terça-feira, 31 de julho de 2007

Fique por dentro: "DOPING - caso Dodô"



Inaugurando a seção "fique por dentro", o Blog "Futebol em palavras" traz uma síntese do "caso Dodô". As causas e conseqüências, dúvidas e soluções...
Fique por dentro!
__________________

Fontes:

Blog do Eduardo Mansell, colunista do Lancenet! O link do blog está abaixo, aconselho todos a visitarem.
Clique aqui e confira!

Espn Brasil - acesse!

Wikipédia - Entenda o que é doping.
__________________

O que é "doping"? Doping é um termo em inglês que significa dopagem. No esporte, a dopagem é a utilização de substâncias proibidas que promovem o aumento ilícito e artificial das capacidades do atleta.

14 de junho de 2007. Essa é a data da partida em que o Botafogo goleou o Vasco por 4 a 0. Mas infelizmente os comentários do jogo não foram para sobre placar elástico... Dodô, atacante do Botafogo e autor de dois gols no clássico, foi pego no exame antidoping realizado após a partida.
O exame comprovou o uso de femproporex, uma substância ilícita, que estava contida na cafeína que o jogador ingeria antes das partidas.
Comprovada a utilização da substância na contra-prova do exame, Dodô foi suspenso preventivamente por 30 dias enquanto esperava por julgamento.

A partir de então, o clube, jogador e advogados procuraram encontrar as respostas para a situação. Afinal de contas, o jogador deixou claro que não tinha ingerido intencionalmente o femproporex. E ele estava certo.

O Botafogo de Futebol e Regatas possuía um vínculo profissional com a
Fharmacy, farmácia de manipulação, que fornecia medicamentos ao clube. O fato é que um dos lotes de cafeína(lícita) fornecidos pela farmácia continha o femproporex, considerada doping e, portanto, proibida.

De quem é a culpa? Do jogador, que é responsável pelo o que ingere? Do clube, responsável pelo jogador e que entrou em campo com seus jogadores dopados? Da farmácia, que forneceu um medicamento proibido? De quem é a culpa?

Na terça-feira, 24 de julho, o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) julgou o "caso Dodô". Por unanimidade, os relatores condenaram o atacante Dodô a ficar 120 dias fora dos gramados.
Na sessão, os advogados de defesa do jogador alegaram que o jogador não tinha consciência que estava ingerindo a substância ilegal. Argumentaram sobre a boa conduta do atacante durante toda a sua carreira e alegaram que o jogador tinha sido envenenado.

Nada adiantou. A votação aconteceu e Dodô está suspenso por 120 dias, além dos 30 dias preventivos já cumpridos pelo atacante. É justo? Provado que o jogador não teve a intenção de ingerir a substância proibida, porque a necessidade de punir Dodô?

Responsabilidade objetiva. Esse foi o julgamento do STJD. Como assim? Para o Superior, o atleta é responsável por tudo o que ingere independente de sua intenção. O caso mostrou uma aparente inutilidade dos julgamentos do STJD em casos de doping. Ora, se o jogador que é pego com doping será punido, qual a necessidade de um julgamento? Dar-se logo a sentença e ponto final.

Tudo isso parece um absurdo. E em situações de sabotagem? Não digo que foi este o caso, mas e se a farmácia agiu de má fé e adicionou o femproporex de forma proposital? E se os médicos do Botafogo foram negligentes e não averiguaram corretamente as cápsulas de cafeína?
Sinceramente não acredito nisso, mesmo porque, a farmácia e os médicos trabalham há mais de dois anos com o clube, e nunca houve casos parecidos.

De qualquer forma, em quaisquer dos casos, continua comprovada a inocência de Dodô, afinal de contas, repito, ele não sabia o que estava tomando. E não é caso de tomar um líquido do copo de um desconhecido, é um caso de tomar um remédio fornecido pelo próprio clube, ou pela a farmácia, que garantia a validade do medicamento. Porque punir somente o jogador?

Por outro lado, com intenções à parte, o Botafogo jogou com seus jogadores dopados e foi beneficiado por isso. Como fica a situação dos times que enfrentaram o Botafogo, como exemplo temos o Vasco, que fora goleado por 4 a 0. Em tese, todos eles foram prejudicados.
E mais, todo clube, além do vínculo com uma farmácia especializada, possui seus médicos. Estes deveriam fazer análises dos medicamentos para assim poderem entregá-los aos seus jogadores.

O clube é responsável pela medicação do jogador. O Dodô ingeriu uma substância ilícita dentro do próprio clube, entregue pelo clube, mesmo que indiretamente. E agora, o Botafogo deve perder os pontos que conquistou com seus jogadores dopados? Os jogos devem ser realizados novamente? Não acho que o caso seja para isso.

E a farmácia de manipulação, como fica? De acordo com a
Fharmacy, os lotes de cafeína foram fornecidos dois meses atrás. A farmácia alega que os jogadores que ingeriram o lote de cafeína já passaram por testes antidoping e nada foi constatado.

Com todas essas dúvidas no ar, fica muito claro que as decisões devem ser tomadas após uma análise criteriosa dos fatos. É necessária uma investigação completa do processo. Que se investigue a farmácia, o clube, os médicos ou mesmo o jogador a fim de chegar em um resultado verídico do ocorrido.
____________

Infelizmente não temos as respostas para todas essas perguntas. O problema, por tão cheio de mistérios e caminhos diferentes, parece não haver solução definida. Contudo, se há uma solução para o caso, com certeza esta não será a punição do jogador, somente a punição do atacante Dodô.

Mas nem tudo está perdido para o time do Botafogo. Amanhã, quinta-feira, 2 de agosto, o atacante Dodô voltará a ser julgado pelo STJD. O recurso impetrado pelo Botafogo foi aceito pelo Tribunal e fica a expectativa pela decisão final. O clube carioca parece estar muito confiante na absolvição do jogador. Caso isso não aconteça, o Botafogo fará de tudo para diminuir em 50% a punição ao jogador.

“Não tenho dúvidas de que o STJD vai ter uma outra decisão nesta quinta-feira, pois não se pode punir um inocente. O Dodô não sabia o que ele estava tomando. O clima no Botafogo é de total confiança para esse novo julgamento”, afirmou o vice-presidente de futebol do Botafogo, Carlos Augusto Montenegro.
____________

E para você, qual a solução do "caso Dodô"?
Responda a enquete do blog!


segunda-feira, 30 de julho de 2007

Mercado da bola - o vai e vem de jogadores...

Ilsinho no Shakhtar Donetsk - Ilsinho, lateral direito do São Paulo, acertou sua trasnferência para o Shakhtar, da Ucrânia. O jogador foi anunciado nesta segunda-feira como o reforço do clube ucraniano que desembolsou 10 milhões de euros pela contratação do lateral. O Shakhtar já havia contratado Cristiano Lucarelli, Oleksandr Gladkiy, Volodymyr Priyomov, Volodymyr Yezerskiy e Andriy Pyatov. Quem também chega ao Shakhtar é o mexicano Nery Castilho, revelação da Copa América. O jogador, que pertencia ao Olympiakos, da Grécia, foi comprado por 15 milhões de euros, e receberá 2 milhões de euros por temporada em um contrato de 4 anos.

Elano agora no Manchester City. Com o novo técnico Sven-Goran Eriksson, o time do Manchester City comça a investir pesado na contratação de bons jogadores. Depois de contratar o búlgaro Petrov junto ao Atlético de Madri e o brasileiro Geovanni, ex-Cruzeiro, o Manchester foi atrás de Elano. De acordo com o jornal Folha de São Paulo, Elano foi vendido por 15 milhões de euros. Dessa quantia paga ao Shakhtar, o Santos detém 2.5%, cerca de 135mil euros, dinheiro que em breve deverá chegar aos cofres da Vila.


