Passada a 23ª rodada do campeonato, já temos uma definição parcial dos rebaixados. América-RN, Náutico e Juventude parecem garantidos na série B, resta saber de quem será a última vaga.
Grêmio, Palmeiras e Botafogo, exemplo de três times considerados grandes que caíram para a série B do Br

Fora raríssimas exceções, os times "grandes" que caem de divisão passam por um longo processo de renovação, de reestruturação. Com isso, apesar de todo o sofrimento de disputar a série B, o time pode dar a volta por cima e retornar à série A com objetivos muito além do que brigar na zona de rebaixamento.
Como assim? Quer dizer que o rebaixamento é bom para um time grande? Talvez.
No campeonato brasileiro de 2007, a disputa na parte de baixo da tabela parece bem definida, exceto por uma última vaga entre os quatro clubes que cairão. América-RN, Náutico e Juventude (caso um milagre não venha acontecer) são três nomes certos na série B de 2008. O Mecão (10 pontos) faz uma campanha muito fraca, e aquém do que o time poderia mostrar, jogar mal é uma cois
a, "querer" jogar mal é outra bem diferente. O Náutico (21 pontos) é o típico caso de um clube que vai nadar, nadar e acabar morrendo na praia. Com uma boa torcida, o time oscilou muito no campeonato e perdeu pontos importantes em casa, fator crucial para a atual situação do time. Já o Juventude (23 pontos) parece que finalmente jogará a competição que lhe é de direito. Com uma torcida deprimente, o pior público do campeonato, o time se apresenta como um morto-vivo, que de vez em quando ganha uma, empata muitas, e perde demasiados jogos dentro de casa. Com 23 pontos ganhos até aqui o time pode até reagir, mas tudo parece pouco provável.

Resta uma vaga!
Flamengo (26), Atlético Paranaense(26), Paraná Clube (28), Figueirense (28) e Corinthians (30) são os 5 times que brigam para escapar do rebaixamento. Quem vai conseguir?
Flamengo (26), Atlético Paranaense(26), Paraná Clube (28), Figueirense (28) e Corinthians (30) são os 5 times que brigam para escapar do rebaixamento. Quem vai conseguir?
O Flamengo é o time que aparece na zona de rebaixamento no momento. Com 26 pontos e com um saldo de gols inferior ao do Atlético, o time conta com 2 jogos a menos para reverter a situação. É muito difícil pensar que o Flamengo possa cair para a série B, mas ao analisar com calma a situação rubro-negra no campeonato, é bom o técnico Joel Santana ficar de olhos bem abertos. O dois jogos atrasados são contra o Cruzeiro e Vasco, 2º e 3º colocados, respectivamente, ou seja, nada de duas vitórias garantidas, pelo contrário.
O elenco do Flamendo, após as contratações do zagueiro Fábio Luciano, do meia Roger e de Ibson, além do retorno de lesão do atacante Obina, dava indícios de que poderia guinar no campeonato. Mas problemas de contusão, suspensão, dentre outros, vêm abalando o time, que mostra seu treinador como um dos seus pontos mais fracos. De qualquer forma é ainda é muito complicado pensar no Flamengo na série B. Com o argentino Maxi Biancucchi, com Renato Augusto, Obina, Bruno, Juan e Leonardo Moura, o time tem tudo para subir de posições e ficar na sua "15ª colocação" como de costume.

