segunda-feira, 23 de julho de 2007

VASCO: agora vai?


De antemão um aviso: as próximas postagens não serão sobre o Vasco da Gama.
E para entender melhor esta postagem, veja o post anterior: Vasco - o começo da "era Celso Roth".
:)
__________________

A maioria dos clubes brasileiros sofrem com a falta de estrutura, má administração e dívidas absurdas com o poder público. No Vasco da Gama, porém, as coisas se agravam com a presença de um nome na presidência: Eurico Miranda.
Cercado por corrupção e marcado pelo descaso com o clube, Eurico acabr por ser a solução da maioria dos problemas do Vasco. Sim! Basta que ele saia do clube.

A saída é difícil e resta ao vascaíno se contentar com o que tem. Pasmem agora! O Vasco até tem um bom time! De uma forma cautelosa o Vasco monta para esse brasileiro 2007 um time que poderá dar trabalho. Nada de pensar em ser campeão. Com bastante esforço e dedicação talvez o Vasco conquiste sua vaguinha para a Libertadores do próximo ano.

Qual o motivo para pensar na vaga da libertadores? Será mesmo que o Vasco tem um time capacidade para isso? Respostas abaixo...

Logo que chegou ao Vasco, Celso Roth percebeu o grande problema do time: a defesa. Na tentativa de acertar o sistema defensivo, Roth optou por mudar e implantar um esquema tático com 3 zagueiros. Reconhecido por ser um técnico retranqueiro, no Vasco ele não foi diferente. O 3-6-1 defensivo, com 2 laterais e 2 volantes, 2 meias e 1 atacante solitário, mas parece um 5-2-2-1.

Para a supresa de muitos, o esquema deu certo. Fora algumas apresentações vergonhosas dos zagueiros do Vasco, o time conseguiu se ajustar. Mas não foi isso que deixou o torcedor do Vasco esperançoso.

Um fator prepoderante é o aproveitamento dentro de casa. Até o momento são 5 jogos e 5 vitórias em São Januário, onde o Vasco está a 17 jogos sem perder.

a atuação de jogadores como Silvio Luiz, Conca e Leandro Amaral, e a garantia de bons jogadores no elenco, como o Morais e o próprio Dudar são os fatores decisivos para que o torcedor do Vasco tenha uma boa esperança neste campeonato.
________________________

Análise do time por posições:

GOLEIRO
Assim que chegou ao time, Celso Roth tratou de contratar Silvio Luiz junto ao São Caetano. Estava claro que Cássio e Roberto não tinham condições de assumir a camisa 1 do Vasco. Depois de uma má fase pelo Corinthians, Silvio chegava ao Vasco respirando um ar de desconfiança vindo da torcida. Mas para a surpresa de muitos, ele assumiu a titularidade da equipe e desde cedo, desempenha um bom papel. com atuações seguras, sem dúvidas o goleiro é um dos motivos para a melhora do setor defensivo do time.
Mas isso não vai durar muito. É necessário que o Vasco venda algum de suas dois goleiros reservas (Cássio ou Roberto) e contrate outro, bom e barato. De preferência um goleiro jovem e que tenha sido destaque por algum time da série B do brasileirão. Assim, o Vasco já não teria problemas com a saída de Silvio Luiz ao término do empréstimo.

LATERAIS
Com o novo esquema, os laterais se tornaram alas. A grande diferença é a liberdade de ataque que aumenta muito. O Vasco conta com 4 laterais: Vágner Diniz e Thiago Maciel na lateral direita, e Guilherme e Rúbens Júnior na lateral esquerda, e ainda tem o jovem Eduardo, lateral direito que está cada vez mais indo para o meio de campo...
Thiago e Rúbens, apesar de terem oportunidades como titular de vez em quando, parecem que deverão se contentar com a reserva. A jovem revelação Guilherme e o Diniz têm maior poder ofensivo e suas investidas no ataque serão significativas durante a competição.
Rsumindo, em matéria de laterais, o Vasco está muito bem servido.
Lateral esquerdo Guilherme, lembrei dele!

