quinta-feira, 26 de julho de 2007

Futebol ALEMÃO: "Grande, eu?"


Inglaterra, Espanha e Itália. Excluso qualquer gosto, é fato que estes são os três maiores campeonatos do mundo. Aliás, quando falamos em "futebol top de linha", pensamos na Europa, pensamos nos três.

A Europa de um modo geral é o maior cenário do futebol mundial. Grandes investimentos, grandes estruturas, organização, tudo, tudo acima dos demais. Contudo, a disparidade entre seus campeonatos é muito grande. Enquanto o futebol Inglês, o Espanhol e o Italiano figuram como grandes, países mais desenvolvidos como Alemanha, França e Holanda apresentam um simples futebol mediano.

Apesar de terem clubes de destaque e que já brilharam por toda a Europa, como Bayern de Munique(Alemanha) e Ajax(Holanda), o futebol apresentado nos últimos anos nestes países chega ao ponto da mediocridade. Uma das provas disso é que fazem 7 temporadas que um time alemão ganha a Uefa Champions League. Da Holanda, 11 temporadas, e da França, 14 temporadas! Os últimos três campeões da Europa foram exatamente times da Inglaterra, Espanha e Itália.

Muitos podem estar pensando: "Ora, mas o futebol alemão é grande!"
Não, não é. Bayer de Munique é um time grande, apesar da péssima temporada 2006/2007. O futebol da Alemanha já foi grande. Hoje, não passa de um mero expectador dos três grandes da Europa.

Não creio que as conquistas européias mudarão lugar, está bem claro que "os grandes" não deixarão de serem grandes. Mas o imaginário que coloca o futebol alemão como um futebol mediano vai mudar. O "pequeno" está crescendo...

Nada para se animar demais, nada que possamos dizer: "Oh! Que belo campeonato!" ou "Oh! que belos times!", mas o futebol alemão mostra que o em breve, ao invéis de 3, serão 4 grandes campeonatos europeus. A conclusão não chega do nada, alguns fatores me levam a crer nisso...

A Alemanha é a maior potência econômica da Europa e a 3ª do mundo. A Alemanha é campeã em requisitos importantes do mundo da bola: a estrutura dos estádios de futebol, a estrutura dos próprios clubes (centro de treinamento, etc.), a torcida, times como o Borussia Dortmund e suas médias de 60 mil expectadores por partida... e por aí vai.
Fatos como estes já são motivos para pensar no sucesso do futebol alemão, mas têm outros!

O sucesso da Copa do Mundo é mais um. Comprovando o que eu falei acima, a Copa do mundo da Alemanha 2006 mostrou ao mundo a grandiosidade das estruturas do futebol alemão. Com estádios espetaculares, com organização impecável e com um espírito sensacional, a Alemanha deu um show. Apesar de ter o fator casa como um grande aliado, para a surpresa de muito a Alemanha também deu show dentro de campo.
Senão a melhor equipe, a seleção alemã figura entre as três melhores no mínimo. Com um futebol leve e com jogadores não tão badalados, a exceção de Ballack, conquistou o 3º lugar que teve gosto de 1º, aliás, poderia ser o 1º, deveria ser!

O bom desempenho na Copa acordou o mundo para a Alemanha. Com muito jovens jogadores no plantel, a Alemanha evidenciou algo que está crescendo muito por lá: a revelação de jovens promessas. Com bons jogadores revelados no país, fica claro que o futebol vai crescer cada vez mais. Mas se fosse assim, a Holanda, um dos celeiros do futebol europeu, teria um espetáculo de futebol... é óbvio que isso não é suficiente, e por isso lhes apresento o resto.

Com a boa campanha, o futebol alemão firmou acordos mais interessantes de transmissão televisiva, tanto dentro da Alemanha, quanto fora. E mais, o interesse dos torcedores está cada vez maior. Um exemplo disso é a média de público, que cresceu em mais de 50% desde 2000. Com isso, as vendas aumentam, o lucro com os ingressos aumentam, e os times crescem.

