terça-feira, 4 de setembro de 2007

Brasileirão 2007: a luta para não cair.

Passada a 23ª rodada do campeonato, já temos uma definição parcial dos rebaixados. América-RN, Náutico e Juventude parecem garantidos na série B, resta saber de quem será a última vaga.



Grêmio, Palmeiras e Botafogo
, exemplo de três times considerados grandes que caíram para a série B do Brasileirão e retornaram logo em seguida. O que eles têm em comum, além disso? Brigam pela vaga da libertadores deste ano.
Fora raríssimas exceções, os times "grandes" que caem de divisão passam por um longo processo de renovação, de reestruturação. Com isso, apesar de todo o sofrimento de disputar a série B, o time pode dar a volta por cima e retornar à série A com objetivos muito além do que brigar na zona de rebaixamento.
Como assim? Quer dizer que o rebaixamento é bom para um time grande? Talvez.

No campeonato brasileiro de 2007, a disputa na parte de baixo da tabela parece bem definida, exceto por uma última vaga entre os quatro clubes que cairão. América-RN, Náutico e Juventude (caso um milagre não venha acontecer) são três nomes certos na série B de 2008. O Mecão (10 pontos) faz uma campanha muito fraca, e aquém do que o time poderia mostrar, jogar mal é uma coisa, "querer" jogar mal é outra bem diferente. O Náutico (21 pontos) é o típico caso de um clube que vai nadar, nadar e acabar morrendo na praia. Com uma boa torcida, o time oscilou muito no campeonato e perdeu pontos importantes em casa, fator crucial para a atual situação do time. Já o Juventude (23 pontos) parece que finalmente jogará a competição que lhe é de direito. Com uma torcida deprimente, o pior público do campeonato, o time se apresenta como um morto-vivo, que de vez em quando ganha uma, empata muitas, e perde demasiados jogos dentro de casa. Com 23 pontos ganhos até aqui o time pode até reagir, mas tudo parece pouco provável.

Resta uma vaga!
Flamengo (26), Atlético Paranaense(26), Paraná Clube (28), Figueirense (28) e Corinthians (30) são os 5 times que brigam para escapar do rebaixamento. Quem vai conseguir?

O Flamengo é o time que aparece na zona de rebaixamento no momento. Com 26 pontos e com um saldo de gols inferior ao do Atlético, o time conta com 2 jogos a menos para reverter a situação. É muito difícil pensar que o Flamengo possa cair para a série B, mas ao analisar com calma a situação rubro-negra no campeonato, é bom o técnico Joel Santana ficar de olhos bem abertos. O dois jogos atrasados são contra o Cruzeiro e Vasco, 2º e 3º colocados, respectivamente, ou seja, nada de duas vitórias garantidas, pelo contrário. O elenco do Flamendo, após as contratações do zagueiro Fábio Luciano, do meia Roger e de Ibson, além do retorno de lesão do atacante Obina, dava indícios de que poderia guinar no campeonato. Mas problemas de contusão, suspensão, dentre outros, vêm abalando o time, que mostra seu treinador como um dos seus pontos mais fracos. De qualquer forma é ainda é muito complicado pensar no Flamengo na série B. Com o argentino Maxi Biancucchi, com Renato Augusto, Obina, Bruno, Juan e Leonardo Moura, o time tem tudo para subir de posições e ficar na sua "15ª colocação" como de costume.

Vejo o Atlético Paranaense como um time fraco, mas que possui amplas condições de permanecer na série A. O time paranista garantiu o que o Flamengo ousou em se desfazer: o técnico Ney Franco. Moda entre os clubes, o técnico tratou de mudar logo o esquema do time para o 3-5-2 e já mostrou resultados positivos ao ganhar do Atlético Mineiro no último fim de semana. Apesar do ataque ter sido o ponto fraco do time no jogo, nomes como Ferreira e Oldoni, além dos meias Ramón e Jan Carlos, podem colocar o time em uma posição intermediária do campeonato. Contudo, ainda existem vários problemas a serem corrigidos, Ney Franco deverá agir rápido para evitar um mal irreversível.

