sábado, 6 de outubro de 2007

Botafogo: da glória ao caos?

Na 4ª rodada do Brasileirão, com uma bela vitória por 3 a 0 em cima do Grêmio, o Botafogo assumia a liderança do campeonato. Quatro meses depois, o time ainda está entre os dez primeiros, mas a eliminação da Copa Sul-Americana e uma seqüência de 4 derrotas jogos sem vitória confirmam a frase: "Há coisas que só acontecem com o Botafogo"...


Qual o melhor time do campeonato? Qual time joga mais fácil, mais bonito? Qual time tem chances claras de ganhar o Brasileirão? Se essas perguntas fossem feitas nas primeiras rodadas da competição o Botafogo estaria em grande parte das respostas. Com um belo trabalho feito pelo técnico Cuca e sob o comando dentro de campo do craque Dodô, o "Fogão" encantava a todos com um futebol único, até então. Chegou a ser líder do campeonato e aposta de muitos para levar o título, era a glória do time...

Mas aos poucos o Botafogo mostrou que ainda não têm estrutura suficiente para ser taxado como o melhor do Brasil, ou nem perto disso. Antes visto como um dos melhores elencos do país, hoje o plantel do Botafogo ainda possui bons nomes, mas nada de surpreendente. Destaque positivo para Juninho, Lúcio Flávio, Zé Roberto e Dodô.

Com o escândalo que envolveu o jogador Dodô (o jogador foi pego nos exames anti-dopping e, apesar de absolvido, ficou mais de um mês fora dos gramados), o time ficou sem seu principal jogador. O meia Zé Roberto, por sua vez, de grande importância para o meio de campo do time, ficou afastado por um tempo, devido a uma "conduta pessoal inadequada". E por aí vai. Ao longo da competição, problemas surgiram e o time entrou em uma descendente assombrosa para as suas perspectivas inicias.


Os problemas com jogadores, a falta de equilíbrio psicológico do time e certa falta de ambição de todos resultaram em uma crise que culminou na saída do competentíssimo treinador Cuca. Um tiro nos pés! Grande responsável pelo relativo sucesso do Botafogo, Cuca não teve culpa alguma nos fracassos recentes do time e, sem dúvidas, não deveria sair. Mário Sérgio, ex-técnico do Figueirense, assumiu o time e, até agora, não mostrou capacidade de se firmar como comandante do Botafogo. Será esse o caos?

O campeonato brasileiro atinge sua 30ª rodada e o Botafogo permanece com 42 pontos. O time foi derrotado neste sábado para o Santos, por 2 a 1, em pleno Engenhão, onde o time estava invicto até então. Pensar em rebaixamento é ignorância, mas o sonho da classificação para a Libertadores está cada vez mais distante. Restam 8 rodadas para o término do campeonato e uma arrancada na reta final é de grande importância para que o time não se "corroa" por completo.

Daqui para frente, o "Fogão" tem adversários teoricamente fáceis. Exceção no próximo jogo, clássico contra o Vasco, e na 34ª rodada, quando o time pega o Cruzeiro. Próximos jogos: Sport(32ª), Juventude(33ª), América-RN(35ª), Paraná(36ª), São Paulo(37ª) e Figueirense(38ª). O São Paulo, provavelmente já campeão, e os demais adversários, que estão na zona de rebaixamento ou bem perto, possibilitam ao Botafogo uma boa série de vitórias.

Acredito que para o Botafogo, tática, técnica, competência... Nada falta ou tem demais, a grande questão reside na confiança do time. É necessário que ela esteja sempre no "100%", só assim o sucesso retornará, assim como era no início do Brasileirão. Mesmo porque, "há coisas que só acontecem com o Botafogo"...

É tarde demais para isso? Talvez sim.

Nenhum comentário: