quarta-feira, 12 de setembro de 2007

O lado "Balboa" de Felipão...

Quarta-feira, 12 de setembro. Mais uma "data Fifa" com rodada das Eliminatórias da Euro-2008. Portugal 1 x 1 Sérvia seria mais um empate sem sabor se não houvesse o gol inválido marcado pela Sérvia aos 41 minutos do segundo tempo que culminou no soco que Felipão, técnico de Portugal, deu em Dragutinovic, jogador sérvio.

Veja o vídeo:



Para assitir o vídeo completo da confusão Scolari-Dragutinovic, baixe no link que segue: http://www.4shared.com/file/24136191/e900b65a/


Jogar em casa (estádio José Alvalade - Lisboa) contra a Sérvia, com o apoio de quase 50 mil torcedores, é vitória certa para a seleção de Portugal, certo? Quase. Com um belo primeiro tempo de jogo, os comandados de Felipão abriram o placar logo aos 10min, com Simão Sabrosa em cobrança de falta. Durante boa parte do jogo, Portugal pressionou bastante, mas nada do 2º gol sair. É então que, aos 41 minutos do 2º tempo, sob o ditado "quem não faz, leva", a Sérvia empata o jogo com Ivanovic, em impedimento.
Com o empate, a seleção portuguesa, vice-campeã da edição passada na Euro, fica com 17 pontos, atrás de Polônia (21) e Finlândia (19). Mesmo com um jogo a menos, Scolari encontra-se em uma situação delicada: pode não classificar Portgual para a Euro 2008.

Contudo, o jogo foi marcado não pelo tropeço de Portugal e, sim, pela confusão no fim da partida que envolveu Luiz Felipe Scolari, técnico da seleção portuguesa, e Dragutinovic, jogador da Sérvia. De acordo com o próprio Felipão, tudo começou quando Ricardo Quaresma partiu em direção ao árbitro para reclamar do lance do gol sérvio. Foi então que Dragutinovic "estacionou" à frente de Quaresma, e a confusão iniciou-se.
Scolari, com um ímpeto nato, partiu para cima do zagueiro a fim de "defender" Quaresma. Na briga, uma cena lamentável: a agressão de Felipão ao zagueiro sérvio Dragutinovic. Como viram no vídeo acima, o técnico brasileiro socou o jogador adversário no rosto. Deplorável!
Por mais que se tenha uma confusão, por mais que os nervos estejam à "flor da pele", por mais que se esteja certo (e não é este o caso), em hipótese alguma, um profissional pode cometer uma sandice como essa. E tratando-se do técnico de uma seleção de futebol, tudo só piora. A atitude foi sofrível, foi reprovável, algo que devemos refutar de imediato, e sempre.

Felipão, técnico muito admirado por quem vos fala, responderá pelo o que fez. Sem sombra de dúvidas, ele será julgado e punido com alguns meses de afastamento do cargo técnico, e com razão. É uma pena. Mas talvez seja o ponto crucial para sua saída da seleção lusa. Muito criticado ultimamente, o brasileiro pode rumar para novos horizontes. Clubes não faltam à procura de seus ensinamentos e quando se pensa em seleção, a brasileira urge por sua volta.


FOTOS:






















Outros resultados das Eliminatórias Euro-2008:

Grupo A
Finlândia 0x0 Polônia
Cazaquistão 2x2 Bélgica
Portugal 1x1 Sérvia

Grupo B
Lituânia 2x1 Ilhas Faroe
Ucrânia 1x2 Itália
França 0x1 Escócia

Grupo C
Noruega 2x2 Grécia
Turquia 3x0 Hungria
Bósnia 0x1 Moldávia

Grupo D
Eslováquia 2x5 País de Gales
Chipre 3x0 San Marino
República Tcheca 1x0 Irlanda

Grupo E
Andorra 0x6 Croácia
Macedônia 1x1 Estônia

Grupo F
Islândia 2x1 Irlanda do Norte
Dinamarca 4x0 Liechtenstein
Espanha 2x0 Letônia

Grupo G
Bulgária 3x0 Luxemburgo
Eslovênia 1x0 Bielorrússia
Albânia 0x1 Holanda

Para a classificação completa, acesse:
http://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/eliminatoriasdaeuro/2007/grupoa.jhtm

Um comentário:

Anônimo disse...

Felipão acabou de afirmar que Dragutinovic ofendeu sua família e ele revidou. É uma prática reprovável, tanto a ofensa quanto a reação, mas isso é algo que está se tornando normal (basta lembrar da cabeçada de zidane) e agora com esse soco de Felipão.

Ora, nunca poderíamos esperar nenhuma dessas reações, tanto de Zidane quanto de Felipão, mas ambos encontravam-se em situações adversas onde o que menos tolerariam seria uma provocação dessa natureza, o sangue subiu a cabeça e eles são humanos.

Não digo que vejo Zidane ou Felipão como corretos, já que eles poderiam simplesmente ter ignorado e continuado o trabalho, mas acredito que a FIFA deveria manifestar-se quanto à ofensas verbais, e não apenas agressões físicas.