Figueirense(14º) e Paraná(15º) seguem juntos na mesma vibração, se é que ela existe. Com elencos fracos e com uma quietação irritante, ambos possuem a mesma quantidade de pontos (28 pontos), jogos, vitórias, empates e derrotas, com o primeiro com saldo 4 de gols de vantagem. Essa pasmaceira constante pode preocupar no fim do campeonato, visto que dois grandes vêm logo atrás. O Figueirense apóia-se em César Prates e Jean Carlos e joga a próxima rodada contra o Flamengo, fora de casa. Caso perca o jogo, o time entra de vez na briga para não cair. O Paraná vem de derrota humilhante por 6 a 0 para o líder São Paulo, mas que não deve afetar o time. Com Josiel firme na artilharia do campeonato e na titularidade da equipe, a seqüência de 3 jogos (Náutico, Corinthians e Sport) pode trazer bons frutos para o time de Lori Sandri. Uma última notícia abala as estruturas do time: o Náutico fez uma denúncia de que o Paraná jogou com Batista em situação irregular, com isso o time pode perder até 18 pontos. É bom ficar de olho.

O Corinthians, após a boa vitória sobre o Santos, corre por fora na disputa pela última vaga do rebaixamento. Ainda com a eterna sombra dos problemas político-financeiros que atordoam o clube, o timão apresenta uma mistura de jovens com "experientes" para se dar bem no campeonato. Alguém sabe quem é Nilton ou Carlão? Pois é, os dois são titulares do time, o primeiro, inclusive, marcou um golaço contra o Santos, no último jogo. Com o goleiro Felipe em alta; Gustavo Nery jogando bem; Vampeta com moral; Finazzi, Everton Santos e Arce com sorte lá na frente, o time pode até brigar por uma Sul-Americana. O próximo jogo é conra o América-RN, dentro de casa. O treinador interino Zé Augusto está empolgado... Mas cuidado, da mesma forma que pode ficar entre os 10 primeiros, o time pode agarrar com unhas e dentes a vaga que sobra para a série B...
______________________

Palpite - rebaixados:

* América-RN
* Náutico
* Juventude
* ?????????

Vote na enquete (lado direito) e indique quem será o último rebaixado.

6 comentários:

Leandro Silva disse...

Concordo com os três rebaixados que você falou. E o quarto eu acredito que será o Figueirense.
Obrigado pelos elogios ao meu blog. O seu também é muito bom.
Como é que você conheceu o meu?
Abraços

Anônimo disse...

A outra vaga com certeza vai ser do Flamengo!!!!!
Se Deus quiser, vou ver o Flamengo na segundona um dia!
Espero que seja esse ano.


Allan - Fortaleza CE

Anônimo disse...

Concordo com os 3 citados por vc, e acho que a última vaga fique com o CAP, que nos jogos que vi não mostrou capacidade alguma de se manter na série A, mesmo sendo concerteza um dos clubes mais estruturados do páis.

Só uma coisa o Carlão só é titular, quando o Nery estiver fora, nos último jogo por lesão, por sorte essa tranqueira é só reserva xD

Parabéns pelo Blog, está ótimo.

Maurício disse...

Todo ano eu errava os rebaixados, mas este ano tava muito na cara! Apostei nesses três + o Figueirense, mas acredito que ainda vai sobrar pro Paraná...

abraços

Ergos [Gustavo Vargas] disse...

E aí cara, beleza?

Acho que o Juventude não pode ser dado como morto não. Beto Almeida está conseguindo tirar o máximo do grupo, que obteve diante do Cruzeiro a terceira vitória consecutiva.

América-RN e Náutico já subiram rebaixados. O Paraná fará companhia a eles. A outra vaga para o inferno fica entre Juventude, Figueirense, Atlético-PR e Goiás. O Flamengo não cai.

Abraço!

Butina disse...

Errata. Atlético é time PARANAENSE, não paranista. Paranista é torcedor do Paraná.