sábado, 20 de outubro de 2007

Bolton: a lanterna acendeu...

Na temporada 2006/2007 o Bolton apresentou um futebol pragmático e que dava resultado. Não à toa, o time terminou a Premier League em 7º lugar e conseguiu a classificação para a Copa da Uefa. Neste início de temporada 2007/2008 tudo parece diferente. Depois da derrota deste sábado para o Arsenal por 2 a 0, em jogo válido pela 10ª rodada do Inglês, o time encontra-se na última posição da tabela e bastante cotado para permanecer na zona de rebaixamento. Será?


No meio do ano, antes de começar a temporada 2007/2008, o time do Bolton Wanderes anunciou a saída do seu competente treinador Sam Allardyce, que foi para o New Castle. Com isso, todos sabiam que uma queda de produção seria inevitável, só que ninguém imaginou que seria tanto...
Para o lugar de Allardyce, o time efetivou seu treinador adjunto, o inglês Sammy Lee, até então inexperiente como treinador. Resultado? A demissão do técnico um tempo depois e a lanterna da competição após a décima rodada.

Com um início assustador (negativamente) com 3 jogos e três derrotas, muito se especulou. "O time está se poupando para a Copa da Uefa", "Foi azar", "É questão de tempo para o novo treinador mostrar seu trabalho". Mas estava claro que não era nada disso. Aliar campeonato Inglês com a Copa da Uefa e sem um grande técnico é uma tarefa complicada, ainda mais quando se trata de um elenco limitado quanto o do Bolton. O time possui uma campanha medíocre até então no campeonato inglês, com 5 pontos conquistados em 10 jogos. São 7 derrotas, dois empates e somente uma vitória.

Na Copa da Uefa os resultados negativos também apareceram. Contra o modestíssimo Rabotnicki, da Macedônia, o time empatou o primeiro jogo e venceu o segundo com um gol de diferença. Classificado para a fase de grupos, o time está no E, ao lado de Bayern de Munique-ALE, Braga-POR, Estrela Vermelha-SER e Aris-GRE. Não será um grupo fácil e a não classificação para a próxima fase deixará o time em uma situação de crise extrema.

Mas o que fazer para reverter essa situação?

O time do Bolton, como já foi mencionado, possui um elenco fraco, contudo, o plantel apresenta alguns jogadores que fazem os torcedores pensar em uma reação e chegar no meio de cima da tabela do Inglês. Para tanto, é necessário a contratação de um bom técnico e a reestruturação psicológica do plantel. Confiança é a palavra-chave, e ao que parece, ela está distante do time no momento.

A posição de astro do time continua com o atacante Nicolas Anelka. Depois de especulado em vários times, o francês renovou seu contrato até 2011, jurou amor pelo clube e é a grande arma do time para esta temporada. Até agora ele não decepcionou: é o artilheiro do Bolton na EPL, com 4 gols.

Outros nomes merecem destaque no time do Bolton, a começar pelo gol, com o muito bom goleiro Jaaskelainen. O finlandês é o jogador com mais experiência no Bolton, com mais de dez anos no clube, e tenta "segurar as pontas" lá atrás. Na defesa, aliás, o time encontra o seu principal problema. Depois da saída de Tal Ben Haim, que foi para o Chelsea em transferência livre, o time ficou com o sistema defensivo fraco. O marfinense Abdoulaye Meite é o único que merece ser citado. Se o time quiser brigar por alguma coisa a não ser pela permanência na primeira divisão, tem que contratar um bom zagueiro o quanto antes.

O meio de campo tem sua formação ideal com Gary Speed, Ivan Campo, Kevin Nolan e Stelios Giannakopoulos. Não, com esse meio de campo, o time não merece estar em último. É bem verdade que Campo e Stelios se contudiram e pouco jogaram neste início de temporada, e a volta deles pode dar um novo ânimo à equipe. Speed continua como jogador referência no meio, e aos pouco ele prova seu bom futebol e junto com Anelka, merece ser poupado de severas críticas.

No ataque, além do "astro do time", o Bolton tem Diouf e Kevin Davies. Ambos estão muito ruins até então e só para se ter uma idéia, nem um gol sequer a dupla marcou no campeonato inglês. Eles fizeram uma boa temporada 2006/2007 e têm capacidade de marcar seus 10 gols cada, mas se não acordarem agora, depois poderá ser tarde demais.

Por fim, se o Bolton ainda sonha com uma boa campanha no campeonato Inglês (10ª posição, por exemplo) é iminente que o time reaja o quanto antes. Caso contrário, ao invés de lutar por uma 14ª posição, a briga será contra o rebaixamento.
Muitos acreditam que, depois do início desastroso, o Bolton é um sério candidato ao rebaixamento. Entretanto, há de se ressaltar que o time tem jogadores de valor, a Premier League e a Copa da Uefa ainda estão no início e, se um bom trabalho de recuperação for feito, o Bolton tem sim condições de sair dessa crise. E mais, times como Derby County, Birmigham, Sunderland e até Wigan ou Fulham possuem elencos teoricamente inferiores ao do Bolton...

Creio que o Bolton ainda não se encaixa no perfil de clube certo ao rebaixamento. Aposto em uma reação não tão distante. E você, acha que o Bolton tem condições de sair da situação que se encontra?

_________

Falar que Lucas Meneses está sem tempo já é virou pleonasmo... infelizmente não estou em condições de mudar muito isso neste momento, portanto, peço-lhes desculpas pela carência de postagens no Blog. Espero reverter essa situação em breve.

Nenhum comentário: