domingo, 28 de outubro de 2007

MILAN - panela velha faz comida boa?

Neste domingo, 29 de outubro, o MILAN perdeu mais uma partida no campeonato italiano 2007/2008. A derrota desta vez foi para a rival Roma, por 1 a 0, em pleno San Siro. Com isso, os rossoneros permanecem com 10 pontos em 9 jogos disputados, e ocupam apenas a 13ª posição.
Atual campeão da UCL, o time de Carlo Ancelloti enfrenta uma crise que deve pendurar por um bom tempo. O excesso de jogadores acima de 30 anos e a conse
qüente escassez de jovens no elenco são os principais problemas dos rubro-negros italianos. Veja adiante por que no Milan, panela velha não faz mais comida boa...

Depois da saída de Shevchenko, vendido ao Chelsea no começo da temporada 2006/2007, todos acreditavam que iria demorar um pouco para que o Milan retornasse ao topo do futebol mundial. Porém, mesmo com um elenco já desgastado (leia-se envelhecido), o time surpreendeu até os mais otimistas com a conquista da Uefa Champions League. Apesar do começo cambaleante no torneio, o time se sobressaiu nas fases finais e foi campeão sob o respaldo das belas apresentações do "quarteto fantástico" formado por Gattuso, Pirlo, Seedorf e seu grande astro, Kaká. O brasileiro, possivelmente o melhor jogador em atividade, foi o grande responsável pela grandiosidade do Milan na temporada que se passou. Mas será que sua fase "divina" continua?

Na atual temporada, entretanto, o time passa por uma crise que se reflete na sua situação no Calccio. Por que o atual campeão europeu é apenas o 13º colocado na competição nacional? Qual é o grande problema do Milan? A resposta perece bem simples: a falta de uma reestruturação de seu elenco. No mercado de transferências, times como Real Madrid, Manchester United, Liverpool e Barcelona apostaram alto e contrataram diversos jogadores tanto para o time titular quanto para a composição do elenco reserva. Já o técnico do Milan, Carlo Ancelotti, juntamente com o dono do clube, Silvio Berllusconi, preferiram "economizar" e trouxeram apenas os brasileiros Ronaldo, Emerson, Alexandre Pato e Digão, além do quase desconhecido Ibrahim Ba.


Com isso, ficou claro que o Milan começaria a temporada 2007/2008 com um time desmembrado e conquistar alguma coisa dependeria, em suma, de seu meio de campo. É então que surge outro problema: Kaká, Seedorf e Pirlo voltaram à condição de "jogadores normais". Sim, eles ainda continuam a apresentar um futebol de altíssima excelência, mas repetir o sucesso da temporada passada é querer demais. Aliado à "falta de jogadores", têm-se a contusão de Ronaldo e Paolo Maldini, a impossibilidade de jogo de Pato e a má fase do goleiro Dida, que até se envolveu em um caso ridículo de simulação de agressão.
A bola de neve só vai aumentando...

E se transforma em avalanche quando observamos o envelhecimento do time. Com aproximadamente 30 jogadores, o elenco do Milan possui uma média de idade superior a 30 anos, um absurdo. O Arsenal, por exemplo, com um plantel de 25 jogadores, possui uma média de apenas 24 anos. Ter a experiência de Paolo Maldini, 39, é excelente. Mas contar com 8 jogadores de idade acima de 34 anos, dentre eles Cafu, Favalli e Ba Ibrahim, não é tão bom assim. Outros, como Brochi (31), Ambrosini (30) e Serginho (36), evidenciam que o Milan precisa de novas caras urgentemente. Sem contar que alguns craques do time, como Sedoorf e Nesta, têm mais de 30 anos.

Se o elenco quase não foi alterado, como pode um time tão criticado pela sua média de idade ser o atual campeão europeu? Vários fatores influenciaram a conquista do Milan, dentre eles, destaque para: abdicar do campeonato Italiano, "poupar esforços" na primeira fase da competição e possuir o melhor meio de campo do mundo, com Kaká e Seedorf supremos. Para esta temporada não se pode apostar no mesmo, ou não poderia. Ainda assim, o time do Milan tem um elenco recheado de grandes nomes que poderão surpreender, por mais uma vez, e levar o time às fases finais da UEFA Champions League, por exemplo. Kalac, Alessandro Nesta, Simic, Massimo Oddo, Jankulovski, Gattuso, Pirlo, Seedorf, Kaká, Gilardino e Inzagui. A formação é excelente, mas ninguém consegue jogar um campeonato com 11 jogadores.

