segunda-feira, 22 de outubro de 2007

VASCO - Celso Roth cai e o "baixinho sobe"...

O treinador Celso Roth não treina mais o time do Vasco. Após uma longa seqüência negativa de resultados, o técnico não sustentou o comando do clube cruzmaltino. Para o seu lugar surge o atacante ROMÁRIO, ídolo do time, que assume o posto de técnico provisório. Surpresa?

Depois de não conquistar o campeonato carioca e ser eliminado precocemente da Copa do Brasil, o então treinador do Vasco, Renato Gaúcho, foi demitido pela diretoria do time. Para seu lugar, vários nomes foram especulados, mas foi Celso Roth o contratado. Os clubes cariocas em especial têm a mania de "rotacionar" determinados técnicos e o Vasco assim fez. Os torcedores e críticos em geral olharam com maus olhos, mas logo mudaram de opinião. O Vasco começou o campeonato muito bem e até pouco tempo atrás lutava fielmente por uma vaga na Libertadores 2008. Eles só não sabiam que tudo retornaria às expectativas inicias...

Até a rodada do Brasileirão, quando o time venceu o Náutico por 4 a 1, Celso Roth acumulava um aproveitamento de 60,32%, suficiente para continuar na briga do "G4". Mas a partir do mês de setembro, o time do Vasco tem um de seus piores aproveitamentos em campeonatos brasileiros, são apenas 5 pontos em 11 partidas disputadas, o que equivale a 15,15%. Sim, a demissão de Roth foi justa e até mesmo tardia... O Celso Roth, aliás, treinou o Vasco em 37 partidas, com 15 vitórias, sete empates e 15 derrotas.

Celso Roth fora do Vasco não é novidade, mas ter Romário no comando do time, ah, isso é. Sim, pasmem, no próximo jogo do Vasco, contra o América-MEX, válido pela Copa Sul Americana, o baixinho Romário será o "treinador interino" da equipe. Como não é treinador profissional, o preparador físico Mauro Brito assinará oficialmente como técnico do time.
Sobre a situação de ser treinador, Romário diz que a chance dele "não tomar gosto" pela profissão" é de 99%. É esperar para crer.


As especulações sobre quem será o próximo técnico efetivo do Vasco são as mais diversas possíveis. Antônio Lopes, treinador que foi campeão brasileiro com o time em 1997 e da Libertadores em 1998, é o nome mais cotado. “Sempre que um treinador sai, o meu nome é cogitado. Trata-se de um clube em que me identifico muito e tenho uma história”, disse o treinador. Contudo, vários nomes são especulados, dentre eles, destaque para: Mauro Galvão, Alexandre Gallo, PC Gusmão, Geninho e Valdir Espinosa.

Talvez seja a hora de pensar em um técnico que possa fazer um trabalho a longo prazo no clube, assim como Cuca no Botafogo, Mano Menezes no Grêmio e Caio Júnior no Palmeiras. Se isso irá acontecer? Duvido muito. A saga do Vasco é continuar na teimosia da "rotação de técnicos" que tanto prejudica os times brasileiros.

Palpites:

*Roberto Fernandes: nome "ideal" para o Vasco.
*Geninho: treinador "disponível" mais adequado.
*Antônio Lopes: treinador mais provável e menos indicado.
*Mauro Galvão: a surpresa

Um comentário:

Arthur Virgílio disse...

O Vasco sempre foi um time que conseguia seus resultados baseado nas atuações dos seus talentos individuais, em especial: Conca e Leandro Amaral. A queda de ambos vai junto com o caída do time na tabela.

Romário como técnico é a piada do ano e está na cara que o baixinho não ficar com esse pepino. O certo é que PC Gusmão não vem mais. Como Roberto Fernandes e Gallo estão empregados, apostaria em Mauro Galvão.