Eidur Gudjohnsen a caminho do West Ham - Depois de ser vendido ao Barcelona, o ex-jogador do Chelsea não se deu bem na Catalunha. Com uma disputa por posições acirrada e com exibições não tão boas, o islandês será vendido. Mas não se sabe para quem. Fortes especulações indicam que Gudjohnsen, que queria ir para o Manchester United, deverá desembarcar em Londres e se juntar ao West ham, atual clube de Tevez. É esperar para crer.


Real Madrid e sua política: "Vamos contratar o mundo". O presidente do Real Madrid, Ramon Calderón deu uma entrevista em que anunciava três reforços para o Real: Kaká, Cesc Fabregas e Robben. O presidente afirmou que os jogadores chegarão num prazo máximo de 3 temporadas, contando com essa. Além desses jogadores anunciados pela presidência, o técnico Schuster afirmou que está louco para ter Ballack em seu time. O Chelsea, que contratou o alemão em transferência livre e não se agradou muito com suas atuações na Inglaterra parece estar dispoto a negociar o jogador. Caso o Kaká não chegue a Madrid, Ballack poderá ser a solução para o meio de campo do time. E agora, quanto será que Ballack vale? 30 milhões de euros, esse é meu chute...
Mas alguns pontos dessas especulações devem ser analisados...

1º - Robben. O holandês é um craque. Jogador que faz a diferença, mas quando está em campo. Infelizmente Robben é marcado por diversas contusões durante uma temporada. O Chelsea, atual clube de Robben, possui em seu elenco mais 6 jogadores que possam substituí-lo, que jogam na mesma posição. Caso se concretize, a venda de Robben seria por um alto preço, algo em torno de 30 milhões de euros. Sim, parece ser uma boa para o clube inglês, afinal de contas, com este dinheiro, investe-se em jogadores como o Quaresma, por exemplo, e ainda sobra muita grana...
Jornais espanhóis e ingleses afirmam que a negociação terá seu fim nesta semana. Porém, sob outro aspecto, o Chelsea não precisa de dinheiro. Se desfazer de um jogador como o Robben pode ser algo impensável na cabeça de Abramovich, dono do clube, ou mesmo de Mourinho, o técnico.

2º - Fabregas. Tudo indica que Fabregas já acertou sua transferência para o Real Madrid, mas não nesta temporada. O jogador se transferiria para o Real na próxima temporada, 2008-2009. Ainda é muito cedo para se afirmar isso, mas já é tarde para que todos saibam: nesta temporada, o Fabregas continua jogador do Arsenal.
Opinião: Fabregas não vai para o Real Madrid, nem cedo nem tarde...

3º - Kaká. Sonho de consumo do Real Madrid, o brasileiro está cada vez mais perto da capital espanhola. Sim, chegará um momento que o clube mais rico do mundo vai oferecer uma oferta irrecusável, e não está longe disso acontecer. Ramon Calderon, presidente, e o técnico Bernd Schuster parecem fazer de tudo para contratar o milanista. De acordo com os jornais sensacionalistas, o valor já está em 90 milhões de euros.
Opinião: kaká vai para o Real, mais cedo ou mais tarde...


Atlético de Madri: Sem dúvidas o segundo maior time de Madri vem com grande força para esta temporada 2007/2008. Para quem pensou que o time iria afundar depois da venda do astro Fernando Torres, se enganou. Com investimentos pesados, o Atlético de Madri parece formar um bom time para a disputado do campeonato espanhol e para a Copa da Uefa. Nada que se compare ao Real Madrid ou ao Barcelona, mas quem sabe uma conquista da vada para a Uefa Champions League... Até o momento, o Atlético de Madri investiu nos seguintes jogadores: o argentino Ayala (Valencia), o uruguaio Diego Forlan (Villarreal), o espanhol Luis Garcia (Liverpool), o português Simão Sabrosa (Benfica), o brasileiro Cléber Santana (Santos), além do goleiro italiano Abiatti (Milan). O jogador da vez é o espanhol Reyes, que pertence ao Arsenal. Reyes, que estava emprestado ao Real Madrid, crstará cerca de 12 milhões de euros aos cofres do Atlético.
Fiquem atentos, ainda nesta semana, uma postagem completa sobre o Atlético de Madrid... uma análise do time para esta temporada 2007/2008, contratações, problemas, soluções...


Benfica contrata Adu - Por míseros 1,46 milhão de euros, o Benfica, de Portugal, garantiu a contratação do menino prodígio doa EUA, Freddy Adu. O jogador, que assinará um contrato de cinco anos, pertencia ao time do Real Salt Lake, da Liga de Futebol Norte-Americana.
Jogador de grande poder midiático desde sua estréia como profissional, ainda aos 14 anos, Freddy Adu chega ao futebol europeu cercado de grande expectativa.
Adu nasceu em Gana e se mudou para os Estados Unidos com os pais aos 8 anos de idade. Desde 2003, é cidadão norte-americano. No mesmo ano, disputou os Mundiais sub-17 e sub-20 da Fifa. Ele jogaria outras duas edições do Mundial sub-20, em 2005 e 2007. Nesta última, como capitão, ajudou a equipe a alcançar as quartas-de-final, passando pelo Brasil nas oitavas.
Em janeiro de 2006, Adu tornou-se o jogador mais jovem a atuar pela seleção principal dos Estados Unidos, em um amistoso contra o Canadá. No último mês de novembro, passou duas semanas em testes no Manchester United.

Alex finalmente no Chelsea. Contratado ainda em 2004 pelo Chelsea, o brasileiro Alex, ex-Santos, nunca jogou pelo time inglês. O motivo é toda a burocracia inglesa para jogadores estrangeiros. Emprestado ao PSV, da Holanda, Alex enfim conseguiu o "visto de trabalho europeu" e poderá atuar pelo Chelsea. Nesta manhã o jogador chegou em Londres para acertar toda as papeladas contratuais e em breve deverá ser anunciado oficialmente.
___________________________________

Próxima postagem: Especial "Fique por dentro" - DOPPING.

O caso Dodô reascendeu muitas dúvidas quanto ao uso de dopping... na próxima postagem, esclarecimentos, possíveis mudanças, tudo sobre DOPPING;

sábado, 28 de julho de 2007

BRASILEIRÃO 2007 - 15ª rodada

Data
Jogos da 15ª rodada

28/07/2007 - 18:10
Santos/SP
x
Náutico/PE
28/07/2007 - 18:10
Grêmio/RS
x
Atlético/PR
28/07/2007 - 18:10
Vasco/RJ
x
Goiás/GO
29/07/2007 - 16:00
Corinthians/SP
x
Flamengo/RJ
29/07/2007 - 16:00
Sport/PE
x
Internacional/RS
29/07/2007 - 16:00
Juventude/RS
x
Palmeiras/SP
29/07/2007 - 16:00
Paraná/PR
x
Atlético/MG
29/07/2007 - 18:10
Fluminense/RJ
x
Figueirense/SC
29/07/2007 - 18:10
América/RN
x
São Paulo/SP
29/07/2007 - 18:10
Cruzeiro/MG
x
Botafogo/RJ


RAPIDINHAS DO BRASILEIRÃO:

