quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Os 30 melhores de 2007 FIFA ... melhores?

Nesta quarta-feira, 10 de outubro, a FIFA anunciou a lista dos 30 jogadores que disputarão o prêmio de melhor do mundo em 2007. Mas será que existe critério na seleção desta lista? Os 30 jogadores realmente mereciam ser indicados? Afinal de contas, a indicação foi justa ou não?

Kaká - brasileiro é o mais cotado para receber o prêmio de Melhor do Mundo 2007.

Ano passado, o ganhador do prêmio de melhor jogador do mundo (2006) foi o zagueiro Fábio Cannavaro, da Itália. Ficou evidente que a conquista se deu pela sua excelente atuação na Copa do Mundo 2006, na qual foi campeão com a seleção italiana. Contudo, o prêmio foi muito questionado e nomes como o de Ronaldinho Gaúcho e, em especial, o do francês Zidane eram colocados à frente de Cannavaro na conquista do prêmio. Mas a votação foi justa, afinal de contas, após a lista dos 30 indicados pela Fifa, são os técnicos e jogadores das seleções mundiais que votam nos ganhadores.

Mas qual o critério utilizado para a escolha destes 30 jogadores? No ano de 2006, nenhum jogador que atuasse fora da Europa foi selecionado. Neste ano não foi diferente. Na lista dos 30 indicados para 2007, apenas jogadores que atuam na Europa foram selecionados. De fato, o velho continente apresenta o melhor futebol do mundo, ainda assim, é possível destacar grandes jogadores fora da Europa, aliás, é necessário que se destaque tais jogadores.

O mais grave não é ausência de jogadores que atuam fora da Europa, como Rogério Ceni, Rodrigo Palacio ou Zé Roberto (pelo Santos). O destaque negativo da lista de 2007 é a falta de nomes como Totti, Ibrahimovic, Robinho, Fabregas, Maloda, Kanouté, Daniel Alves, Seedorf, e por aí vai... Estes e outros jogadores foram destaques em 2007 e deveriam estar presentes entre os 30 pré-selecionados pela Fifa. Mas tenham calma, a hora de ficar pasmo é esta: Philipp Lahm, Rafa Márquez e Lilian Thuram estão na lista!

Critério na escolha dos 30 indicados? Tenho lá minhas dúvidas se existe um de fato...

A cerimônia de premiação acontece dia 17 de dezembro, em Zurique, Suíça. O brasileiro Kaká, já eleito melhor do mundo 2007 pela associação mundial dos sindicatos dos jogadores, FIFPro, é o mais cotado para receber o prêmio. Cristiano Ronaldo, Lionel Messi e o também brasileiro Ronaldinho Gaúcho devem disputar as posições de 2º e 3º lugar.
E que fique claro: Kaká, C. Ronaldo, Messi e R. Gaúcho foram os melhores jogadores do ano e, sem dúvidas, merecem estar na posição de favoritos.

Mas para você, a lista foi justa?

4 comentários:

Leonardo Serafim disse...

Concordo. Um desses quatro vai ganhar.

Anônimo disse...

A FIFA sempre nos proporciona esses tipos de absurdos na eleição, mas dessa vez foi longe demais deixou de colocar jogadores que foram destaques importantes de grandes times, o Totti é o maior descaso sem dúvidas. Ficaria no mínimo em 5° na "minha lista".

Só discordo de uma parte do post, no final quando vc se refere a Kaká, C. Ronaldo, Messi e Ronaldinho como os melhores do ano sem dúvidas, concordo com os 3 primeiros,colocaria o Drogba ali tambem, mas não acho que o Ronaldinho mereça vencer, nem entre os 3 primeiros, no Barcelona mesmo fora o Messi achei que a temporada do Deco foi no mínimo um pouco melhor do que a do Gaúcho. Que pra mim fez uma boa temporada, mas não no nível de merecer um Top 3 em uma eleição como essa.

Pra mim o justo seria algo do tipo...

1° Kaká
2° C. Ronaldo
3° Drogba
4° Messi
5° Totti

Arthur Virgílio disse...

A lits foi injusta em muitos nomes, o principal deles foi Eto´o, que passou grande parte da temporada no departamento médico.

Acho que Ronaldinho Gaúcho novamente não leva, desta vez, o caneco deve ficar com Messi.

Diego Louzada disse...

Como sempre a listada fifa foi inexplicável. Grandes jogadores, mesmo que me má fase sempre acabam entrando, como Eto'o e Lampard. Outros que foram muito melhor não estão como Daniel Alves, Ibrahimovic e Totti. Acho que esse ano é do Kaká, mas ano que vem é Messi com certeza.

Abraços Lucas, te espero lá no meu blog.