à procura de seus ensinamentos e quando se pensa em seleção, a brasileira urge por sua volta.


FOTOS:






















Outros resultados das Eliminatórias Euro-2008:

Grupo A
Finlândia 0x0 Polônia
Cazaquistão 2x2 Bélgica
Portugal 1x1 Sérvia

Grupo B
Lituânia 2x1 Ilhas Faroe
Ucrânia 1x2 Itália
França 0x1 Escócia

Grupo C
Noruega 2x2 Grécia
Turquia 3x0 Hungria
Bósnia 0x1 Moldávia

Grupo D
Eslováquia 2x5 País de Gales
Chipre 3x0 San Marino
República Tcheca 1x0 Irlanda

Grupo E
Andorra 0x6 Croácia
Macedônia 1x1 Estônia

Grupo F
Islândia 2x1 Irlanda do Norte
Dinamarca 4x0 Liechtenstein
Espanha 2x0 Letônia

Grupo G
Bulgária 3x0 Luxemburgo
Eslovênia 1x0 Bielorrússia
Albânia 0x1 Holanda

Para a classificação completa, acesse:
http://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/eliminatoriasdaeuro/2007/grupoa.jhtm

domingo, 9 de setembro de 2007

Fique de olho: os jovens do Mundial sub-17

Parabéns à seleção da Nigéria, que conquistou mais um Mundial sub-17. O blog "Futebol em palavras" traz alguns nomes dos possíveis craques do futebol mundial daqui uns anos. Confira!

Neste domingo, a equipe sub-17 da Nigéria conquistou mais um mundial, o 3º até então, igualando-se ao Brasil como os maiores vencedores da competição. A final, contra a Espanha, foi decidida nos pênaltis, após o placar de 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação. O torneio, disputado na Coréia do Sul, foi composto por jogadores nascidos a partir de 1 de janeiro de 1990.

Como destaques do mundial, temos o sempre bom desempenho das seleções africanas em torneios que envolvem jovens jogadores. Desta vez, Gana e Nigéria representaram o continente nas semifinais da competição. E o que melhor há para de destacar: a grande safra de jovens promessas que veio à tona no mundial.

Abaixo, uma lista de alguns jogadores com grandes chances de se tornarem craques no futuro. É o "FIQUE DE OLHO!"


1 - Toni KROOS - Alemanha
Sem dúvidas, o craque da competição. Jogador do Bayern de Munique, Kroos foi o capitão da seleção alemã no mundial e mostrou um excepcional futebol ao levar o time às semifinais. Um verdadeiro camisa 10, o meio campista brilhou e já é tido como o sucessor de Ballack na seleção principal. A prova para tanta esperança veio com o título de melhor jogador do mundial, dado ao jogador, que marcou 5 gols e deu 4 assistências na competição.



2 - BOJAN Krkic - Espanha
Com 17 anos de idade, o jovem atacante da Espanha tem futebol de sobra para figurar na titularidade dos grandes times europeus. Vinculado ao Barcelona, Bojan é o destaque do time espanhol e fez jus a todos os elogios que lhe foram atribuídos, ele deu show no mundial. Infelizmente, o jogador foi expulso contra Gana nas semifinais e não participou da final contra a Nigéria. Será que foi por sua ausência que a "Fúria" não levou a taça? Não duvide.


3 - CHRISANTUS Macauley - Nigéria
Artilheiro do mundial com 7 gols e ainda 3 assistências, Chrisantus é um atacante nato. Ele sabe fazer gols. Escolhido como o 3º melhor jogador da competição, o jovem goleador é uma das grandes revelações do sub-17. Jogador do Abuja, da Nigéria, ele já disse que queria se transferir para o Arsenal, de qualquer forma, depois da artilharia, o que não faltarão são clubes a sua procura.



4 - Ransford OSEI - Gana
O meio-atacante foi o grande destaque da seleção de Gana, 4ª colocada na competição. Capitão da equipe, ele marcou 6 gols (vice-artilheiro) e deu 3 assistências e, com isso, o jogador atrai grandes clubes como Manchester United e Lyon. Osei joga no Kessben FC, de Gana, e em breve deverá se transferir para o Totteham ou Charlton, de acordo com as especulações do mercado da bola.



5 - Henri Lansbury - Inglaterra
O Arsenal é conhecido mundialmente como um "celeiro" de jovens promessas, e não é à toa. A política de busca por jovens talentos, tão apreciada pelo técnico Arséne Wenger, encontra mais um craque: Lansbury. O volante/meio-campista da seleção inglesa mostrou um grande futebol no mundial. Sua técnica espetacular fez o jogador tanto cobrir a defesa quanto se apresentar ao ataque. Com um belo chute de fora da área, o jogador lembra craques como Lampard, Gerrard e o colega de clube Cesc Fabregas.


6 - Franrida - Espanha
Meio campista titular do time sub-17, Mérida traçou sua carreira de forma similar a de Fabregas: era jogador do Barcelona, mas logo cedo se transferiu para o Arsenal. Aliás, é exatamente com Cesc Fabregas que Mérida tem seu futebol comparado. Com boa visão de jogo e bom passe, ele organiza o time de maneira fantástica. Convocado algumas vezes para a reserva do time de Wenger, em breve ele deverá aparecer nos jogos da Carling Cup, disputado pelo time britânico.



7 - Sadick Adams - Gana
Atacante; 4 gols; 6 jogos

8 - Damien Le Tallec - França
Atacante; 4 gols; 1 assistência; 5 jogos

9 - Richard Sukuta-Pasu - Alemanha
Atacante; 4 gols; 7 jogos

10 - Daniel Aquino - Espanha
Meio-campista; 3 gols; 1 assistência; 7 jogos

11 - Victor Moses - Inglaterra
Atacante; 3 gols; 1 assistência; 3 jogos

12 - De Gea - Espanha
Goleiro; 7 jogos

13 - Alex Teixeira - Brasil
Meio-atacante; 2 gols; 3 assistências; 4 jogos

14 - Bates - Estados Unidos
Zagueiro; 3 gols; 4 jogos

15 - Lulinha - Brasil
Meio-campista; 1 gol; 4 jogos

16 - Giulliano - Brasil
Meio-campista; 2 gols; 1 assistência; 4 jogos

17 - Reimond Manco - Peru
Meio-campista; 1 gol; 1 assistência; 7 jogos

terça-feira, 4 de setembro de 2007

Brasileirão 2007: a luta para não cair.

Passada a 23ª rodada do campeonato, já temos uma definição parcial dos rebaixados. América-RN, Náutico e Juventude parecem garantidos na série B, resta saber de quem será a última vaga.



Grêmio, Palmeiras e Botafogo
, exemplo de três times considerados grandes que caíram para a série B do Brasileirão e retornaram logo em seguida. O que eles têm em comum, além disso? Brigam pela vaga da libertadores deste ano.
Fora raríssimas exceções, os times "grandes" que caem de divisão passam por um longo processo de renovação, de reestruturação. Com isso, apesar de todo o sofrimento de disputar a série B, o time pode dar a volta por cima e retornar à série A com objetivos muito além do que brigar na zona de rebaixamento.
Como assim? Quer dizer que o rebaixamento é bom para um time grande? Talvez.

No campeonato brasileiro de 2007, a disputa na parte de baixo da tabela parece bem definida, exceto por uma última vaga entre os quatro clubes que cairão. América-RN, Náutico e Juventude (caso um milagre não venha acontecer) são três nomes certos na série B de 2008. O Mecão (10 pontos) faz uma campanha muito fraca, e aquém do que o time poderia mostrar, jogar mal é uma coisa, "querer" jogar mal é outra bem diferente. O Náutico (21 pontos) é o típico caso de um clube que vai nadar, nadar e acabar morrendo na praia. Com uma boa torcida, o time oscilou muito no campeonato e perdeu pontos importantes em casa, fator crucial para a atual situação do time. Já o Juventude (23 pontos) parece que finalmente jogará a competição que lhe é de direito. Com uma torcida deprimente, o pior público do campeonato, o time se apresenta como um morto-vivo, que de vez em quando ganha uma, empata muitas, e perde demasiados jogos dentro de casa. Com 23 pontos ganhos até aqui o time pode até reagir, mas tudo parece pouco provável.