  • Flamengo - Na zona de rebaixamente mas com 3 jogos a menos, o Flamengo começa a ver dias melhores pela frente. Apesar da saída de Renato, o time conta com a volta de Obina, e mais: Roger já pode jogar. O meio campista, recém contratado, até já treinou entre os titulares. O técnico Ney Franco ainda não confirmou a presença de Roger entre os 11, mas tudo indica que o meia deve jogar. Ney Franco também poderá contar com o atacante Souza. Após cumprir a suspensão automática pela expulsão no jogo contra o Grêmio, Souza quer sua vaga entre os titulares.
  • Série B: Após a derrota por 6 a 0 para o Brasiliense, Givanildo Oliveira, técnico do Vitória, já não é mais o técnico da equipe baiana.
  • Corinthians: Com o zagueiro Betão contudido, o técnico Carpegiane pensa na mudança tática da equipe. Com testes secretos, o treinador pode aparecer com uma surpresa ao escalar o meia Dinélson para jogar junto com William, em um esquema 4-4-2.
  • Palmeiras: Pela sétima vez neste camepeonato, o técnico Caio Jr. deve mudar o ataque do time. Pela primeira vez, Max e Luiz Henrique vão atuar juntos. Makelele, Edmundo e Valdívia serão os desfalques para enfrentar o Juventude na serra gaúcha.
  • América-RN: As coisas não vão nada bem em Natal. Um dos mais cogitados para descer para Série B, o América enfrenta o bom time do São Paulo, vice-líder da competição. Para piorar a situação, quatro jogadores acertaram suas recisões contratuais, são eles: . Frontini e Marcos Alexandre, que foram contratados recentemente, o lateral Marcinho e o zagueiro Rodrigo Alemão. A boa notícia fica por conta da contratação do volante Adãozinho e o retorno de 3 importantes jogadores: os laterais Eduardo e Márcio Goiano e o atacante Geovane.
  • Botafogo: Para aqueles que pensavam que sem Dodô não haveria mais gols no Bota, um aviso: André Lima quer a artilharia do campeonato. Pode até parecer muita coisa, mas agora titular e com a melho média de gols do brasileirão, o substituto de Dodô poderá dar conta do recado. “Sempre sonhei com esse tipo de situação e quero poder lutar para terminar artilheiro." diz o jogador. O fogão, líder isolado do cameponato, enfrenta o Cruzeiro no domingo, e com uma surpresa: Zé Roberto está de volta. importante peça no meio de campo, o jogador poderá aparecer entre os titulares.
_________________________

ESPECULAÇÕES/TRANSFERÊNCIAS - confira o mercado da bola.
  • Real Madrid. Querendo abraçar o mundo com as mãos, o Real ataca mais uma vez. Depois de querer contratar Fabregas e Robben, é a vez do alemão Ballack. O treinador do clube madrilenho afirmou que Ballack é um jogador ideal para o real Madrid, e que gostaria de vê-lo no seu time. O alemão tem contrato até 2010 com o Chelsea e ganha 130mil euros por semana.
  • Real Madrid [2]: O maior sonho de consumo do Real, o brasileiro kaká, desta vez parece estar perto de Madrid. Após ter muitas propostas recusadas pelo Milan, o Real parece decidido em contrata o jogador, e desta vez investe pesado. Segundo o acessor de Kaká, o Real Madrid teria oferecido 90 milhões de euros pelo jogador, cerca de 235 milhões de reais. Caso se confirme, esta será a maior transferência do futebol de todos os tempos.
  • Atlético de Madrid: Buscando novas caras para substituir Fernando Torres, que foi para o Liverpool, o 2º time de Madrid contratou o português Simão Sabrosa, junto ao Benfica. O valor da transferência ficou em 20 milhões de euros e o contrato é até 2012.
  • Blackburn: Em baixa no Bayern de Munique, o paraguaio Roque Santa Cruz assinou contrato com os Rovers numa transação de 5 milhões de euros e o contrato com o time inglês tem quatro anos de duração. Em 155 partidas pelo Bayern na Bundesliga, o atacante marcou apenas 31 gols... será que ele jogará bem na Premierleague?
  • Chelsea: não satisfeito com a atuação de seus laterais direitos nas últimas temporadas o Chelsea desde o início da janela de transferência está atrás de um bom lateral. Daniel Alves sempre foi o nome nº 1 do time de Londres, e ao que tudo indica, o brasileiro pode arrumar suas malas. Nesta semana, o empresário do jogador visitou o clube de Mourinho afim de acertar pontos contratuais. Mas uma questão ainda fica no ar: qual será o preço? Muito valorizado na Europa, o Daniel Alves não sairá do sevilha por menos de 20 milhões de euros. Achou muito? A quem diga que ele só sai por 30 milhões. Surpresa? Pois é, e o Chelsea paga...
  • Roma - Internazionale: A Roma confirmou nesta sexta-feira a venda do zagueiro Cristian Chivu para a Internazionale. O clube da capital vai receber € 13 milhões, além de ficar com o defensor Marco Andreolli em co-propriedade e com o direito à renda de um amistoso a ser realizado entre as duas equipes.
  • São Paulo: Ilsinho vai sair. O empresário Wagner Ribeiro confirmou que a partida diante do Cruzeiro foi mesmo a última de Ilsinho com a camisa do São Pauloa. O ala-direito viajou para a Ucrânia na quarta-feira ao lado da mãe e aprovou a estrutura do clube e da cidade em visita ao Shakhtar Donetsk. Seu contrato com o time do leste europeu deve ser de quatro anos. O São Paulo por sua vez lucrará muito com a venda do jogador. Na transação, estimada em 11 milhões de euros, o clube deve ficar com aproximadamente R$ 17 milhões, referentes a 60% do que for pago pelos ucranianos por Ilsinho. O restante (40%) é do jogador e de seu empresário.
  • São Paulo [2]: Um dos destaques da Copa América vindo do banco de reservas, o brasileiro Josué parece ser o próximo a sair do time paulista. Ofertas do Napoli, da Itália, e do Real Murcia, da Espanha, parecem agradar tanto ao jogador quanto à diretoria do São Paulo. O jogador tem contrato até janeiro deste ano, portanto, a transação deve acontecer o mais breve possível.
  • Corinthians: Depois da saída do lateral Pedro, outro lateral está com seus dias contados no timão. Eduardo Ratinho será vendido ao Paris Saint Germain, da França. O empresário do jogador, André Campoi, confirmou a transferência, que deve ficar em torno de 2 milhões de euros.

quinta-feira, 26 de julho de 2007

Futebol ALEMÃO: "Grande, eu?"


Inglaterra, Espanha e Itália. Excluso qualquer gosto, é fato que estes são os três maiores campeonatos do mundo. Aliás, quando falamos em "futebol top de linha", pensamos na Europa, pensamos nos três.

A Europa de um modo geral é o maior cenário do futebol mundial. Grandes investimentos, grandes estruturas, organização, tudo, tudo acima dos demais. Contudo, a disparidade entre seus campeonatos é muito grande. Enquanto o futebol Inglês, o Espanhol e o Italiano figuram como grandes, países mais desenvolvidos como Alemanha, França e Holanda apresentam um simples futebol mediano.

Apesar de terem clubes de destaque e que já brilharam por toda a Europa, como Bayern de Munique(Alemanha) e Ajax(Holanda), o futebol apresentado nos últimos anos nestes países chega ao ponto da mediocridade. Uma das provas disso é que fazem 7 temporadas que um time alemão ganha a Uefa Champions League. Da Holanda, 11 temporadas, e da França, 14 temporadas! Os últimos três campeões da Europa foram exatamente times da Inglaterra, Espanha e Itália.

Muitos podem estar pensando: "Ora, mas o futebol alemão é grande!"
Não, não é. Bayer de Munique é um time grande, apesar da péssima temporada 2006/2007. O futebol da Alemanha já foi grande. Hoje, não passa de um mero expectador dos três grandes da Europa.

