quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Mourinho fora do Chelsea - e agora José?

Na noite desta quarta-feira o clube Chelsea FC anunciou oficialmente que José Mourinho não é mais o técnico dos Blue's, depois de um acordo comum às duas partes. Com muitas incógnitas no ar, o relativo insucesso da equipe na temporada passada, os últimos resultados do time e, principalmente, o degaste de Mourinho com o dono do clube, Roman Abramovich, foram cruciais para sua saída.


Se fôssemos listar os melhores técnicos da atualidade, com certeza o nome de José Mourinho estaria entre os primeiros. Com uma curta carreira até então, o português já detém todos os títulos que teve oportunidade de competir. Uefa Champions League, Copa da Uefa, campeonato português e campeonato Inglês são algumas de suas conquistas.
A ordem natural dos fatos nos diz que um grande técnico deve estar em um grande clube. Fora do Chelsea e sem clubes grandes à procura de técnicos no momento, uma pergunta que nos vêm à cabeça: e agora José? Qual será o próximo desafio de Mourinho? A seleção portuguesa, um sonho do treinador, parece ser o caminho mais certo no momento, e uma possível "troca" de técnicos, com Luiz Felipe Scolari assumindo o comando do Chelsea, seria aliar o útil ao agradável tanto à seleção quanto ao clube. Ainda assim, outros nomes estão em xeque, como é o caso do cotadíssimo Guus Hiddink, atual técnico da Rússia, e do então "desempregado" Fábio Capello.

Quanto ao futuro de Mourinho nada se sabe. Como dito, um grande sonho de José Mourinho é comandar a seleção portuguesa. Com os problemas enfrentados por Felipão e com a adoração sem igual dos portugueses a Mourinho, este sonho pode virar realidade o quanto antes. Aos demais técnicos do mundo um alerta: o "Special One" está disponível, cuidado.


MOTIVOS DA SAÍDA

Relação desgastada. Em nota oficial, o clube inglês afirmou que o motivo para a saída de José Mourinho foi o desgaste de sua relação com o time (ou terá sido com Abramovich?). No comunicado, o clube deixou claro que Mourinho saiu "de comum acordo" com o Chelsea, ou seja, o técnico não foi despedido nem mesmo pediu demissão.
A contratação "forçada" de Shevchenko e a chegada do diretor de futebol Avraham Grant, ambas impostas por Roman Abramovich, foram importantes para essa "rixa" entre o dono e o técnico do time. Contudo, o que mais prejudicou José Mourinho no comando do Chelsea e influenciou na sua retirada do clube foi a falta de títulos importantes na temporada passada. Depois de perder a Premier League para o Manchester United, o time de Londres viu o Liverpool avançar para a final e mais uma vez Mourinho parava nas semifinais da Uefa Champions League, sonho do Chelsea até então.
De qualquer forma, todos estes fatores se resumem ao exposto pelo Chelsea: o desgaste de Mourinho. Não muito com o clube, porque os torcedores o idolatravam e os jogadores o adoravam, mas talvez um desgaste com Abramovich, com Grant ou mesmo com a própria situação pela qual o clube passa.
Trecho da nota oficial do clube:
"O motivo da decisão tomada foi termos acreditado que o desgaste havia começado a ter impacto no desempenho do time, e os resultados recentes apoiavam esta visão. Não queríamos que isso continuasse ou afetasse mais o clube".


CHELSEA SEM MOURINHO - o que esperar?

Grandes clubes da Europa muitas vezes são reconhecidos pela figura do seu técnico, assim acontece com o Milan (Carlo Ancelotti), com o Manchester United (Alex Fergunson) e com tantos outros. Com o Chelsea não foi diferente, o time era a cara de Mourinho. Não se pensava em Chelsea sem fazer logo uma associação ao técnico português. Quando a torcida começou a cantar seu nome nos jogos, em todos os jogos, a identidade com o time ficou cada vez maior.
Com a sua saída tão repentina, todos ficam com as dúvidas: como fica o time daqui pra frente? Quem será o novo técnico? Será que o Chelsea vai conseguir alguma coisa depois dessa "bomba"?
Enquanto um novo treinador não é contratado, o comando do time fica com Steve Clark, técnico-assistente, e Avraham Grant, diretor esportivo que já teve experiência como técnico de clubes de Israel e da seleção do país. Ambos conduzirão o time nesta árdua tarefa de "reestruturação", e logo neste sábado, enfrentam o Manchester United em Old Trafford, confronto que poderá colocar o Chelsea em crise profunda ou afastar todo esse ar sombrio que ronda Stamford Bridge. A pergunta que não quer calar: quanto tempo eles ficarão no comando do time?
De acordo com o comunicado do clube:
“O clube está muito satisfeito por Grant ser um homem experiente que chegou em um momento difícil. Clarke faz parte do Chelsea e será parte crucial no gerenciamento da equipe para o futuro”


Por fim, uma humilde "aposta" do Blog no próximo técnico do Chelsea:
Guus Hiddink - atual técnico da Rússia


E para vocês, quem será o técnico do Chelsea? Qual o mais indicado para assumir o comando da equipe?

2 comentários:

Maurício disse...

Duvidava muito que o Hiddink viesse. O grupo do Chelsea não bate muito com as características dele e ele está bem na Rússia, encaminhado a seleção para a classificação à Euro (o que eu acho que ainda acontecerá).

Agora, efetivar o Grant? Parece coisa de clube brasileiro...muito estranho mesmo. E assim o Chelsea vai se perdendo.

abraços!

Braitner Moreira disse...

Quem será o novo técnico do Chelsea? Roman Abramovich. Na pessoa de Grant, mas não deixa de ser Roman. Duvido muito que chegue algum treinador top de linha, pelo menos por enquanto.

Anyway, o multibilionário vai conseguir o que sempre sonhou. Vai comprar e comandar suas estrelas, como se jogasse FM.

[]'s