É óbvio que revelar bons jogadores e ter bom público não é suficiente. E aí é que está o ponto principal da postagem, o motivo principal para pensar que a Alemanha pode vir a se tornar um "grande" do futebol: os times alemães estão contratando, estão gastando dinheiro, e muito!
_________________

Nesta semana aconteceu algo muito sigficativo para o futebol alemão: a Bundesliga registrou a maior soma em transferências de jogadores em toda sua história, com 158 milhões euros.

Impressionante! Ainda no começo do período de transferências e o recorde surge... talvez seja o grande indicador de mudanças.

O recorde anterior, da temporada 2001/02, era de 153 milhões de euros. Mas tem um detalhe: 153 milhões gastos em todo o período de transferências, que acaba no dia 31 de agosto, mais o período de inverno (mês de janeiro).

O principal responsável pelo montante foi o Bayern de Munique. O investimento de 69 milhões de euros foi o maior da história do clube. E os 25 milhões de euros gastos por Ribéry também é um recorde para o clube. Os bávalos trouxeram o polivante Hamit Altintop, o meia José Sosa, revelação argentina e o atacante Jan Schlaudraff, fundamentais para compor o plantel do time. Contrataram o promissor Marcell Jansen, o brasileiro Zé Roberto, o já citado Ribéry, e os craques Lucas Toni e Miroslav Klose, que dispensam comentários. Ao se juntar com a boa base que o time possui, responsável pela eleminação do campeão espanhol da Uefa Champions League, por exemplo, o Bayern de Munique promete muito.

Mas como eu posso falar do crescimento do futebol alemão se estou falando só do Bayern de Munique? Calma, calma. O melhor vem agora.
A onda de investimentos na Alemanha não se resume ao Bayern de Munique, afinal de contas, ainda sobram 84 milhões de euros em contratações...
O mercado de contratações na Alemanha afeta a todos os times. Jogadores de peso chegam aos mais variados clubes, e as perspectivas são as melhores possíveis.

Exemplos de transferências: o Hamburg trouxe Van der Vaart e Kompany; o Duisburg foi atrás de Aílton, ídolo na Alemanha, o Stuttgart foi atrás do Ewerthon(ex-Zaragoza), Carlos Alberto foi para o Werder Bremem fazer dupla com Diego, e por aí vai.
Nomes que podem parecer medíocres, mas que são significativos para um campeonato que conta com Gekas(Bochum) para o posto de artilheiro... ou com Kuranyi (Schalke 04), Radu(Energie Cottbus), Zidan(Mainz 05), Goméz(Stuttgart) e Frei(Dortmund) como os seqüentes na artilharia.

Não devemos pensar que em no próximo ano teremos um campeonato alemão bonito de se ver, não podemos pensar que já na próxima temporada, times como o Sttutgart, o Werder Bremem, o Hamburgo, dentre outros, estarão entre os melhores times do mundo.
Mas sim, devemos ter a consciência do crescimento do futebol alemão.

O Bayern de Munique fez um timaço para esta temporada. Fora da UEFA Champions League, a conquista do campeonato nacional parece inevitável, e o título da Copa da Uefa algo simples de se conquistar.

Contudo, a consolidação do futebol alemão no posto de "grande" da Europa só virá depois da conquista de um título internacional. O Bayern de Munique, óbvio, é o candidato mais próximo, de qualquer forma, não se assustem se outros times alemães começarem a dar trabalho nas fases mata-mata da Champions League, por exemplo.
_______________________________

Dados referentes aos valores das contratações retirados do site trivela.com

3 comentários:

Unknown disse...

Bom saber disso...achei interessante, apesar de não conhecer nenhum desses contratados!
ashushasuhasus
mas ok!

E vamos ficar de olho na Alemanha em 2010! ;P

;}

Lucas Meneses disse...

COMENTEM!!!

:D

Anônimo disse...

Belo blog, Lucas! Visitarei sempre :)