Vejo o Atlético Paranaense como um time fraco, mas que possui amplas condições de permanecer na série A. O time paranista garantiu o que o Flamengo ousou em se desfazer: o técnico Ney Franco. Moda entre os clubes, o técnico tratou de mudar logo o esquema do time para o 3-5-2 e já mostrou resultados positivos ao ganhar do Atlético Mineiro no último fim de semana. Apesar do ataque ter sido o ponto fraco do time no jogo, nomes como Ferreira e Oldoni, além dos meias Ramón e Jan Carlos, podem colocar o time em uma posição intermediária do campeonato. Contudo, ainda existem vários problemas a serem corrigidos, Ney Franco deverá agir rápido para evitar um mal irreversível.
Figueirense(14º) e Paraná(15º) seguem juntos na mesma vibração, se é que ela existe. Com elencos fracos e com uma quietação irritante, ambos possuem a mesma quantidade de pontos (28 pontos), jogos, vitórias, empates e derrotas, com o primeiro com saldo 4 de gols de vantagem. Essa pasmaceira constante pode preocupar no fim do campeonato, visto que dois grandes vêm logo atrás. O Figueirense apóia-se em César Prates e Jean Carlos e joga a próxima rodada contra o Flamengo, fora de casa. Caso perca o jogo, o time entra de vez na briga para não cair. O Paraná vem de derrota humilhante por 6 a 0 para o líder São Paulo, mas que não deve afetar o time. Com Josiel firme na artilharia do campeonato e na titularidade da equipe, a seqüência de 3 jogos (Náutico, Corinthians e Sport) pode trazer bons frutos para o time de Lori Sandri. Uma última notícia abala as estruturas do time: o Náutico fez uma denúncia de que o Paraná jogou com Batista em situação irregular, com isso o time pode perder até 18 pontos. É bom ficar de olho.
O Corinthians, após a boa vitória sobre o Santos, corre por fora na disputa pela última vaga do rebaixamento. Ainda com a eterna sombra dos problemas político-financeiros que atordoam o clube, o timão apresenta uma mistura de jovens com "experientes" para se
dar bem no campeonato. Alguém sabe quem é Nilton ou Carlão? Pois é, os dois são titulares do time, o primeiro, inclusive, marcou um golaço contra o Santos, no último jogo. Com o goleiro Felipe em alta; Gustavo Nery jogando bem; Vampeta com moral; Finazzi, Everton Santos e Arce com sorte lá na frente, o time pode até brigar por uma Sul-Americana. O próximo jogo é conra o América-RN, dentro de casa. O treinador interino Zé Augusto está empolgado... Mas cuidado, da mesma forma que pode ficar entre os 10 primeiros, o time pode agarrar com unhas e dentes a vaga que sobra para a série B...
______________________
Palpite - rebaixados:
* América-RN
* Náutico
* Juventude
* ?????????
Vote na enquete (lado direito) e indique quem será o último rebaixado.
6 comentários:
Concordo com os três rebaixados que você falou. E o quarto eu acredito que será o Figueirense.
Obrigado pelos elogios ao meu blog. O seu também é muito bom.
Como é que você conheceu o meu?
Abraços
A outra vaga com certeza vai ser do Flamengo!!!!!
Se Deus quiser, vou ver o Flamengo na segundona um dia!
Espero que seja esse ano.
Allan - Fortaleza CE
Concordo com os 3 citados por vc, e acho que a última vaga fique com o CAP, que nos jogos que vi não mostrou capacidade alguma de se manter na série A, mesmo sendo concerteza um dos clubes mais estruturados do páis.
Só uma coisa o Carlão só é titular, quando o Nery estiver fora, nos último jogo por lesão, por sorte essa tranqueira é só reserva xD
Parabéns pelo Blog, está ótimo.
Todo ano eu errava os rebaixados, mas este ano tava muito na cara! Apostei nesses três + o Figueirense, mas acredito que ainda vai sobrar pro Paraná...
abraços
E aí cara, beleza?
Acho que o Juventude não pode ser dado como morto não. Beto Almeida está conseguindo tirar o máximo do grupo, que obteve diante do Cruzeiro a terceira vitória consecutiva.
América-RN e Náutico já subiram rebaixados. O Paraná fará companhia a eles. A outra vaga para o inferno fica entre Juventude, Figueirense, Atlético-PR e Goiás. O Flamengo não cai.
Abraço!
Errata. Atlético é time PARANAENSE, não paranista. Paranista é torcedor do Paraná.
Postar um comentário