Não creio que as conquistas européias mudarão lugar, está bem claro que "os grandes" não deixarão de serem grandes. Mas o imaginário que coloca o futebol alemão como um futebol mediano vai mudar. O "pequeno" está crescendo...

Nada para se animar demais, nada que possamos dizer: "Oh! Que belo campeonato!" ou "Oh! que belos times!", mas o futebol alemão mostra que o em breve, ao invéis de 3, serão 4 grandes campeonatos europeus. A conclusão não chega do nada, alguns fatores me levam a crer nisso...

A Alemanha é a maior potência econômica da Europa e a 3ª do mundo. A Alemanha é campeã em requisitos importantes do mundo da bola: a estrutura dos estádios de futebol, a estrutura dos próprios clubes (centro de treinamento, etc.), a torcida, times como o Borussia Dortmund e suas médias de 60 mil expectadores por partida... e por aí vai.
Fatos como estes já são motivos para pensar no sucesso do futebol alemão, mas têm outros!

O sucesso da Copa do Mundo é mais um. Comprovando o que eu falei acima, a Copa do mundo da Alemanha 2006 mostrou ao mundo a grandiosidade das estruturas do futebol alemão. Com estádios espetaculares, com organização impecável e com um espírito sensacional, a Alemanha deu um show. Apesar de ter o fator casa como um grande aliado, para a surpresa de muito a Alemanha também deu show dentro de campo.
Senão a melhor equipe, a seleção alemã figura entre as três melhores no mínimo. Com um futebol leve e com jogadores não tão badalados, a exceção de Ballack, conquistou o 3º lugar que teve gosto de 1º, aliás, poderia ser o 1º, deveria ser!

O bom desempenho na Copa acordou o mundo para a Alemanha. Com muito jovens jogadores no plantel, a Alemanha evidenciou algo que está crescendo muito por lá: a revelação de jovens promessas. Com bons jogadores revelados no país, fica claro que o futebol vai crescer cada vez mais. Mas se fosse assim, a Holanda, um dos celeiros do futebol europeu, teria um espetáculo de futebol... é óbvio que isso não é suficiente, e por isso lhes apresento o resto.

Com a boa campanha, o futebol alemão firmou acordos mais interessantes de transmissão televisiva, tanto dentro da Alemanha, quanto fora. E mais, o interesse dos torcedores está cada vez maior. Um exemplo disso é a média de público, que cresceu em mais de 50% desde 2000. Com isso, as vendas aumentam, o lucro com os ingressos aumentam, e os times crescem.

É óbvio que revelar bons jogadores e ter bom público não é suficiente. E aí é que está o ponto principal da postagem, o motivo principal para pensar que a Alemanha pode vir a se tornar um "grande" do futebol: os times alemães estão contratando, estão gastando dinheiro, e muito!
_________________

Nesta semana aconteceu algo muito sigficativo para o futebol alemão: a Bundesliga registrou a maior soma em transferências de jogadores em toda sua história, com 158 milhões euros.

Impressionante! Ainda no começo do período de transferências e o recorde surge... talvez seja o grande indicador de mudanças.

O recorde anterior, da temporada 2001/02, era de 153 milhões de euros. Mas tem um detalhe: 153 milhões gastos em todo o período de transferências, que acaba no dia 31 de agosto, mais o período de inverno (mês de janeiro).

O principal responsável pelo montante foi o Bayern de Munique. O investimento de 69 milhões de euros foi o maior da história do clube. E os 25 milhões de euros gastos por Ribéry também é um recorde para o clube. Os bávalos trouxeram o polivante Hamit Altintop, o meia José Sosa, revelação argentina e o atacante Jan Schlaudraff, fundamentais para compor o plantel do time. Contrataram o promissor Marcell Jansen, o brasileiro Zé Roberto, o já citado Ribéry, e os craques Lucas Toni e Miroslav Klose, que dispensam comentários. Ao se juntar com a boa base que o time possui, responsável pela eleminação do campeão espanhol da Uefa Champions League, por exemplo, o Bayern de Munique promete muito.

Mas como eu posso falar do crescimento do futebol alemão se estou falando só do Bayern de Munique? Calma, calma. O melhor vem agora.
A onda de investimentos na Alemanha não se resume ao Bayern de Munique, afinal de contas, ainda sobram 84 milhões de euros em contratações...
O mercado de contratações na Alemanha afeta a todos os times. Jogadores de peso chegam aos mais variados clubes, e as perspectivas são as melhores possíveis.

Exemplos de transferências: o Hamburg trouxe Van der Vaart e Kompany; o Duisburg foi atrás de Aílton, ídolo na Alemanha, o Stuttgart foi atrás do Ewerthon(ex-Zaragoza), Carlos Alberto foi para o Werder Bremem fazer dupla com Diego, e por aí vai.
Nomes que podem parecer medíocres, mas que são significativos para um campeonato que conta com Gekas(Bochum) para o posto de artilheiro... ou com Kuranyi (Schalke 04), Radu(Energie Cottbus), Zidan(Mainz 05), Goméz(Stuttgart) e Frei(Dortmund) como os seqüentes na artilharia.

Não devemos pensar que em no próximo ano teremos um campeonato alemão bonito de se ver, não podemos pensar que já na próxima temporada, times como o Sttutgart, o Werder Bremem, o Hamburgo, dentre outros, estarão entre os melhores times do mundo.
Mas sim, devemos ter a consciência do crescimento do futebol alemão.

O Bayern de Munique fez um timaço para esta temporada. Fora da UEFA Champions League, a conquista do campeonato nacional parece inevitável, e o título da Copa da Uefa algo simples de se conquistar.

Contudo, a consolidação do futebol alemão no posto de "grande" da Europa só virá depois da conquista de um título internacional. O Bayern de Munique, óbvio, é o candidato mais próximo, de qualquer forma, não se assustem se outros times alemães começarem a dar trabalho nas fases mata-mata da Champions League, por exemplo.
_______________________________

Dados referentes aos valores das contratações retirados do site trivela.com

Apresentação do BLOG - parte 2

A decisão de criar o Blog não parte de um objetivo único... Além do fato que gostar de escrever e querer mostrar minhas opiniões sobre o futebol, o "Futebol em Palavras" foi criado com base em uma idéia de inovação...

O objetivo não é ser "mais um" no mundo dos blogs esportivos. A intenção é ser diferente, ou melhor, é falar sobre futebol de uma forma clara e objetiva, como diz o slogan do Blog. Aqui, o leitor não pode ter dúvidas do que leu, deve aprender com o que o que está lendo, e acima de tudo, o leitor tem que ter prazer em ler os textos do Blog.

Para tanto, o Blog "Futebol em palavras" assume uma postura um pouco diferente do que estava começando a seguir(ex: últimas 2 postagens)...

Em vez de ficar com palpites chatos, com comentários curtos, com opiniões facilmente divergentes, com a exposição de notícias que a págin inicial de qualquer site mostra, etc, o Blog ruma em uma nova direção.
________________

A partir de agora, o blog apresentará:
  • Análise completa dos times. Como foi feito com o Vasco, aos poucos eu irei trabalhar com todos os times do campeonato brasileiro e com os grandes times do futebol internacional.
  • Exclusividade de textos. A intenção de um blog não é a exposição de notícias e, sim, a exposição das minhas opiniões. As "rapidinhas do dia" continuarão existindo, mas com uma grande diferença: serão notícias "exclusivas", notícias que não são encontradas em qualquer site...
  • Especulações/transferências. O blog contará com uma sessão destinada para informar ao leitor sobre os boatos do dia, e sobre a confirmação de transferências dos times. Será mais um forma de manter-se informado. Um lembrete: nada de boatos como os factóides ingleses. As especulações anunciadas aqui terão por base o pronunciamente oficial dos times envolvidos...
  • Especiais "Fique por dentro". Textos com a explicação ou a exposição de opiniões sobre os mais diversos assuntos relacionados ao futebol. No "fique por dentro", que será postado em uma freqüência de 1 por semana, o leitor ficará será apresentado à curiosidades e fatos que envolvem o mundo da bola.

O Blog terá outras surpresas, aos poucos vocês descobrirão.
:D
_________________________

Qualquer dúvida, reclamação ou sugestão, deixe um comentário.

terça-feira, 24 de julho de 2007

Rapidinhas da quarta-feira (25)


1ª BOMBA: O fim da parceria MSI - Corinthians.

Por 241 a zero, com o voto até de Alberto Dualib, o Conselho Deliberativo do Corinthians acabou ontem à noite com a parceria do timão com a MSI. Mas não sonhem "fiéis", o Corinthians ainda possui problemas demais para pensar em alegria. O primeiro está na figura do presidente Alberto Dualib, que aliás, parece ter sua saída como próxima etapa da cúpula do time.

Os conselheiros corintianos vão se reunir no dia 7 de agosto, novamente no Parque São Jorge, para definir sobre o afastamento do mandatário do clube paulista. Caso decidam pela destituição de Dualib, mais uma votação deve ser realizada para concretizar a queda do presidente.
O pleito definitivo, segundo a oposição, deve acontecer no dia 12 de agosto, novamente na sede do clube paulista, na zona leste.

A parceria MSI-Conrinthians foi misteriosa demais desde início. Todos nós sabíamos que aquilo não ia durar por muito tempo. De qualquer forma, o Timão, apesar de todo o escandâlo com a arbitragem, foi campeão brasileiro 2005, único título da parceria.

Ao todo, seis jogadores foram símbolos da parceira: Marcelo Mattos, Mascherano, Roger, Carlos Alberto, Tévez e Nilmar. A MSI gastou 55 milhões de dólares na contratação desses jogadores, e pasmem, eles jamais jogaram juntos. E não foram os únicos. lembremos de Sebá, Marinho e Gustavo Nery, por exemplo.

Por fim, ainda pelo envolvimento com a MSI, o Corinthians ainda tem sérios problemas com o Lyon e Nilmar. E ainda tem o caso do Carlos Alberto com o Werder Bremem, que segundo o vice-presidente Rubens Gomes, o Rubão, argumentou, o dinheiro da transação daria para pagar tudo, inclusive o "caso Nilmar". Vamos esperar para crer.
_____________________________

2ª BOMBA: Atacante Dodô é penalizado em 120 dias por uso de dopping.

O atacante Dodô, do Botafogo, foi punido pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), nesta terça-feira, por uso de femproporex. O jogador, que já havia sido suspenso preventivamente por 30 dias, foi condenado por unanimidade a 120 dias de suspensão.
Como o centroavante está afastado desde o dia 9 de julho - data em que foi confirmado o doping - Dodô já cumpriu 15 dias da pena. Se o advogado do clube não conseguir a redução, o jogador só poderá voltar aos gramados no mês de novembro.

Todos sabem que Dodô é um craque. Mas não é tão insubstituível assim, André Lima que o diga. O jogador que é reserva no time do Botafogo já marcou 7 gols, inclusive marcou os 3 no empate da rodada passada. Ao que tudo indica, o fogão não sentirá tanta falta de Dodô, André Lima vem aí!
_______________________

RAPIDINHAS:
  • Emerson Leão é o novo técnico do Atlético Mineiro. A diretoria do Atlético confirmou a contratação de Leão para o cargo de treinador da equipe. Leão já teve passagem pelo Atlético Mineiro em 1997, quando levou o time aos oito melhores do brasileirão. Vamos ver como técnico vai se sair no comando do galo, que está na 15ª colocação e nefrenta o bom Fluminense hoje, pela 14ª rodada.
  • Zetti na mira do Fortaleza. Depois de ser demitido do Atlético Mineiro, o ex-goleiro Zetti está sendo sondado pela equipe cearense para assumir o cargo de técnico do time. Sem técnico há 8 dias, a diretoria crê que Zetti é um grande nome para o Fortaleza.
  • Ilsinho fora do São Paulo. O lateral-direito Ilsinho apareceu nesta terça-feira no CCT da Barra Funda para se despedir dos demais companheiros e do técnico Muricy Ramalho. Pelo menos provisoriamente, já que o jogador viaja nesta quarta à Ucrânia para conhecer o Shakhtar Donetsk e definir o seu futuro. Antes de assinar contrato, o atleta de 21 anos preferiu avaliar o clube do leste europeu, que fez uma proposta de aproximadamente 11 milhões de euros para tirá-lo do São Paulo. Se gostar, vai mesmo para trocar de time.
  • Zé Roberto: “Parece que nunca saí do Bayern!” Pouco mais de duas semanas após se apresentar ao Bayern de Munique, o meia Zé Roberto diz já se sentir em casa. O brasileiro atuou pelo clube alemão por quatro anos, entre 2002 e 2006, antes de assinar com o Santos na última temporada. “Estou muito bem, feliz. Não diria que preciso me acostumar, porque fui ao Brasil há um ano e agora estou de volta. Conheço quase todos os jogadores, então não sou tão novo aqui. Parece que nunca saí daqui” (Zé Roberto)
  • Goleiro Diego do Atlético-MG acerta com o Almería. O Atlético-MG anunciou nesta terça-feira (24) a transferência do goleiro Diego, de 22 anos, para o Almería, clube recém promovido para a 1ª divisão da Espanha. O jogador, que é uma das principais revelações do clube alvinegro nos últimos anos, assinará contrato de cinco anos com os espanhóis. Apesar de não ser um clube de ponta, o jogador está satisfeito: "É clube que está subindo para a primeira divisão, se reestruturando, tem 20 anos de história e não lembro de outro goleiro brasileiro na Espanha. Para mim, é motivo de orgulho jogar o Campeonato Espanhol, que é um dos melhores do mundo. É um time que pode servir como vitrine fantástica para crescer na Europa e, quem sabe, no futuro poder estar num time acima da média na Europa" (Diego)
  • Flamengo: sem Roger, mas com Obina! O meia Roger ainda não vai fazer sua estréia pelo Flamengo neste Brasileiro. O jogador chegou a participar do treino e foi cotado para entrar na equipe titular contra o América-RN. No entanto, o jogador não foi regularizado na CBF e nem vai com a equipe para Juiz de Fora, local da partida. O técnico Ney Franco também não vai poder contar com o atacante Souza, expulso na derrota para o Grêmio por 1 x 0. Com isso, quem deve ganhar chance é o atacante Obina, que vinha entrando no decorrer das partidas. “Estou estudando a possibilidade de Obina começar entre os titulares. Ele vem readquirindo a melhor forma e, como não poderei contar com Souza, deve ter a chance de iniciar a partida”, disse o comandante.
  • Santos e Kléberson. O Santos parece não ser o único interessado na contratação do meia Kléberson, do Besiktas da Turquia. Segundo Marco Antônio e Silva, sogro e empresário do jogador, o clube da Vila Belmiro terá que vencer muita concorrência para confirmar a contratação. Os principais concorrentes brasileiros do Santos, de acordo com Silva, são Internacional, Grêmio, Flamengo e São Paulo, clube que já se configurou como um dos grandes rivais do time da Vila Belmiro no mercado.
  • Vasco, Palmeiras e Vilson! Nada de Edmundo, nada de Leandro Amaral, o destaque da partida fica para Vilson, o jovem zagueiro de 19 anos que fará a sua segunda partida como titular do Vasco. O motivo para a entrada de Vilson é uma lesão no menisco do joelho esquerdo de Dudar, sofrida durante a partida contra o Atlético Mineiro. O jogo contra o Palmeiras poderá definir Vilson como um jogador de futuro brilhante ou só mais um que tentou a vida como jogador de futebol. Sinceramente, fico com a 1ª opção. Esperemos até à noite.
  • Real Madrid x Chelsea x Milan. Apesar de estar claro que o elenco de José Mourinho está formado, segundo disse o próprio técnico, o Chelsea rivaliza com Real Madrid e Milan a contratação de Alexandre Pato. Depois de até confirmarem o jogador no Chelsea, as negociações/especulações do jogador com o Chelsea enfriaram. E quem ganha a vez é o real Madrid. Depois de declarar interesse no jogador e de Pato ter afirmado sua preferência pelo time da capital espanhola, resta saber se o Real vai pagar os 20 milhões de euros por um jogador de 17 anos. Os três times querem o jogador, e agora, qual será o destino do menino?
  • Manchester United e West Ham: Fifa recomenda que caso Tévez seja levado ao TAS. A Fifa recomendou que a disputa sobre a possível transferência do atacante argentino Carlos Tevez do West Ham United para o Manchester United seja levada ao Tribunal Arbitral do Esporte (TAS), em Lausanne, na Suíça. A negociação esbarra em uma polêmica sobre quem detém os direitos sobre o jogador. "Os especialistas legais da Fifa acreditam que a melhor abordagem, para o interesse de todas as partes, e a solução mais rápida seja ir ao TAS", disse um porta-voz da entidade máxima do futebol.
  • Liverpool divulga mais detalhes sobre novo estádio. A arena, prevista para estar concluída em 2010, terá capacidade para receber pouco mais de 75 mil pessoas e custará em torno de € 440 milhões. O projeto inclui a existência de uma arquibancada para 18 mil pessoas que ‘reproduzirá o clima do Kop’, setor atrás de um dos gols de Anfield e que reúne os torcedores mais fanáticos. O novo estádio será construído em Stanley Park. Anfield, inaugurado em 1884 e atual casa do Liverpool, tem capacidade para pouco mais de 45 mil espectadores.
  • Pizarro é apresentado no Chelsea. Apesar de já treinar com o elenco na pré-temporada nos Estados Unidos, o atacante Claudio Pizarro foi oficialmente apresentado no Chelsea apenas nesta terça-feira. O peruano chega ao clube após passar seis anos no Bayern de Munique e promete ajudar os londrinos a conquistar título. “Vou tentar ganhar alguns títulos aqui com o meu futebol, a minha qualidade, a minha experiência na Europa e a mistura de futebol sul-americano”, comentou Pizarro.
______________________________