Resta uma vaga!
Flamengo (26), Atlético Paranaense(26), Paraná Clube (28), Figueirense (28) e Corinthians (30) são os 5 times que brigam para escapar do rebaixamento. Quem vai conseguir?

O Flamengo é o time que aparece na zona de rebaixamento no momento. Com 26 pontos e com um saldo de gols inferior ao do Atlético, o time conta com 2 jogos a menos para reverter a situação. É muito difícil pensar que o Flamengo possa cair para a série B, mas ao analisar com calma a situação rubro-negra no campeonato, é bom o técnico Joel Santana ficar de olhos bem abertos. O dois jogos atrasados são contra o Cruzeiro e Vasco, 2º e 3º colocados, respectivamente, ou seja, nada de duas vitórias garantidas, pelo contrário. O elenco do Flamendo, após as contratações do zagueiro Fábio Luciano, do meia Roger e de Ibson, além do retorno de lesão do atacante Obina, dava indícios de que poderia guinar no campeonato. Mas problemas de contusão, suspensão, dentre outros, vêm abalando o time, que mostra seu treinador como um dos seus pontos mais fracos. De qualquer forma é ainda é muito complicado pensar no Flamengo na série B. Com o argentino Maxi Biancucchi, com Renato Augusto, Obina, Bruno, Juan e Leonardo Moura, o time tem tudo para subir de posições e ficar na sua "15ª colocação" como de costume.

Vejo o Atlético Paranaense como um time fraco, mas que possui amplas condições de permanecer na série A. O time paranista garantiu o que o Flamengo ousou em se desfazer: o técnico Ney Franco. Moda entre os clubes, o técnico tratou de mudar logo o esquema do time para o 3-5-2 e já mostrou resultados positivos ao ganhar do Atlético Mineiro no último fim de semana. Apesar do ataque ter sido o ponto fraco do time no jogo, nomes como Ferreira e Oldoni, além dos meias Ramón e Jan Carlos, podem colocar o time em uma posição intermediária do campeonato. Contudo, ainda existem vários problemas a serem corrigidos, Ney Franco deverá agir rápido para evitar um mal irreversível.

Figueirense(14º) e Paraná(15º) seguem juntos na mesma vibração, se é que ela existe. Com elencos fracos e com uma quietação irritante, ambos possuem a mesma quantidade de pontos (28 pontos), jogos, vitórias, empates e derrotas, com o primeiro com saldo 4 de gols de vantagem. Essa pasmaceira constante pode preocupar no fim do campeonato, visto que dois grandes vêm logo atrás. O Figueirense apóia-se em César Prates e Jean Carlos e joga a próxima rodada contra o Flamengo, fora de casa. Caso perca o jogo, o time entra de vez na briga para não cair. O Paraná vem de derrota humilhante por 6 a 0 para o líder São Paulo, mas que não deve afetar o time. Com Josiel firme na artilharia do campeonato e na titularidade da equipe, a seqüência de 3 jogos (Náutico, Corinthians e Sport) pode trazer bons frutos para o time de Lori Sandri. Uma última notícia abala as estruturas do time: o Náutico fez uma denúncia de que o Paraná jogou com Batista em situação irregular, com isso o time pode perder até 18 pontos. É bom ficar de olho.

O Corinthians, após a boa vitória sobre o Santos, corre por fora na disputa pela última vaga do rebaixamento. Ainda com a eterna sombra dos problemas político-financeiros que atordoam o clube, o timão apresenta uma mistura de jovens com "experientes" para se dar bem no campeonato. Alguém sabe quem é Nilton ou Carlão? Pois é, os dois são titulares do time, o primeiro, inclusive, marcou um golaço contra o Santos, no último jogo. Com o goleiro Felipe em alta; Gustavo Nery jogando bem; Vampeta com moral; Finazzi, Everton Santos e Arce com sorte lá na frente, o time pode até brigar por uma Sul-Americana. O próximo jogo é conra o América-RN, dentro de casa. O treinador interino Zé Augusto está empolgado... Mas cuidado, da mesma forma que pode ficar entre os 10 primeiros, o time pode agarrar com unhas e dentes a vaga que sobra para a série B...
______________________

Palpite - rebaixados:

* América-RN
* Náutico
* Juventude
* ?????????

Vote na enquete (lado direito) e indique quem será o último rebaixado.