segunda-feira, 8 de outubro de 2007

"Marquei sete e mostrei quem é o Afonso Alves."

O brasileiro Afonso Alves, 26 anos, mostrou mais uma vez que seu negócio é na Holanda. O atacante marcou 7 gols na partida em que seu time, o Heerenveen, goleou o modesto Heracles por 9 a 0, pelo holandês.
O feito serviu tanto para o desabafo do jogador quanto para se repletir um pouco: será que Afonso não merece mais da nossa confiança ao atuar pela seleção?

Dentre as convocações do técnico Dunga para a seleção brasileira, uma das que causaram mais frisson nos torcedores foi a do atacante Afonso Alves. Desconhecido até pouco tempo, o jogador não transmitia segurança e para muitos, não era merecedor de uma posição no plantel. Mas ora, Afonso foi um dos maiores artilheiros da Europa na temporada passada, com 34 gols em 30 jogos pelo Heerenveen, isso deveria credenciá-lo a uma vaga na seleção. Para Dunga sim, tanto é que o jogador está sendo convocado frequentemente, mas para os brasileiros de um modo geral, acredito que não.

Revelado no Atlético Mineiro em 2001, Alves se transferiu para o Örgryte IS, da Suécia, no ano seguinte. E não demorou muito para ele mostrar seu faro de gols, na temporada 2002-2003, ele marcou 23 gols em 39 jogos. Destaque do time, ele foi então contratado pelo Malmö FF, onde passou cerca de 3 anos e marcou 29 gols em 55 jogos. Mas foi na temporada passada, 2006-2007, atuando pelo SC Heerenveen, que o atacante surgiu para o mundo, ao marcar 34 gols em 30 jogos, sendo assim coroado com a artilharia do campeonato holandês e o título de melhor jogador da competição.

Nesta temporada, após algumas desavenças com o clube e várias especulações sobre sua saída, Afonso Alves provou que não é qualquer um ao marcar 7 gols em apenas uma partida. Com isso, o jogador que até então não havia marcado gols, já se encontra na vice-artilharia do campeonato, com dois gols a menos que Huntelaar, do Ajax.

Afonso Alves, bastante criticado por suas atuações na seleção brasileira e passando por alguns problemas no seu clube, aproveitou a ocasião dos 7 gols para desabafar e até provocar um pouco o “companheiro de artilharia” Huntelaar:

“Agradeço ao time por isso. Fiquei feliz com os gols que marquei, pois foram importantes para a equipe. Marquei sete vezes e mostrei quem é o Afonso e do que ele é capaz de fazer.”(*)

“Aquele cara do Ajax marcou nove gols em sete jogos. Eu fiz sete em uma partida e meia. A caçada está aberta! Vou me apresentar à Seleção com moral alto e espero marcar de novo pelo Heerenveen dentro de duas semanas.” (*)

Afonso Alves provou que "é o cara" da Holanda, mas na seleção brasileira ele ainda precisa comer muito arroz e feijão para provar seu valor. Oportunidades não lhe faltarão, novamente convocado pelo técnico Dunga, desta vez para o primeiro jogo das eliminatórias para a Copa 2010, o atacante deverá fazer jus a sua fama de goleador e desencantar com a camisa amarela de seu país...


E é neste ponto que reside a grande dúvida: diante do que apresenta na Holanda, Afonso Alves merece ser o nº 9 da seleção? Creio que não... E você?


(*)Comentários do jogador retirados do site Trivela.

2 comentários:

Arthur Virgílio disse...

Acredito que não. Respeito Afonso, mas acredito que sua ida a seleção foi muito mais uma jogada de empresários do que méritos. Quem viu os sete gols do atacante percebeu que a defesa do time adversário era uma baba e não serve de parametro com os grande clubes europeus.

Fui chamado de louco no meu blog, no entanto, ainda acredito que Aloísio mereceria uma chance com a 9 da seleção. Se Afonso teve a chance, por que Aloísio não pode ter?

Anônimo disse...

Muito bom o blog Lucas.

Também acho que Afonso não tem condições para ser o 9 da seleção e vou mais além, ele não tem condições nem de ser reserva da seleção brasileira.

Acessa meu blog também:

http://comabolacheia.zip.net

Abraços....