BRASILEIRÃO 14ª rodada - jogos e palpites...

Quarta-feira, 25 de julho

Atlético-PR x Cruzeiro
Palpite: empate

Goiás x Santos
Palpite: Santos

Flamengo x América -RN
Palpite: empate

Náutico-PE x Grêmio
Palpite: Gêmio

Figueirense x Corinthians
Palpite: Figueirense

Internacional x Paraná Clube
Palpite: empate

Palmeiras x Vasco
Palpite: Vasco



BRASILEIRÃO 2007


13ª rodada

* Time destaque: FLUMINENSE

A vitória sobre o São Paulo(2º) e a goleada sobre o Goiás(6º) desperta os olhares para o time das Laranjeiras. Sob o comando do bom técnico Renato Gaúcho, com uma excelente base de jogadores e já garantido na Libertadores, o Fluminense mostra que é capaz de brigar pelo título. Com Thiago Silva, Arouca, Thiago Neves e Somália, o Flu precisa de duas ou três contratações para se firmar como sério candidato ao título.

* Placar decepção: CORINTHIANS 0 x 3 NÁUTICO
Mesmo com a derrota e a a posição na zona de rebaixamento, Carpegiani parece que será mantido no clube. Alberto Dualib, presidente do time, recebe toda a culpa.
Hoje, terça-feira (24), o Conselho Deliberativo do Corinthians se reunirá e poderá tomar duas decisões históricas: acabar com a parceria com a MSI e afastar o presidente e o vice do clube. Ontem, o Conselho de Orientação e Fiscalização do Corinthians decidiu, por oito votos a quatro, sugerir ao Conselho Deliberativo o afastamento de Alberto Dualib e Nesi Curi porque ambos foram denunciados pela Justiça Federal por lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.

*DESTAQUES da rodada:
- O Botafogo parece não ter problemas com o afastamento de Dodô. André Lima o substituiu e marcou 3 gols no empate com o Sport.

- O
Santos enfim encontrou seu atacante? Recém chegado à Vila, Kéber Pereira estreou e já tratou de marcar 2 gols na vitória contra o Juventude.

-
Carlinhos Bala é um jogador que eu queria no meu time. Não sei porque não deu certo no Cruzeiro, mas no modesto Sport, volta e meia e lá está ele marcando seus gols.
___________________

RAPIDINHAS:
  • 120 dias para Souza. O procurador Paulo Schmitt, do STJD, disse nesta segunda-feira que Souza pode pegar uma suspensão de, no mínimo, 120 dias. Não por conta da cotovelada que deu em Tcheco, do Grêmio, e que resultou na sua expulsão no domingo. Mas sim pelo tapa que o atacante do Flamengo deu no apoiador gremista quando saía de campo. Justiça!
  • Finazzi é barrado no Corinthians. Criticado pela torcida, o atacante nem será relacionado para enfrentar Figueirense.
  • Rumo à Ucrânia, Ilsinho não deve enfrentar o Sport. Wágner Ribeiro, empresário do lateral-direito Ilsinho, esteve reunido nesta segunda-feira com a diretoria do São Paulo e apresentou três propostas de clubes estrangeiros pelo jogador. A diretoria são-paulina gostou do que ouviu nesta tarde no Morumbi.
  • Abel Braga recusa Atlético-MG. Procurado para substituir Zetti, dispensado nesta segunda-feira, o técnico campeão mundial pelo Internacional descartou a idéia de treinar o clube de Minas.
  • Irresponsabilidade de Zé Roberto. Na véspera do julgamento do atacante Dodô, mais um problema para o Botafogo. O meia Zé Roberto, que não enfrentou o Sport por estar gripado, viajou para a Bahia e passou o fim de semana em Salvador. Flagrado numa boate, o fato irritou os dirigentes do clube e o jogadore deverá ser punido.

segunda-feira, 23 de julho de 2007

VASCO: agora vai?


De antemão um aviso: as próximas postagens não serão sobre o Vasco da Gama.
E para entender melhor esta postagem, veja o post anterior: Vasco - o começo da "era Celso Roth".
:)
__________________

A maioria dos clubes brasileiros sofrem com a falta de estrutura, má administração e dívidas absurdas com o poder público. No Vasco da Gama, porém, as coisas se agravam com a presença de um nome na presidência: Eurico Miranda.
Cercado por corrupção e marcado pelo descaso com o clube, Eurico acabr por ser a solução da maioria dos problemas do Vasco. Sim! Basta que ele saia do clube.