ZAGUEIROS
Dudar, Fábio Braz, Júlio Santos, Jorge Luiz e os jovens Breda e Vilson. Eis o elenco: o grande problema? Nem tanto.
Com muito trabalho e dedicação, com um esquema de 3 zagueiros, e com dois bons volantes na frente, o Vasco pode até solidificar sua zaga, mas vai ser difícil.
Fábio Bráz deverá sair. O trio titular fica com Dudar, Jorge e Júlio Santos. Mas tem que mudar.
Solução: investir em jovens talentos. Da mesma forma que o Fluminense tem o Thiago Silva, o Palmeiras tem o David e o São Paulo tem o Breno, está na hora do Vasco destacar algum bom zagueiro.
Quem sabe seja o momento de Breda ou de Vilson... Ah! Lembrem deste nome: Vilson!

VOLANTES
Roberto Lopes, Amaral, Andrade, Perdigão, Júnior e Xavier.
Com Roberto Lopes e Amaral não dá! Visto como a grande falha de Celso Roth até o momento, a inclusão destes dois jogadores no time titular é um absurdo. Mas ele vai mudar...
Perdigão chegou ao Vasco há pouco tempo (jogou apenas duas partidas até agora). Supresa! Ele está jogando bem. Na função de 2º volante, o jogador vem trabalhando sério e conquistou a titularidade do time desde cedo.
Andrade
já se apresentou mas ainda não jogou. Depois de dispensado pelo Sporting Braga, o ídolo da torcida vascaína de 2006 chega com a missão de mostrar serviço e provar a Celso Roth que ele é o nome certo para a função de 1º volante.
Como subtitutos têm-se Júnior, jovem jogador e com bom domínio de bola, e Xavier, que será apresentado depois de contratado junto ao Maccabi Haifa.
Ou seja, apesar de Roth ser contrário, o melhor para o Vasco no momento é a formação de um time titular com Andrade e Perdigão, vamos ver até quando ele agüenta...

MEIO DE CAMPO

Morais, Conca, Ernane, Marcelinho e Rafael.
Com o novo esquema, o meio de campo se resume a dois meio campistas e às vezes, quando resolve usar dois atacantes, o time fica somente com um!
Todos nós sabemos da qualidade de Morais, titular absoluto do time. O que todos nós devemos saber não é sobre Morais, é sobre Darío Conca! O argentino vem mostrando a cada dia seu potencial, e que potencial! Com a ausência de Morais, machucado, ele tomou para si a responsabilidade e carregou o meio de campo do time, auxiliado pelo volantes.
Ernane, Marcelinho e Rafael são três jovens meio campistas que, se bem aperfeiçoados, poderão surgir como boas alternativas no setor.
Morais e Conca: a dupla ainda vai render muito neste brasileirão... gravem isso!

ATAQUE
Leandro Amaral, Martín Garcia, Abuda, Enilton, Romário e Allan Kardec.
Ao observar os atacantes do Vasco, tenho os olhares voltados a um nome: Leandro Amaral. É impresionante a qualidade desse atacante. Como ele mesmo diz, "um atacante de velocidade, que gosta de jogar pelas laterais", Leandro vem realizando um trabalho espetacular no ataque do Vasco.
Romário: vai se aposentar em poucos dias.
As recentes contratações de Enílton e Abuda foram bastante contestadas. Mas não vejo motivo para isso. Claro que eles não são grandes jogadores, mas eles não chegaram para ser a solução do time. Ambos chegaram para ocupar a reserva do time e caso haja um destaque, terá lugar ao lado de Leandro Amaral. Creio que para a reserva, Enilton e Abuda não serão problemas, pelo contrário.
Martín Garcia. Colombiano e um "tanque de guerra". Do porte físico e qualidade de jogo parecidas com as de Aluísio, do São Paulo, ou Tuta, do Grêmio, ele poderá ser uma bela presença do ataque. Jogador de referência dentro da área, que sabe jogar com as bolas nos pés, sabe chutar bem, cabecear melhor ainda... é um bom nome para fazer dupla com Leandro Amaral no ataque, comprovação disso foi seus 2 gols no jog passado contra o Atlético Mineiro.
Allan Kardec! Jovem atacante, revelado pelo Vasco e que está tendo suas oportunidades com Celso Roth. Alto, bom de cabeça, rápido, e com um faro aguçado para gols (tb marcou no último jogo). Allan Kardec, lembrem muito bem desse nome!
________________

Previsão para o campeonato brasileiro: 5ª colocação

Um comentário:

Travelers disse...

excelente análise!