domingo, 22 de julho de 2007

Vasco: o começo da "era Celso Roth"


Primeira postagem e o time do Vasco é o escolhido. Por quê? O fato de ser torcedor do Vasco influenciou na escolha, mas talvez o bom início no campeonato brasileiro e o excelente desempenho dentro de casa tenham sido os fatores prepoderantes.

Nesta postagem, farei um breve retrospecto do time do Vasco, que vai desde a demissão do Renato Gaúcho até o começo animador no campeonato brasileiro.

Com um início de temporada péssimo na qual não conquistou o campeonato carioca e foi eliminado na Copa do Brasil para o Gama-DF, o Vasco teve um mês para organizar e preparar uma boa equipe para a disputa do Brasileiro.

A primeira atitude da direção foi a demissão do técnico Renato Gaúcho. Muitos podem dizer que a demissão foi injusta, até mesmo insana, mas a situação é mais complicada. O Renato Gaúcho é uma grande técnico e conseguiu um trabalho espetacular no Vasco. Mas o torcedor quer títulos. Marcado muito mais por azar do que incompetência, sua passagem no Vasco foi marcada por tropeços absurdos e derrotas cruciais para os maiores rivais.
Com a derrota para o Gama, não digo que era preciso demití-lo, mas a situação dele ficaria muito difícil no clube, a ponto de sua saída ter sido uma boa opção.

Para o seu lugar o Vasco contratou o técnico Celso Roth. Uma má escolha? Parece que não.

O Vasco passava por um momento difícil, era necessário a chegada de um técnico que soubesse suportar a pressão e que fosse firme nas suas decisões. Incrivelmente, Roth conseguiu fazer isso.
Logo que chegou, barrou vários jogadores, dentre eles os argentinos Dudar e Conca, então adorados pela torcida. Realizou uma série de treinos puxados, e para aqueles que acreditavam que ele era um técnica que de técnica nada entendia, uma surpresa: Roth realizou vários treinos táticos que resultaram na mudança do esquema tático da equipe.

E o mês de treinamento pesado deu certo. O time do Vasco começou a competição muito bem, com 3 vitórias e 2 empates nos cinco primeiros jogos. Com 11 pontos, o Vasco era um dos líderes do Campeonato!

Mas todos sabiam que algo estava errado. Ora, o time do Vasco não era bom. Com muita sorte e enfrentando os times mais fracos do campeonato, o Vasco conseguiu se sustentar até aquele momento. Mas ele não ia demorar para cair. Estava óbvio que aquele time merecia brigar não pela 1ª posição e, sim, pela 11ª.

E não demorou. Nas rodadas seguintes, 3 derrotas para Botafogo, São Paulo e Cruzeiro, respectivamente. E toda a felicidade do bom início no campeonato esvaiu-se. Todos agora pensavam que o time brigaria para não cair para a segundona... Exagero? O Vasco mostrou que sim.

Com uma bela vitória em casa por 4 a 0 sobre o Santos, o Vasco começava sua reabilitação no campeonato. Aliás, o fator casa é algo notável na campanha do Vasco. A série de 5 jogos e 5 vitórias dentro do São januário é impressionante. Até o momento, são 17 jogos sem perder em casa.

Hoje, 22 de julho, o Vasco ocupa a 5ª colocação do campeonato brasileiro. Como ele conseguiu se manter no topo da tabela? Terá sido sorte? Terá sido a atuação de Celso Roth em formar um bom time?

A resposta das perguntas e uma análise completa sobre o atual plantel do Vasco, com as novas contratações, o novo esquema, as perspetivas para o restante do campeonato, e um comentário sobre o grande problema do Vasco da Gama (Eurico Miranda)... você verá na próxima postagem. Aguarde e visite.
_____________________________________

Resultados da 13ª rodada do Brasileirão

21/07/2007 18:10 (sáb) Vasco 4 X 0 Atlético-MG São Januário
21/07/2007 18:10 (sáb) Juventude 2 X 0 Internacional Alfredo Jaconi
21/07/2007 18:10 (sáb) América-RN 2 X 1 Atlético-PR Machadão
22/07/2007 16:00 (dom) Corinthians 0 X 3 Náutico Morumbi
22/07/2007 16:00 (dom) Cruzeiro 1 X 2 São Paulo Mineirão
22/07/2007 16:00 (dom) Grêmio 1 X 0 Flamengo Olímpico
22/07/2007 16:00 (dom) Fluminense 3 X 0 Goiás Engenheiro Araripe
22/07/2007 18:10 (dom) Sport 3 X 3 Botafogo Ilha do Retiro
22/07/2007 18:10 (dom) Paraná 1 X 0 Palmeiras Durival de Brito
22/07/2007 18:10 (dom) Santos 3 X 1 Figueirense Vila Belmiro

Os comentários da rodada mais a análise do time do atual time do Vasco, na próxima postagem.

2 comentários:

Unknown disse...

como flamenguista...não li tudo sobre o vasco, o maior rival ;P
mas...vi os resultados, interessantes...porém, não não satisfatório!

beijãoo Lucas!

Unknown disse...

mengao minha vida minha historia meu amor
ta massa o site
se quiser uma reforçada nas noticias
so me procurar
blza
abraçossss