A saída é difícil e resta ao vascaíno se contentar com o que tem. Pasmem agora! O Vasco até tem um bom time! De uma forma cautelosa o Vasco monta para esse brasileiro 2007 um time que poderá dar trabalho. Nada de pensar em ser campeão. Com bastante esforço e dedicação talvez o Vasco conquiste sua vaguinha para a Libertadores do próximo ano.

Qual o motivo para pensar na vaga da libertadores? Será mesmo que o Vasco tem um time capacidade para isso? Respostas abaixo...

Logo que chegou ao Vasco, Celso Roth percebeu o grande problema do time: a defesa. Na tentativa de acertar o sistema defensivo, Roth optou por mudar e implantar um esquema tático com 3 zagueiros. Reconhecido por ser um técnico retranqueiro, no Vasco ele não foi diferente. O 3-6-1 defensivo, com 2 laterais e 2 volantes, 2 meias e 1 atacante solitário, mas parece um 5-2-2-1.

Para a supresa de muitos, o esquema deu certo. Fora algumas apresentações vergonhosas dos zagueiros do Vasco, o time conseguiu se ajustar. Mas não foi isso que deixou o torcedor do Vasco esperançoso.

Um fator prepoderante é o aproveitamento dentro de casa. Até o momento são 5 jogos e 5 vitórias em São Januário, onde o Vasco está a 17 jogos sem perder.

a atuação de jogadores como Silvio Luiz, Conca e Leandro Amaral, e a garantia de bons jogadores no elenco, como o Morais e o próprio Dudar são os fatores decisivos para que o torcedor do Vasco tenha uma boa esperança neste campeonato.
________________________

Análise do time por posições:

GOLEIRO
Assim que chegou ao time, Celso Roth tratou de contratar Silvio Luiz junto ao São Caetano. Estava claro que Cássio e Roberto não tinham condições de assumir a camisa 1 do Vasco. Depois de uma má fase pelo Corinthians, Silvio chegava ao Vasco respirando um ar de desconfiança vindo da torcida. Mas para a surpresa de muitos, ele assumiu a titularidade da equipe e desde cedo, desempenha um bom papel. com atuações seguras, sem dúvidas o goleiro é um dos motivos para a melhora do setor defensivo do time.
Mas isso não vai durar muito. É necessário que o Vasco venda algum de suas dois goleiros reservas (Cássio ou Roberto) e contrate outro, bom e barato. De preferência um goleiro jovem e que tenha sido destaque por algum time da série B do brasileirão. Assim, o Vasco já não teria problemas com a saída de Silvio Luiz ao término do empréstimo.

LATERAIS
Com o novo esquema, os laterais se tornaram alas. A grande diferença é a liberdade de ataque que aumenta muito. O Vasco conta com 4 laterais: Vágner Diniz e Thiago Maciel na lateral direita, e Guilherme e Rúbens Júnior na lateral esquerda, e ainda tem o jovem Eduardo, lateral direito que está cada vez mais indo para o meio de campo...
Thiago e Rúbens, apesar de terem oportunidades como titular de vez em quando, parecem que deverão se contentar com a reserva. A jovem revelação Guilherme e o Diniz têm maior poder ofensivo e suas investidas no ataque serão significativas durante a competição.
Rsumindo, em matéria de laterais, o Vasco está muito bem servido.
Lateral esquerdo Guilherme, lembrei dele!

ZAGUEIROS
Dudar, Fábio Braz, Júlio Santos, Jorge Luiz e os jovens Breda e Vilson. Eis o elenco: o grande problema? Nem tanto.
Com muito trabalho e dedicação, com um esquema de 3 zagueiros, e com dois bons volantes na frente, o Vasco pode até solidificar sua zaga, mas vai ser difícil.
Fábio Bráz deverá sair. O trio titular fica com Dudar, Jorge e Júlio Santos. Mas tem que mudar.
Solução: investir em jovens talentos. Da mesma forma que o Fluminense tem o Thiago Silva, o Palmeiras tem o David e o São Paulo tem o Breno, está na hora do Vasco destacar algum bom zagueiro.
Quem sabe seja o momento de Breda ou de Vilson... Ah! Lembrem deste nome: Vilson!

VOLANTES
Roberto Lopes, Amaral, Andrade, Perdigão, Júnior e Xavier.
Com Roberto Lopes e Amaral não dá! Visto como a grande falha de Celso Roth até o momento, a inclusão destes dois jogadores no time titular é um absurdo. Mas ele vai mudar...
Perdigão chegou ao Vasco há pouco tempo (jogou apenas duas partidas até agora). Supresa! Ele está jogando bem. Na função de 2º volante, o jogador vem trabalhando sério e conquistou a titularidade do time desde cedo.
Andrade
já se apresentou mas ainda não jogou. Depois de dispensado pelo Sporting Braga, o ídolo da torcida vascaína de 2006 chega com a missão de mostrar serviço e provar a Celso Roth que ele é o nome certo para a função de 1º volante.
Como subtitutos têm-se Júnior, jovem jogador e com bom domínio de bola, e Xavier, que será apresentado depois de contratado junto ao Maccabi Haifa.
Ou seja, apesar de Roth ser contrário, o melhor para o Vasco no momento é a formação de um time titular com Andrade e Perdigão, vamos ver até quando ele agüenta...

MEIO DE CAMPO

Morais, Conca, Ernane, Marcelinho e Rafael.
Com o novo esquema, o meio de campo se resume a dois meio campistas e às vezes, quando resolve usar dois atacantes, o time fica somente com um!
Todos nós sabemos da qualidade de Morais, titular absoluto do time. O que todos nós devemos saber não é sobre Morais, é sobre Darío Conca! O argentino vem mostrando a cada dia seu potencial, e que potencial! Com a ausência de Morais, machucado, ele tomou para si a responsabilidade e carregou o meio de campo do time, auxiliado pelo volantes.
Ernane, Marcelinho e Rafael são três jovens meio campistas que, se bem aperfeiçoados, poderão surgir como boas alternativas no setor.
Morais e Conca: a dupla ainda vai render muito neste brasileirão... gravem isso!

ATAQUE
Leandro Amaral, Martín Garcia, Abuda, Enilton, Romário e Allan Kardec.
Ao observar os atacantes do Vasco, tenho os olhares voltados a um nome: Leandro Amaral. É impresionante a qualidade desse atacante. Como ele mesmo diz, "um atacante de velocidade, que gosta de jogar pelas laterais", Leandro vem realizando um trabalho espetacular no ataque do Vasco.
Romário: vai se aposentar em poucos dias.
As recentes contratações de Enílton e Abuda foram bastante contestadas. Mas não vejo motivo para isso. Claro que eles não são grandes jogadores, mas eles não chegaram para ser a solução do time. Ambos chegaram para ocupar a reserva do time e caso haja um destaque, terá lugar ao lado de Leandro Amaral. Creio que para a reserva, Enilton e Abuda não serão problemas, pelo contrário.
Martín Garcia. Colombiano e um "tanque de guerra". Do porte físico e qualidade de jogo parecidas com as de Aluísio, do São Paulo, ou Tuta, do Grêmio, ele poderá ser uma bela presença do ataque. Jogador de referência dentro da área, que sabe jogar com as bolas nos pés, sabe chutar bem, cabecear melhor ainda... é um bom nome para fazer dupla com Leandro Amaral no ataque, comprovação disso foi seus 2 gols no jog passado contra o Atlético Mineiro.
Allan Kardec! Jovem atacante, revelado pelo Vasco e que está tendo suas oportunidades com Celso Roth. Alto, bom de cabeça, rápido, e com um faro aguçado para gols (tb marcou no último jogo). Allan Kardec, lembrem muito bem desse nome!
________________

Previsão para o campeonato brasileiro: 5ª colocação

domingo, 22 de julho de 2007

Vasco: o começo da "era Celso Roth"


Primeira postagem e o time do Vasco é o escolhido. Por quê? O fato de ser torcedor do Vasco influenciou na escolha, mas talvez o bom início no campeonato brasileiro e o excelente desempenho dentro de casa tenham sido os fatores prepoderantes.