A solução do Milan encontra-se em uma dupla bem definida: contratar jogadores de alto nível e apostar mais nas categorias de base do clube. Com a venda de Shevchenko e a conquista da Uefa Champions League, os cofres do Milan ficaram abarrotados de dinheiro, e concretizar esses três pontos não será tão difícil quanto se imagina.
Para colher bons frutos no futuro, é necessário um bom investimento nas categorias inferiores do clube. Contratar mais olheiros, melhorar as condições de treinamentos dos jovens, fornecendo todo o aparato necessário para que eles evoluam de modo correto e, principalmente, dar mais oportunidades no time titular para os jovens de 18, 19 e 20 anos que se formam no clube. É preciso investir mais na política de contratação de jovens promessas, o Arsenal que sirva de referência. Ora, muito melhor do que comprar o Alexandre Pato por 20 milhões de euros, é comprá-lo por 5 milhões, quando ele ainda tem 16 anos, e por aí vai.


Tudo indica que em janeiro, na segunda janela de transferências para clubes europeus, o Milan investirá pesado em contratações. Duas posições merecem atenção especial: guarda-redes e ataque.
No gol, o time tem Dida e Kalac, ambos com 34 anos. O brasileiro está em visível declínio técnico e, se não era de tamanha confiança em seu mais alto nível, não será agora que ele transmitirá tranqüilidade no gol rossonero. Kalac é outro que está longe de ser felicitado com a glória dos torcedores do Milan. Portanto, a contratação de um bom goleiro, de preferência jovem, é essencial.

No ataque o Milan possui seu maior problema. Sem sua grande referência há duas temporadas, Shevchenko, o time alterna jogadores (Gilardino e Inzagui, por exemplo), e nunca chega a um bom resultado. Ronaldo foi contratado como uma grande esperança, e que furada. O brasileiro se contundiu seriamente, por diversas vezes, e só deve jogar de novo em 2008. Alexandre Pato, por sua vez, é muito novo, prova disso é que, devida a sua idade, ele só poderá atuar a partir de janeiro. Aos poucos ele deve firmar-se como titular do time, mas não se pode confiar em um menino de 18 anos, não desta vez.
Gilardino poderá ser a grande surpresa e conseqüente salvação do Milan até o final do ano. Com boas atuações nos último jogos, o atacante terá sua derradeira chance de provar seu valor. Quanto será que ele vale?
Enquanto uns têm Henry, Drogba, Fernando Torres, Nistelrooy, Rooney... o Milan possui os já citados Gilardino e Inzagui. Um time da qualidade e responsabilidade do Milan não pode depender do meio de campo para marcar os seus gols. Para tanto, a contratação de um goleador urge a cada minuto.

As soluções são muitas e fáceis de serem alcançadas, mas somente em janeiro, quando as contratações estarão liberadas. Resta saber se, até lá, o time do Milan terá forças para se manter em condições reversíveis. Será possível um time enfrentar uma crise durante tanto tempo e com "alguns ajustes" voltar com "força total"?
Caso o time matenha uma regularidade até o fim do ano e assim acontecer uma reestruturação do plantel, pode esperar um Milan mais uma vez grandioso em 2008. No contrário, surgirá apenas a comprovação de que, no Milan, panela velha já não faz comida boa...


Especulações

Como o Milan já anunciou que vai às compras daqui pra frente, abaixo a lista de especulações do time até o momento. Em azul, as contratações que o blogueiro que vos fala coloca como possíveis de se concretizarem.

Amauri - Palermo
Boruc - Celtic
Cannavaro - Real Madrid
Zambrota - Barcelona

David Albelda - Valencia
Kim Kallstrom - Lyon
Ballack - Chelsea
Bianchi - Manchester City
Ronaldinho Gaúcho - Barcelona
Drogba - Chelsea

2 comentários:

Anônimo disse...

A primeira coisa que o milan precisa fazer é a demissão de ancelotti, pois nao é treinador de time grande, o milan precisa jogar um futebol envolvente e ofensivo, coisa que José Mourinho ou Marcelo Lippi podem tranquilamente fazer.

Depois uma renovação total no seu elenco, jogadores como: Cafu e Maldini, precisam parar, a média de idade do time do Milan é muito alta, sem falar na venda de jogadores como: Ambrosini, Gilardino e Inzaghi que nao possuem técnica para vestir a camisa rubro negra.

Por último seria essencial a compra de 1 atacante, 1 volante e 1 goleiro, daria uma cara nova ao time que teria condiçoes de brigar por outros titulos, nao só da liga dos campeões, mas como da copa da itália e campeonato italiano.

o texto ficou muito bom, parabens Lucas!

Arthur Virgílio disse...

ótimo texto. Eu mesmo também estava com a idéia de escrever sobre o Milan, que tem a maioria dos seus jogadores acima de 30 anos.

Acho que a solução para a equipe é mesclar a experiencia de Gattuso, Pirlo e Seedorf, com a juventude de Kaká e Pato.