Nesta postagem, farei um breve retrospecto do time do Vasco, que vai desde a demissão do Renato Gaúcho até o começo animador no campeonato brasileiro.

Com um início de temporada péssimo na qual não conquistou o campeonato carioca e foi eliminado na Copa do Brasil para o Gama-DF, o Vasco teve um mês para organizar e preparar uma boa equipe para a disputa do Brasileiro.

A primeira atitude da direção foi a demissão do técnico Renato Gaúcho. Muitos podem dizer que a demissão foi injusta, até mesmo insana, mas a situação é mais complicada. O Renato Gaúcho é uma grande técnico e conseguiu um trabalho espetacular no Vasco. Mas o torcedor quer títulos. Marcado muito mais por azar do que incompetência, sua passagem no Vasco foi marcada por tropeços absurdos e derrotas cruciais para os maiores rivais.
Com a derrota para o Gama, não digo que era preciso demití-lo, mas a situação dele ficaria muito difícil no clube, a ponto de sua saída ter sido uma boa opção.

Para o seu lugar o Vasco contratou o técnico Celso Roth. Uma má escolha? Parece que não.

O Vasco passava por um momento difícil, era necessário a chegada de um técnico que soubesse suportar a pressão e que fosse firme nas suas decisões. Incrivelmente, Roth conseguiu fazer isso.
Logo que chegou, barrou vários jogadores, dentre eles os argentinos Dudar e Conca, então adorados pela torcida. Realizou uma série de treinos puxados, e para aqueles que acreditavam que ele era um técnica que de técnica nada entendia, uma surpresa: Roth realizou vários treinos táticos que resultaram na mudança do esquema tático da equipe.

E o mês de treinamento pesado deu certo. O time do Vasco começou a competição muito bem, com 3 vitórias e 2 empates nos cinco primeiros jogos. Com 11 pontos, o Vasco era um dos líderes do Campeonato!

Mas todos sabiam que algo estava errado. Ora, o time do Vasco não era bom. Com muita sorte e enfrentando os times mais fracos do campeonato, o Vasco conseguiu se sustentar até aquele momento. Mas ele não ia demorar para cair. Estava óbvio que aquele time merecia brigar não pela 1ª posição e, sim, pela 11ª.

E não demorou. Nas rodadas seguintes, 3 derrotas para Botafogo, São Paulo e Cruzeiro, respectivamente. E toda a felicidade do bom início no campeonato esvaiu-se. Todos agora pensavam que o time brigaria para não cair para a segundona... Exagero? O Vasco mostrou que sim.

Com uma bela vitória em casa por 4 a 0 sobre o Santos, o Vasco começava sua reabilitação no campeonato. Aliás, o fator casa é algo notável na campanha do Vasco. A série de 5 jogos e 5 vitórias dentro do São januário é impressionante. Até o momento, são 17 jogos sem perder em casa.

Hoje, 22 de julho, o Vasco ocupa a 5ª colocação do campeonato brasileiro. Como ele conseguiu se manter no topo da tabela? Terá sido sorte? Terá sido a atuação de Celso Roth em formar um bom time?

A resposta das perguntas e uma análise completa sobre o atual plantel do Vasco, com as novas contratações, o novo esquema, as perspetivas para o restante do campeonato, e um comentário sobre o grande problema do Vasco da Gama (Eurico Miranda)... você verá na próxima postagem. Aguarde e visite.
_____________________________________

Resultados da 13ª rodada do Brasileirão

21/07/2007 18:10 (sáb) Vasco 4 X 0 Atlético-MG São Januário
21/07/2007 18:10 (sáb) Juventude 2 X 0 Internacional Alfredo Jaconi
21/07/2007 18:10 (sáb) América-RN 2 X 1 Atlético-PR Machadão
22/07/2007 16:00 (dom) Corinthians 0 X 3 Náutico Morumbi
22/07/2007 16:00 (dom) Cruzeiro 1 X 2 São Paulo Mineirão
22/07/2007 16:00 (dom) Grêmio 1 X 0 Flamengo Olímpico
22/07/2007 16:00 (dom) Fluminense 3 X 0 Goiás Engenheiro Araripe
22/07/2007 18:10 (dom) Sport 3 X 3 Botafogo Ilha do Retiro
22/07/2007 18:10 (dom) Paraná 1 X 0 Palmeiras Durival de Brito
22/07/2007 18:10 (dom) Santos 3 X 1 Figueirense Vila Belmiro

Os comentários da rodada mais a análise do time do atual time do Vasco, na próxima postagem.

Apresentação do Blog


Lucas Meneses: "Um fanático por futebol."

De fato essa expressão diz muito sobre a pessoa que vos fala. Acompanhar e debater os mais diversos assuntos do planeta do futebol é o meu maior hobby.

Piauense de nascimento, já morei em vários estados e há cinco anos moro em João Pessoa, na Paraíba. Com 18 anos de idade, este é o primeiro blog que faço, o primeiro somente meu. Sou torcedor do Vasco e do Chelsea, da Inglaterra. A imparcialidade nos comentários é algo que desejo para o blog, de qualque forma, de antemão excluo a possibilidade de não ser parcial em alguns momentos.
_________________________

A criação deste blog surge na tentativa de concretizar uma frase desejada por todos: "aliar o útil com o agradável".
Sou um apreciador da área de jornalismo esportivo, e minha intenção em criar o Blog "Futebol em palavras" é torná-lo o primeiro passo de uma possível carreira profissional neste meio.

Deste modo pretendo, com o blog, me divertir ao comentar sobre futebol (agradável) e, quem sabe, crescer de algum modo na área do jornalismo (útil), nem que seja pela simples experiência de escrever.
Posso ser um sonhador, mas sonhar não faz mal.

Para não ser mais um entre muitos, é necessário prender o leitor, é fazer com que, ao visitar o blog uma vez, o blog seja adicionado aos favoritos e o acesso seja algo comum. Não, não é fácil. Mas com objetividade e clareza nas postagens, espero um dia chegar a esse nível.
_________________________

No blog, vocês encontrarão as mais divesas análises do futebol nacional e, principalmente, do futebol internacional (europeu).

No âmbito nacional, darei preferência ao futebol carioca (Vasco, Fluminense, Botafogo e Flamengo). Contudo, o futebol europeu receberá as maiores atenções do blog.

Alguns motivos me levaram a tomar essa decisão. Além do gosto pelo futebol do velho continente, o fator decisivo para esta preferência é o fato de que existem poucos blogs que comentam os campeonatos mundo afora. E os que o fazem, na maioria das vezes não fazem de maneira "clara e objetiva", como é o princípio deste blog.

Análises do times (contratações, falhas, soluções, plantel 2007/08, perspectivas, etc.), dos jogadores (desempenho individual, adaptação, futuro), e dos próprios campeonatos ao debater os destaques prós e contras, as rodadas, etc.

Conclusão: futebol carioca e futebol inglês serão os temas mais comentados no blog. Futebol brasileiro de um modo geral e campeonatos europeus como o Espanhol, o Italiano, o Alemão, a Copa da Uefa e a Champions League terão seu espaço, obviamente.
_________________________

No mais, espero que gostem do Blog. Espero que visitem, participem, comentem e divulguem.